Tuesday, August 17, 2004

Imagine

Imagine there's no heaven,
It's easy if you try,
No hell below us,
Above us only sky,

Imagine all the people
living for today...

Imagine there's no countries,
It isn’t hard to do,
Nothing to kill or die for,
No religion too,

Imagine all the people
living life in peace...

Imagine no possessions,
I wonder if you can,
No need for greed or hunger,
A brotherhood of man,

Imagine all the people
Sharing all the world...
You may say I’m a dreamer,
but I’m not the only one,
I hope some day you'll join us,
And the world will live as one.

Hoje através de mais uma pesquisa na net, encontrei a letra desta fantástica música do Sr. John Lennon. De facto tem uma letra fantástica e com muita verdade e sentido. Para quem já a ouviu então, conhece a sua verdadeira dimensão, que é de facto imensa. Quem viu o filme Terra Sangrenta de Roland Joffé, percebe perfeitamente o que grandiosa pode ser. E de facto, todo o ideal para que esta música nos transporta, ou pelo menos a mim, é enorme, tendo o seu único “problema” ser o ideal apenas para IMAGINE, visto que é bem mais importante manter um mundo onde “devemos” olha para o individuo do lado como uma ameaça para nós, e não como um outro ser humano. Manter a ilusão de ameaça é de facto, e infelizmente aquilo que as pessoas na verdade preferem manter e alimentar. Felizmente por outro lado, pessoas vão aparecendo que lá têm uma noção mais abrangente do Mundo e da sociedade que os rodeia. Caso com que me deparei momentos depois.
Depois de ter lido um comentário que tinham feito no meu blog, passei pelo site da UNHCR – ACNUR onde reparei na quantidade de notícias e documentos das actividades que aqueles que foram priviligiados com a atribuição do passaporte azul das Nações Unidas, tornando-se assim embaixadores da Boa Vontade. Um desses casos é o da embaixadora Anjelina Jolie que se desdobra em inúmeras campanhas de sensibilização para alertar os diversos governos mundiais para a condição em que obrigam muitos dos seus cidadãos a viver. Vejo através destes relatos que afinal existe quem se preocupa, e sabe da existência de locais tão distantes como o Cambodja ou Rwanda, e outros relativamente mais perto de nós portugueses como o caso do Kosovo. Locais que “pessoas” como o Presidente W. Bush, e provavelmente muitos como ele incluindo os grandes senhores da guerra, desconhecem que existem no mapa.
Finalmente seria de pedir aos meios de comunicação social que nos servem, nomeadamente os canais de televisão, para que em vez de passarem documentários e notícias rasca sobre a mais recente celebridade ( ou não ) do jet-set e as suas plásticas rejuvenescentes, começassem a emitir notícias a respeito destes acontecimentos que são muitos mais informativos sobre a realidade, do que as plásticas de mais uma pseudo-cidadã. Eu sei que para a “populaça” em geral é muito mais entusiasmante saber destas pessoas, das suas festas e das suas orgias em compras, mas peço que pensem nos outros “animaizinhos” nos quais eu me insiro e que têm outros gostos e preferências em termos informativos, afinal também somos pessoas.

No comments: