Saturday, April 03, 2004

Em frente a uma folha de papel ou a um pc neste caso sem saber aqui que escrever... de facto quem disse que o bloqueio existia, bem sabia do que falava... Mas também escrever sobre o quê ? Que cada vês que saímos à rua se vê uma injustiça ainda maior do que a anterior que tínhamos presenciado ? Que ao ligarmos a televisão se vê uma notícia pior ainda que a última ? Temos pena..... já evito olhar para as notícias por isso mesmo... Já cansa ver tanta coisa sem nexo nenhum, e apenas meia dúzia de demagogos que gostam de falr e falar e falar num sem fim de palavras que já foram interiorizadas pelas ditas pessoas... Ou então ouvir meia dúzia de "pessoazinhas" com palavras caras demais para o entendimento do comum, ou apenas levar este a dizer " Bem... este fala bem, por isso sabe aquilo que diz ! "... Pergunto eu... Será que sabe, ou fala apenas caro demais sem o próprio saber o que diz ? Vendo tudo aquilo que se vê pela televisão, pelos jornais... mais aposto que apenas foi escrever palavras com mais de 3 sílabas para parecer um discurso sonante e de extrema importância. Tirando isso, falar então de quê ? Falar de que nos estão constantemente a lembrar que não vamos conseguir aquilo que queremos ? Que devíamos ter objectivos mais "humildes" ? Bahhhhhhh.......... sinceramente digam-me isso e apenas me vão ver a fazer um olhar de desprezo e de indiferença... Porque carga de água será que temos de ser humildes ? Não poderemos ser antes simples ? Ter GRANDES objectivos mas alcançá-los com dignidade, com simplicidade e com força de vontade ? Temos de ser humildes e baixar a cabeça a quem aparentemente tem "mais" possibilidades do que nós ? Esta palavrinha "humildade" realmente tem ganho uma nova dimensão nos últimos tempo... É errado querermos algo.. é errado desejarmos algo... é errado ambicionarmos algo... O correcto é sim, na boca de muitos, o pensar pequenino para sermos constantemente subservientes de algo ou alguém... Por isso é que é de facto glorioso podermos ver alguém que contra a maré conquistou aquele lugar ao sol, aquele pequeno lugar aos olhos da maioria, mas onde nos sentimos bem e no NOSSO espaço.. A esses sim, sem humildade nenhuma, faço uma GRANDE vénia pela admiração que lhes tenho. Pelo respeito da qualidade daquilo que fazem, e pela capacidade de conquistarem o SEU espaço, e de o possuírem sem qualquer tipo de reservas e sem qualquer tipo de humildade. Pela simplicidade, e especialmente pela força de vontade e rebeldia com que o alcançaram merecem bem o tal espaço e estatuto que hoje têm.

Fica aqui o meu pequeno comentário a favor da rebeldia e liberdade de espírito que algumas pessoas ousam ter, e que sirva como a minha simples mas extremamente sentida homenagem ao espírito daqueles que ousam ir contra a maré, que ousam desafiar as mentes retrógradas e pequenas... Aqui fica a minha homenagem a esse GRANDE senhor que me faz ter vontade de seguir na vida académica que escolhi, e que me dá força para lutar por causas em que acredito, mesmo quando me dizem que são causas vãs e sem rumo.

Neste dia em que passa o 50º aniversário do desaparecimento de um dos últimos grandes Portugueses... Um dos últimos grandes Ibéricos.... Um dos últimos grandes Europeus e cidadãos do Mundo.... Neste dia que deveria por si só ser um pouco de maior reflexão.... Um bem haja ao GRANDE HOMEM, ao GRANDE SER HUMANO e a um GRANDE SENHOR...... Aristides Sousa Mendes

Por ter existido, por ter deixado um contributo ao Mundo, e por ter influenciado indivíduos como EU agradeço e homenageio-o deste simples mas sentida forma.

A todos os que como ele pensam, e que ousam desafiar a corrente, a maré e o que está estabelecido.... um voto de força...

No comments: