Wednesday, August 04, 2004

Ao Exmo. Sr. Embaixador do Reino Unido

O meu nome é Paulo Peralta, sou um estudante de 24 anos do curso de Ciência Política, e quero futuramente seguir a carreira diplomática, tal como o senhor.
Apesar do motivo que me leva a escrever-lhe esta carta aberta não ser infelizmente o melhor, desde já lhe envio os meus mais cordiais cumprimentos, e espero muito sinceramente que esta carta lhe chegue às mãos, e que possa dispender de algum do seu tempo para a ler.
Como cidadão Europeu, e que acredita convictamente na possibilidade e na realidade que é o ideal de projecto europeu como uma nação ou território de ideais pela Liberdade e pelo respeito, e sendo eu um cidadão deste território, que abrange muitos milhões de cidadãos desde Portugal à Rússia, composto por uma diversidade linguística, cultural, histórica, religiosa e social, tento manter-me sempre alerta ou minimamente informado a respeito daquilo que por entre estas nossas "paredes" sempre abertas ocorre, bem como aquilo que ocorrendo fora delas nos pode ir também afectando ou influenciando.
Sentindo-me não superior mas sim consciente sobre as tristes e infelizes realidades que a cada dia vão assolando o nosso Mundo e a civilização de uma forma geral, posso assegurar-lhe que um dos factores mais contraditórios com que me deparei até hoje foram os terríveis acontecimentos que abalaram as cidades de Nova York e Washington no 11 de Setembro de 2001. Digo contraditório porque se por um lado foi um acontecimento que me abalou profundamente por forma a me sentir bastante "perdido" neste nosso perfeito, ou talvez não, Mundo, deu-me também uma vontade maior para poder seguir o meu desejo de poder enveredar pela carreira diplomática servindo assim como um veículo de comunicação entre grupos opostos como forma de incentivar o diálogo e assim servindo como a plataforma entre a sanidade e o indesejado caos.
Cerca de um ano depois, um ano que de todas as formas abalou a nossa vivência em todos os aspectos, em que todos nós aprendemos novamente como viver e como estar numa comunidade global que engloba tantas pessoas e tantas formas de estar na vida, deparo-me com algo que me deixou deveras preocupado com a nossa própria posição face ao problema do terrorismo. Foi com o maior espanto que, ao ligar a televisão para ver a única coisa a que ainda presto atenção, o noticiário, que deparo com uma reportagem sobre uma manifestação de apoio aos próprios ataques terroristas de 11 de Setembro em pleno solo da capital britânica, Londres. Se os acontecimentos de um ano antes me causaram uma consternação enorme, os desse ano provocaram-me um sentimento enorme de revolta e mal-estar.
É certo que vivemos num espaço onde se apregoam as liberdades individuais de cada um, as mesmas que defendo na sua totalidade, no entanto, toda a liberdade só é respeitada quando de acordo com o mesmo respeito pelas liberdades dos outros cidadãos. Se é real que todos nós temos o direito de exprimir a nossa opinião dizendo aquilo que pensamos, não é menos verdade que a liberdade conferida a um grupo de cidadãos para rejubilarem com a morte de milhares de outros é uma ofensa contra a minha moral e a minha liberdade de chorar pelas vidas que foram injusta e violentamente retiradas pelos selváticos actos cometidos por fanáticos que usam e abusam da violência em nome de causas sem fim ou fundamento, não se preocupando minimamente pelo respeito ou pela dignidade humana.
Existe quem defenda a ideia de que para criticarmos os outros precisamos em primeiro lugar de nos criticarmos a nós próprios. Como tal, e defendendo novamente a ideia de que habitamos todos o mesmo espaço, e de que somos detentores da mesma nacionalidade Europeia, aponto a permissão destas manifestações de apoio aos atentados terroristas como sendo o nosso erro. Fui criado e educado num seio em que sempre me foi transmitida a ideia de que se deve defender e respeitar um próximo, e ao mesmo tempo defender causas que acho dignas e banir as injustas. O Governo britânico, ao permitir manifestações em defesa de actos bárbaros contra a segurança de vidas humanas, agiu erradamente, e contra algo ainda de maior que é a moral.
Pergunto também, na qualidade de cidadão Ibérico, ao Sr. Embaixador, o que acha dos atentados terroristas do 11 de Março na cidade de Madrid ? Vai permitir que o seu governo e o seu país façam manifestações de apoio aos ataques que provocaram a morte de mais 200 cidadãos ? Ou vai chamar a atenção das suas autoridades e do seu governo ? Espero para bem da nossa identidade e da nossa moral que a segunda hipótese seja aquela que escolhe.
Acreditando piamente nos valores que unem os nossos povos, já não falando na longa tradição de unidade e amizade que ligam Portugal e o Reino Unido desde há muitos séculos, bem como sermos ambos membros de pleno direito da Europa, espero sinceramente não ter mais nenhum desgosto de ver tais manifestações que me fizeram ter vergonha de partilhar o mesmo espaço com o mesmo povo ao qual o meu está ligado por tantos laços à tantos séculos. Acredito convictamente que o Sr. Embaixador possa e VÁ fazer algo que pelo menos demonstre o repúdio por estes actos. A questão não é se terá resultados imediatos. A questão é que pelo menos a minha voz, bem como a de muitos outros, através da SUA seja finalmente escutada.
Mais uma vez agradeço-lhe profundamente o tempo que tomou ( espero ! ) a ler esta carta aberta e deixo-o com os meus mais cordiais e respeitosos cumprimentos.

Atenciosamente

Paulo Peralta

1 comment:

Paulo Peralta said...

Compañero Buzaco, já devias saber minimamente bem que eu digo o que me vai na alma, sem meias palavras ou subterfúgios desnecessários.... Não faltando ao respeito a ninguém evidentemente, MAS dizendo SEMPRE aquilo que me passa pela mente... Não há método melhor... Abraço :)