Tuesday, September 07, 2004

Hoje lembrei-me de duas situações distintas, mas que estão unidas entre si. Unidas pela dor, pela perda, e pelo sentimento de revolta que é impossível disfarçar. Não é uma revolta de raiva. Pode ser, e é, uma revolta por mudança. Uma revolta que pede uma justiça imparcial e que castigue quem quebra a ordem e a estabilidade. Uma justiça que consiga ser portadora de algo que hoje não temos; a Segurança. Segurança esta que se baseia naquilo que perdemos. O simples facto de fazermos a nossa vida diária, onde podemos entrar num estabelecimento, autocarro, escola ou centro comercial sem imaginar ou pensar e supôr que ele possa vir a explodir às mãos de magalómanos marcenários sem escrupúlos e sem moral ou ética.
Na década de 40 do século passado, o exemplo de Ser Humano que retrato num post anterior debateu-se por um lado com as ordens que tinha, e pelo outro com as ordens que lhe ditava algo superior: a sua Moral. Felizmente e pelo bem da Humanidade, Aristides Sousa Mendes optou por obedecer às ordens que lhe ditavam a sua Moral e salvar milhares e milhares de pessoas das torturas e atrocidades do Holocausto Nazi.
Passados praticamente 60 anos, o Mundo está exactamente na mesma. Não com um grande conflito a nível mundial, mas com pequenos focos que podem explodir em conflitos de escala regionais, ou então em conflitos que privam os meros cidadãos como eu e muitos de vocês que lêem este blog de dois dos mais fundamentais direitos de qualquer cidadão, ou seja, a Liberdade e a Segurança. Podemos verificar isso isso com os atentados terroristas de Nova York e Washington em 2001, Madrid no início de 2004, e agora mais recentemente neste preciso mês de Setembro na Ossétia, uma região da Rússia, onde, os maníacos do momento resolveram entrar numa escola e tomar cidadãos como reféns. Claro está que com maníacos o número de "baixas" ( que lindo nome para se dar a uma VIDA HUMANA ) era à partida, de esperar que fosse grande.
Sem dúvida pergunto, será que existem Grandes Esperanças para este Mundo Louco ? Ou estamos apenas cá para assistir à próxima barbaridade que, pelo passar das inúmeras já sucedidas se espera igualmente terrível ou ainda mais ( se é que isso pode existir ) ?
O meu pesar vai para aqueles que sobrevivem à tragédia, e ficam neste Mundo a pensar na mais absurda das questões.... " Porquê ? "

4 comments:

Anonymous said...

Parabéns migo pelo que tens aqui escrito, gostei mesmo muito deste teu ultimo post!
Mostra que tens um bom coração e principalmente bom senso..este mundo anda de uma maneira que chego a pensar que os Humanos são o animal mais estupido que aí anda!matam-se a si mesmo?Pela religião?Dinheiro?etc..etc..
enfim..PAZ NO MUNDO!!!!! Deveria ser um apelo que todos nós deveríamos fazer todos os dias aos "senhores" do mundo!
Abraços, e parabéns pr este post arrepiante!
@lexCiccone

Paulo Peralta said...

Eheheh obrigado pelo teu comentário e elogios Alex :P Escrevo aquilo que me vai na alma no momento.. Fico feliz por ter ou estar a agradar às pessoas as opiniões que tenho sobre diversos assuntos :) Mesmo que não agradem... pelos menos que vos faça pensar ou comentar noutra direcção oposta à minha... mas que participem ;)
Mais uma vez obrigado :) Um abraço ;)

Anonymous said...

Olá amigo, daqui Paulinha:) Finalmente arranjei tempo para vir ao teu blog! Aliás vim e, obvio que, estive a ler tudooooo o que antes foi dito, só para me situar. Nao sou addicted de bloggs, mas prometo que sp que puder venho-te "visitar" aqui, já que não temos grande tempo para nos ver "fisicamente", ao menos que as tecnologias sirvam para isso:)

Li todos os teus post's anteriores, todos falam sobre assuntos importantes, cuja discussão pode durar para sempre, se é que não vai durar eternamente. Ainda assim concordo com quase tudo o que escreveste e o que foi escrito, aliás, delirei com o "tipico" americano que veio defender o seu chefe de estado. Eu sei que nós tendemos sempre a ser parciais com os assuntos que se relacionam com os outros, ainda assim espero continuar a ler os teus "iluminados" textos:)

Jinhos

Paulo Peralta said...

LOURA :D Fico extremamente feliz por cá teres aparecido e deixado a tua marca :D sério, espero que sempre que possas cá dês o teu "saltinho". O poder ter este veículo para dar a minha opinião sobre tantas coisas, e outras tantas que irão SEMPRE surgir deixou-me satisfeito. O saber que na sua generalidade, agrada, principalmente, àqueles que me são mais chegados ainda mais. Por pouco que seja, é o meu contributo para algo. Se puder em certos aspectos abrir os olhos a alguém... TANTO MELHOR :D Beijões GRANDES :D