Sunday, August 15, 2004

Pela primeira vez na vida vou confessar que estou a atravessar uma fase difícil na vida... sim, é verdade... Uma época de descoberta do Mundo que me rodeia, e das mentalidades que ele suporta todo o santo dia. Sim, aqui vai... Estou a atravessar o meu período de nojo... Aquele período em que tenho tão pouca paciência para algumas coisas, que só me dá vontade de gritar aos ouvidos de umas quantas pessoas para lhes fazer ver a sua imensa estupidez... O problema é que muito provavelmente nem me iriam ouvir... Aqui está.. Finalmente consegui admiti-lo !
Ao conversar com um grupo de amigos sobre cinema, tive a " ousadia " de referir uns quantos títulos de filmes que até hoje me tinham satisfeito as medidas e o prazer de perder duas horas frente a um ecrã de televisão. Até aqui tudo bem, não fosse eu referir que alguns desses filmes são por exemplo Thelma & Louise, de Ridley Scott ou Malena, de Giuseppe Tornatore.
Até aqui tudo bem, porque, no preciso momento em que falo nestes filmes, ora uns não conheciam, ora outros os classificaram imediatamente como, e passo a citar, " filmes de gaja "... Ora... pergunto eu o que é um filme de gaja ? Resposta imediata: " um filme meloso e que é para pôr as pessoas a chorar ".. Resumindo, um filme para gajo não lhe pode dar qualquer tipo de sentimento, a não ser sentimentos provocados por o explodir de uma granada, e o qual dê para emborcar uma bejeca e comer uns torresmos... Eh pá... Peço desculpa àqueles que gostam de Chuck Norris e histórias de Desaparecido em Combate ( e as suas três mil continuações e sequelas ), mas sinceramente e correndo o risco de ficar mal, eu prefiro perder as minhas duas horas a ver algo que me deixe algum tipo de conteúdo e onde possa refletir sobre algo e deslumbrar-me com os desempenhos de bons actores, e não com o desempenho do último modelo de equipamento militar... Ora agora... já com tantas etiquetas que todo o santo dia temos de nos sujeitar, ou não, a ver neste mundo, agora elas chegam também ao cinema que consumimos... Vamos lá ver, que uma pessoa não goste de um determinado tipo de filme, até aceito, pois não podemos gostar todos do mesmo, agora daí a determinado cinema ser " cinema de gaja ", vai uma pequena GRANDE distância. Não peço que concordem comigo, mas ao menos sigam a máxima do " vive e deixa viver "...
Pessoalmente ignoro.. ou tento... vejo um pouco de tudo, ou quase, e vou retendo aquilo que para mim é de qualidade. Se à vista e à mentalidade dos demais é de "gaja" ou de "gajo"... enfim... isso deixo à crítica elaborada ( na maior parte dos casos não o é ) dos demais...
Com isto tudo me despeço e avisando desde já que vou ver o filme Casamento Debaixo de Chuva, da realizadora Mirna Nair. Mais um filme de gaja....

E que Deus e a Comissão de Inquisição e Censura tenha piedade de mim... Se não tiver... Há por aí tanta madeira, comecem já a atear a fogueira... Já sabem onde me encontar...

1 comment:

Paulo Peralta said...

Confesso que por vezes quem se sente ET sou eu LOL visto que ter gostos diferentes da manada hoje em dia é ser-se de certa forma diferente, mas que importa isso ? O que conta é ser capaz de manter uma mentalidade própria e individual em termos de opinião. Isso sim... isso é que é uma verdadeira proeza nos dias de hoje... Sou um consumista de cinema confesso, vejo um pouco de tudo, incluindo o tal Desaparecido em Combate.. Agora, vi-o uma vez e chegou... Prefiro ver e refletir sobre outros filmes que me despertem mais o interesse, sejam eles de que natureza forem... São gostos, não critico o dos outros, por isso peço e exijo que não critiquem os meus.
Mais uma vez obrigado pelos teus comentários :)