Saturday, August 06, 2005


" I've learned a new word today.... atom bomb... "
.
Empire of the Sun
.
Sixty years have passed since the Hiroxima atomic bomb, and today I have kept my 5 minutes of silence.

Friday, August 05, 2005

" Le Temps Detruit Tout "


" Love is a danger zone "
.
The Crying Game

Sunday, July 31, 2005

.

" A Lifetime of change can happen in a single moment "
.
Monster's Ball

Thursday, July 28, 2005



Tem início no próximo dia 31 de Agosto a 62ª Mostra Internacional de Cinema de Veneza, para a qual foi divulgada hoje a lista dos filmes em concurso e que pode ser consultada aqui. O que posso constatar é que Portugal tem dois filmes em competição, o que não está nada mal para um país que pouco cinema produz, e desse pouco que produz, pouca importância lhe dá...
Manoel de Oliveira e João Botelho são assim os dois representantes de Portugal com os filmes Espelho Mágico e O Fatalista respectivamente... Resta agora esperar para ver o que nos sucede numa das mais importantes cerimónias e mostras de cinema a nível internacional.
" É a simplicidade que dá cor ao Mundo, sendo ele composto por várias cores "
.
Paulo Peralta


Wings of Peace é a nova campanha da Greenpeace, que consiste em enviarmos uma mensagem sobre o nosso desejo para o futuro do Planeta, e que será escrita em e lançada no ar sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki no Japão, que à 60 anos atrás foram as cobaias do armamento nuclear, fazendo suas vítimas mais de 210 mil pessoas.
É mais uma brilhante iniciativa da Greenpeace, e para a qual É URGENTE a nossa participação, por isso... TRATEM DE ENVIAR AS VOSSAS MENSAGENS :) e até têm aí o link no painel à direita... é só clicar... é bastante simples :)
.
" I desire a World with Peace, Justice and Responsability where people could live with safety "
.
( foi a minha simples mensagem )

Saturday, July 23, 2005

S
T
O
P
.
T
E
R
R
O
R
I
S
M
.
.
London, Madrid, New York, Washington D.C.

Friday, July 22, 2005

Corre a notícia de que existem movimentos nos Estados Unidos, pela petição que prevê a retirada do Prémio Nobel da Medicina ao cientista português Egas Moniz, devido às suas experiências no que dizia respeito a lobotomias, ou seja, estudos e investigações a cérebros humanos ( se não estou em erro na avaliação que faço ), o que, nos dias de hoje é tido como "grosseiro" para as evoluídas mentes do século XXI.
.
Pergunto agora eu... E que tipo de coisa não é grosseira ?
.
Será o facto do Prémio Nobel da Paz, Henri Kissinger, ter sido um dos maiores apoiantes de rigimes ditatoriais tais como o de Salazar em Portugal, o de Franco em Espanha ou o de Pinochet no Chile ?
Ou será o facto de que todos os vencedores de Nobel da Economia, efectuam as suas teorias e estudos com base na miséria social, económica e humana que abunda no nosso planeta ? Afinal eles ganham cerca de 200 mil contos ( em dinheiro do outro tempo ), à custa da miséria dos outros... Pergunto eu... Não será isso BRUTALMENTE grosseiro ? Ou é só impressão minha ?
Ou mesmo os vencedores de Nobel da Física ( quase todos norte-americanos ) e que contribuem para o aparecimento de novo armamento nuclear, veja-se Einstein naturalizado à altura norte-americano, ou os Nobel da Química, que também eles podem em muito contribuir para o desenvolvimento de novo armamento, revestido com a desculpa de que é para " o Bem da Humanidade ", capa essa que todo o mal usa, sempre e desde sempre...
E já agora... porque não retirar os Nobel a todos os poetas e escritores que já o venceram ? Afinal de contas, todos nós sabemos que são eles os reacionários e intervencionistas das sociedades e contra os regimes, que desde sempre foram os escolhidos !
.
Elimine-mo-los a todos... Eliminemos a História... Eliminemos acima de tudo, a Memória... Tê-la para quê ? Na maior parte dos casos até é " incómoda " !
.
E para quem não percebe... SIM, eu ADORO o sarcasmo !

Tuesday, July 19, 2005


E como o mês de Julho não deixa de ter GRANDES NOMES, seria impossível não referir, pela enésima vez, um dos que em muito influenciou e influencia as minhas escolhas profissionais, o Embaixador Aristides de Sousa Mendes, que, ao contrário de muitos dos nossos actuais, honra o seu nome, e o cargo que à altura da Segunda Guerra Mundial, ocupava na cidade francesa de Bordeaux.

