Monday, September 27, 2004


Acabei de rever agora um dos filmes mais bonitos que vi até hoje. Ok ok, tem a Monica Bellucci sim, mas na altura em que o vi pela primeira vez, ainda não tinha sequer prestado atenção à actriz que é. Era "apenas" mais um filme italiano que passaria cá por casa. Felizmente surpreendeu-me pela positiva. Do realizador Giuseppe Tornatore, que também realizou o Cinema Paraíso e A Lenda de 1900, outros dois magníficos exemplos do que de bom nos pode trazer o cinema, Malèna conta a história de uma mulher que vê o seu marido para a guerra, deixando-a sózinha numa pequena aldeia da Sicília. Sózinha, jovem e bonita em pouco tempo se torna no centro das atenções dos homens da aldeia, bem como no alvo do ódio das suas mulheres. Por se tornar sempre indiferente ao que lhe dizem, seria o alvo perfeito a "abater". Não parece isto quase como uma história dos nossos dias ? Se não os vences juntas-te a eles ? Ou será que a indiferença consegue permanecer a melhor arma de combate para com aqueles que queremos manter distantes e os quais nos são indiferentes ? Tudo neste filme está na minha opinião a um nível superior. O seu argumento, as suas interpretações, realização, fotografia... TUDO... Olhamos tanto para os grandes filmes e super-produções que muitas vezes nem de entretenimento valem, quando temos filmes feitos aqui bem perto de nós que valem como pérolas. A quem gosta de bons filmes, que tanto nos podem emocionar pela crueza dos actos que todos nós podemos cometer, bem como no momento seguinte nos fazer soltar um sorriso de orelha a orelha, recomendo vivamente este filme, que garanto ninguém fica indiferente.

2 comments:

Pikul said...

É um filme que me marcou bastante principalmente por que quase que vemos o desenrolar da trama pelos olhos do garoto e a sua quase obsessão por aquela mulher. Adoro o final quando ele finalmente lhe diz qualquer coisa: "Buena fortuna siñorina Malèna!"(Peço desculpa pelo meu excelente italiano...)

Paulo Peralta said...

Adorei a tão desejada troca de palavras, MAS... os meus dois momentos do filme ( sim porque para mim não existe um sem o outro ) são quando as outras mulheres a maltratam em praça pública e o momento em que ela chega de cabeça erguida à cidade e onde todas já lhe falam.. Tendo a acção do filme sido passada na Sicília, e sendo as minhas origens de lá, fica sempre bem dizer a "nossa" frase preferida.. " Não me esquecerei de si "... Para bom entendedor ;)