Sunday, October 03, 2004


The Misfits

Estava eu na minha habitual leitura nocturna dos blogs, quando de repente me lembrei de um filme, The Misfits - Os Inadaptados. O mais curioso é que nunca vi este filme, e sem mais nem menos me lembrei dele. Estranho... ou talvez não. Este filme conta com a participação de três das grandes estrelas de Hollywood, Clark Gable, Marilyn Monroe e Montgomery Clift.
De facto, o nome Inadaptados assenta-lhes que nem uma luva. Pelo menos a Monroe e a Clift, que, em vida foram assaltados por inúmeros problemas amorosos e no caso de Monroe, dependência de droga.
O que me fez lembrar disto ?... Talvez terem sido vidas céleres.. Ou pessoas que levaram uma vida rápida demais... Que entraram num expoente máximo da sua glória tão depressa como a rapidez com que tudo se desmoronou. Como tiveram o Mundo na mão, e tão rapidamente ele desapareceu, tendo depressa caído no caos.
Foram eles que não souberam aproveitar as oportunidades que tiveram, ou, e agora recorrendo a uma frase feita " terá sido o Mundo que não os aproveitou ? ". Se pensarmos bem, quantos " inadaptados " temos nós a andar por aí ? Pelas ruas, ao nosso lado no metro, no comboio, no autocarro, na porta ao lado ? À nossa frente no café.. No banco da escola... Um colega de trabalho ?
Quem e quantos serão de facto os " inadaptados " que co-habitam connosco neste planeta ? Quais as tarefas, ou melhor, qual seria o contributo deles para a nossa comunidade, se as suas capacidades fossem exaltadas e aproveitadas de modo a poderem mostrar-nos o seu contributo ?
Pessoalmente, e perdoe-me, ou não, quem ler isto, mas prefiro acreditar na hipótese de que o Mundo é que é pequeno demais para os inadaptados, relegando-os à partida para um lugar muito pequeno na sociedade, para que, mesmo que triunfem numa qualquer área, sejam " obrigados " a cair rapidamente de modo a que nada ou ninguém os consiga seguir. Que ninguém consiga ouvir aquele pequeno ( ou grande ) berro que estas pessoas deram para se poderem afirmar na grande ( ou pequena !! ) sociedade que os rodeia.
Pelo pouco que valha a minha opinião, dou já à partida um voto de confiança a todos os " inadaptados " que por aí andam :)

2 comments:

Unknown said...

Bem, concordo perfeitamente.
Afinal, não serão os inadaptados simplesmente os génios de amanhã? Basta olhar para trás, e ver como os génios que hoje reconhecemos foram na altura ignorados, desprezados, considerados loucos ou mesmo mortos!
Os inadaptados são, muitas vezes, aqueles a quem o mundo, por alguma razão, não dá a oportunidade de se adaptarem... Porque afinal, acho que ninguém quer ser inadaptado... Como, no final de contas, somos inadaptados quase todos, LGBT, a quem são negados os direitos que outros tomam por garantidos!
Resta esperar que, como a todos os outros, o mundo nos venha a dar razão! Só é pena que pareça que vai sempre haver quem esteja demasiado à frente para ser compreendido e aceite pelos outros:/

Paulo Peralta said...

Repara Gonçalo... basta uma pessoa ser "diferente" para ser apontada. Dei-te ainda no outro dia, o exemplo de como ainda se descrimina alguém por um transplante.. ok ok.. o assunto é diferente, mas reflete as mentalidades mais fechadas. Se tiveres reparado num post mais antigo meu, tens o caso do Emb. Aristides Sousa Mendes que foi renegado pelo magnífico trabalho que fez salvando mais de 30 mil pessoas do Holocausto. John Lennon, Martin Luther King, Malcolm X, Diana, James Dean... e TANTOS outros... TANTOS... e isto só recorrendo às pessoas que conhecemos por terem tido uma faceta pública, que os deu a conhecer ao Mundo.
A questão aqui é, a meu ver, a capacidade que nós temos de saber aproveitar o nosso potencial, e a resistência que temos face a quem nos quer tirar essa capacidade. Não me vou comparar a nenhuma destas pessoas que estão para mim, num patamar superior, MAS... também a mim, como a muitos dos que leem isto possivelmente, me tentam tirar a minha individualidade... " não faças isto... faz aquilo " etc... A questão é... Conseguirei resistir ?
Um abraço grande para ti e continua o teu excelente blog que me dá sempre MUITO prazer em ler ;)