Monday, July 18, 2005

Retirado de outras andanças que terminaram por falta de coordenação, aqui junto aquilo que de mais importante resolvi partilhar:
.
Sei lá o que passa na cabeça das pessoas. Competir-me-ia sabê-lo ?
Ando de transportes praticamente todos os dias, e passam por mim dezenas, centenas e quiçá milhares de pessoas cujas caras não conheço e de cada vez que as olho nota-se algo. Nota-se uma alegria ou desagrado, um problema ou uma vontade. Nota-se...
Ainda hoje no comboio, na magnífica, ou talvez não, linha de Sintra sentou-se à minha frente um casal. Ele saiu na Amadora. Deu-lhe um beijo e desejou-lhe boa sorte. Achei piada. A maior parte dos casais que encontro no comboio normalmente pouco, ou nada, falam, e aqueles além do beijo... veio um boa sorte...
Talvez por quando entraram os ter achado com caras tristes.. pesadas... noites mal dormidas pensei, achei curioso e fiquei a prestar atenção, discreta, ao que iam fazendo. Mau hábito.. Mas afinal de contas sou português... Já quase que me faz parte dos genes... ( boa desculpa ) Chegámos à Damaia... Olhei para o que ela levava na mão... e por "coincidência" demais, ou talvez não, olhei para o envelope... Três letras...
.
" IPO "
Instituto Português de Oncologia...
.
Apercebi-me do motivo que levava a que aquelas duas caras estivessem tão carregadas, e depois do breve afastamento diário que ambos tiveram devido às suas vidas, dos olhos dela cheios de lágrimas.
Cheguei a Benfica quando ia sair do comboio para depois me dirigir ao Colombo e não fui capaz de deixar escapar também eu um " Boa sorte "...
Sorte... Azar.... !! Que palavras tão estúpidas que se podem dar a alguém que se pode encontrar numa situação destas... Mas mais que todos os outros que por ali se encontravam, também eu compreendi aquela sensação, por por ali já ter passado e sentido o mesmo. O vazio. O vazio que se tem, apesar de por vezes estarmos acompanhados por inúmeras pessoas que por muito que estejam do nosso lado, nunca poderão perceber o que é ter em papéis, exames ou radiografias, aquilo que pode marcar uma imensa mudança na nossa vida !
A si só lhe desejo a continuidade... Se lê-se ( ou ler ) isto, vai perceber perfeitamente aquilo que esta continuidade quer dizer.



Como nunca é demais falar em grandes pessoas, e como a "ideia" ao criar este blog passava e passa por mostrar aquilo e especialmente AQUELES que me influenciam, prestando-lhes a minha simples homenagem, deixo hoje, um dia depois do meu aniversário, o homem vencedor do Prémio Nobel da Paz, e que muito admiro, tanto a nível pessoal como político que é Nelson Mandela.

Sunday, July 17, 2005











E no dia e hora em que passam exactamente 25 anos em que cheguei ao Mundo :) nada melhor que uma justa e merecida homenagem à grande cidade onde pela primeira vez vi a luz do sol ( e que, pelo que me dizem, estava bem FORTE nesse dia ).
.
A todos desde família e amigos ( que também são parte da família ) e que comigo partilham não só o dia de hoje, mas também todos os outros, um abraço e beijo bem forte :)
.
17.Julho.1980
.
Um quarto de século já cá canta :)

Thursday, July 14, 2005


Allons enfants de la patrie,
Vive Paris,
Vive la France,
Vive le 14 Juillet 1789,
Vive la Liberté


Como já há algum tempo que não colocava uma foto de uma actriz que aprecie, nada melhor para uma reentrada do que esta GRANDE Sra. Sigourney Weaver, que me deu brilhantes filmes como a saga Alien, A Noite da Vingança ( de Polanski ), Gorilas na Bruma, entre muitos, MUITOS outros BONS filmes que ela agraciou com a sua presença :)


Além da merecidíssima homenagem a Bocage, este que é um dos grandes escritores portugueses, serve também a foto para homenagear um grande amigo que faz anos neste também igualmente dia. A piada e relação entre ele e a foto é uma private joke, a qual ficará reservada para os ditos intervenientes :P Um GRANDE DIA, Mr. Nandone ;)

Tuesday, July 12, 2005

Como todas as boas e grandes ideias surgem no " lugar do pensador " ( para quem não souber onde é, pergunte à mamã ou ao papá que eles decerto sabem ), hoje surgiu-me, como diria o meu bom e velho companheiro de armas G., o pensamento a la merda:
.
" Quando pensas que é o cérebro que comanda o corpo, espera até que o teu cu páre de expelir dejectos "
.
E pronto... Tive o meu momento de inspiração doentia que chegue para o dia de hoje... E tendo em conta o que me saiu ( salvo seja ) LOL... Comecem a benzer-se ( o que eu fui aqui dizer ) para novos e brilhantes momentos !

Sunday, July 10, 2005

" A mais bela de todas as certezas, é quando os fracos e desencorajados levantam as suas cabeças e deixam de acreditar na força dos seus opressores "
.
Bertold Brecht

Friday, July 08, 2005

Notas de segundas frequências:

Introdução às Ciências Sociais: 13
.
Propaganda e Acção Política: 14
.
Qualquer acaso por o 13 estar em destaque... Acreditem... Não é MESMO um " acaso "... Senti-me, muito diplomaticamente, a sorrir no meu interior... É um prazer pessoal, ao qual, não me consegui resistir... :)

Thursday, July 07, 2005

E como se já não bastasse a estupidez da outra a dizer que ia ver o Sudeste Asiático mais ao " natural " depois do tsunami, eis senão quando um comentador financeiro da TVI diz:
.
" ...depois dos últimos acontecimentos em Londres, a bolsa em Lisboa está agora numa animação... "
.
É melhor não dizer mais nada.... Vou tentar permanecer em silêncio durante o resto do dia... Não prometo, mas....