Monday, February 14, 2005

Isto há coisas que me deixam estupefacto, para não dizer verdadeiramente estúpido... Há frases ou expressões que vão adquirindo um significado mais ou menos negativo, infelizmente são mais as de sentido negativo que outra coisa. Dentro dessas, há as que nos deixam, de certa forma, marcados.
Qual não é o meu espanto, quando, numa aula de Teoria de Estado onde falávamos sobre as liberdades, auto-determinação e soberania, surge o termo " O Trabalho Liberta " como exemplo do que hoje se aplica como mote de algumas das mais belas e bem sucedidas empresas deste "nosso" belo Portugal.
Aquilo que mais me espanta, não é tanto a frase em si, pois à partida não causaria espanto nenhum, visto que, num sentido inocente do assunto poderia pensar que, ao trabalhar tenho um rendimento, e, rendimento esse que me permite adquirir os bens essenciais ou não que contribuem para o meu bem estar social. O que me assusta de facto é que esta frase foi decaldada de algo que, nunca teve intuito ou fim feliz... " Arbeit Macht Frei " era a frase que se encontrava no portão de Auschwitz, e as últimas palavras escritas que milhões de pessoas leram antes de darem entrada no campo de morte, onde milhões de pessoas morreram às mãos dos nazis. Isso sim, é aquilo que me assusta e preocupa profundamente.
Como é que passados 60 anos de liberdade do jugo nazi, empresários e patrões portuguesas usam essa frase como mote de incentivo para com os seus empregados ?!!
Já não falo de valores, porque esses estão perdidos à muito, MAS... Gostava de saber onde está o pingo de moralidade que à partida deveria estar inerente a todo o ser humano, ou até mesmo a boa e velha moral que os portugueses tanto apregoam ter dentro de si.

No comments: