Friday, February 25, 2005


Já é conhecida a minha paixão por cinema, e as enormes quantias de dinheiro de gasto para enriquecer a minha colecção de dvd, e quando numa viagem a uma qualquer loja se encontram aqueles preciosidades pelas quais já de certa forma não acreditávamos encontrar, confesso que o meu pequeno coração vibra de alegria ( que infantil que sou ).
Giuseppe Tornatore, vem desde sempre a surpreender-me, sempre pela positiva, com o seu genial talento de contador e realizador de histórias. Aquelas histórias com as quais nos revemos, com as quais sentimos, e com as quais nos emocionamos, choramos ou rimos... As histórias que nos deixam além de pensativos, surpreendidos, tocados... As histórias que, à maneira de cada um, nos fazem sentir vivos. Depois do Cinema Paraíso e Malena, chega a vez d' A Lenda de 1900. Brilhante história, brilhantes cenários, uma ainda mais brilhante banda sonora do génio Ennio Morricone que consegue de cada vez que se decide, a fazer-nos sentir a sua música, e duas fenomenais interpretações de Tim Roth e de Pruitt Taylor Vance.
A Lenda de 1900 é o exemplo perfeito de como os olhares, a música e os diálogos, secundados por belíssimos cenários conseguem fazer um estrondoso filme que foi ( apenas ) galardoado com o Globo de Ouro de Melhor Banda Sonora Original, mas que o mereceu justamente. Este, juntamente com muitos outros é dos filmes que estará na minha memória para sempre guardado.

No comments: