Wednesday, May 11, 2005


And so it begins... May the best won win !

Monday, May 09, 2005

FELIZ
DIA DA EUROPA
09.Maio.1945 - 09.Maio.2005


Hoje ofereceram-me este livro, que se não estou em erro vinha com a edição de ontem ( Domingo dia 08.Maio.2005 ) do Diário de Notícias. Não tive ainda oportunidade de ler o livro todo, pois para o conseguir ler é preciso dar a devida atenção ao seu conteúdo escrito como visual, pois um complementa sempre o outro neste género de livros, mas pelo pouco que felizmente já consegui ler, vejo que tem um rico conteúdo de muito fácil leitura, e o conjunto de imagens escolhidas para o ilustrar, é sem dúvida muito sóbrio e correcto, sendo que algumas das imagens escolhidas eu nunca as tinha visto, nem as tinha no meu arquivo da Segunda Guerra Mundial, o que me deixou ainda mais satisfeito.
É de louvar como alguns jornais portugueses editam estes livros, dvd's ou notícias sobre a Segunda Guerra Mundial ou sobre o Holocausto, tendo em conta que oficialmente o nosso pequeno país pouco, muito pouco, ou NADA faz para assinalar a data dos 60 anos do final da guerra. A quem tiver oportunidade de o comprar, aconselho a que não hesite.
E já lá vão 5000 :)
.
Muito Obrigado :)

Sunday, May 08, 2005


Liberté, Égalité, Fraternité
.
Hoje destaco a evidente carga simbólica importantíssima ( sim, sim, França está no meu coração ) que têm estas palavras, e como dela não nos devemos ( nem podemos ) esquecer. Para mais considerações, pensem no que elas representam, porque das minhas palavras pouco surgiria de maior importância.
Revolta-te !
Será que vais conseguir perceber esta mensagem ?!
.
Não ?....
.
Então.......
" Laisser faire, laisser passer.... Le Monde va de lui même "
.
Cet'une c'est pour toi :)

Friday, May 06, 2005


Adaptation
.
" Todos os dias alguém toma a decisão de destruir outra pessoa "

Thursday, May 05, 2005

E hoje finalmente tive a confirmação disto. E a resposta, quase sem surpresa nenhuma é ( preparem os rufos de tambor ):
.
Pode ir, e mesmo MUITO para dentro.

Monday, May 02, 2005

" Temos de sonhar, pois o futuro é construído através dos nossos sonhos "
.
Eu

Sunday, May 01, 2005

Posso estar a fazer confusão mas... Não era suposto ser o 1º de Maio, o Dia do Trabalhador ? É que mesmo neste fim do Mundo à 15 dias como é o caso de Sintra, e tendo em conta que é um Domingo, está mais gente a trabalhar do que nos resto do ano... Curioso... Mudam-se os tempos, e pelos vistos as vontades também !
.
Para aqueles que ainda cumprem a tradição ( nem acredito que estou a dizer isto ! ) um BOM FERIADO !

Saturday, April 30, 2005


Dov'è la justizia per Nicola Calipari ?

Friday, April 29, 2005


Como já à bastante tempo que não colocava uma foto de nenhuma actriz ou actor que admire, e depois de ter comprado hoje um com ela, Hitler A Ascenção do Mal, lá me decidi a colocar aqui a foto da magnífica Stockard Channing. Seja ela a boa ou a má da fita, a sua presença é sempre brilhante e excelente.

Thursday, April 28, 2005

Estava na conversa com o meu sobrinho Pedro, quando ele me pergunta qual o significado de:
.
" Dove le regole non esistono, esistono solo come le eccezioni "
( segundo as regras não existo, existo apenas como a excepção )
.
Excelente expressão.... Com muito significado... Se pensarmos bem, é algo subversiva, e com um fundo bem forte, e interessante... É de refletir... A meu ver...
A expressão do dia:
.
" Desobediência moral "
.
Learn it... and USE IT

Monday, April 25, 2005


Itália 25.04.1945 - Portugal 25.04.1974
.
Passam hoje 60 anos sobre o 25 de Abril de 1945, dia em que Itália se libertou da ocupação alemã e fascista, bem com os 31 anos da libertação da ditadura fascista em Portugal. Temos ( deveríamos ter ) aquilo que está na base da condição humana, a Liberdade. É importante não esquecer os acontecimentos prévios à obtenção daquilo que hoje temos, mas no entanto, sabermos também que temos que evoluir, avançar e nunca por nunca ficarmos impávidos face aos novos desafios que nos são postos / propostos, especialmente por deles termos sido privados durante várias décadas.
É pela aceitação desses desafios, bem como pela capacidade de encará-los e ultrapassá-los que mantemos a luta e um espírito de revolta, da Revolução, e de podermos manifestar-nos contra as adversidades que regularmente nos são colocadas.
.
Que o espírito de Abril se mantenha sempre VIVO

Sunday, April 24, 2005


Paris, uma das candidatas ao Jogos Olímpicos de 2012, bem como uma das mais fortes e prováveis vencedoras à realização deste evento.
Esta é sem dúvida uma das cidades que, do pouco que ainda conheço, aprecio lado a lado com a minha Lisboa.
Espantam-me por isso, alguns dos artigos que por aí surgem na nossa nobre imprensa, que colocam esta cidade entre as possíveis derrotadas por, por exemplo " já terem acolhido os Jogos Olímpicos por duas vezes no século passado ". Se por um lado até poderia deixar escapaz este comentário, aquele que me leva a ficar ainda mais incrédulo, foi o comentário que li imediatamente a seguir onde esse estimado jornalista diz que " O Comité Olímpico poderá optar por outra cidade que não Paris, visto esta estar associada a uma grande tradição libertina e de cariz revolucionário ".
Pasmei. Literalmente pasmei. Já nem vale a pena referir o facto de que o mesmo Comité Olímpico que vai no próximo Julho decidir em Singapura, qual das cidades irá acolher as Olimpíadas de 2012, entre as quais contam juntamente com Paris, Madrid, Nova York, Moscovo e Londres, ter escolhido cidades como Barcelona ( à altura considerada marginal do circuito Olímpico, e provavelmente de qualquer circuito desportivo de maior relevância ) ou Pequim ( num país de regime comunista ), sendo talvez estes actos altruístas e pelos quais ninguém esperaria, mas pasmei sim pelo facto de alguns sectores da tão estimada imprensa portuguesa considerarem que por se ser "libertino e revolucionario", se está à partida "afastado da corrida".
Quero ver quando ( e se ) Lisboa se candidatar, se não será bruscamente afastada, ou se estes mesmos jornalistas que hoje afastam um cidade libertina da corrida, não irão defender com unhas e dentes a vinda deste evento desportivo para Lisboa. Algo que, até será bom para os seus êxitos pessoais, tendo em conta que TODOS lá vão querer estar.
Espanta-me e pasma-me como se ser revolucionário, contra a corrente, subversivo quiçá, é para muito boa gente encarado não como uma qualidade, ou pelo menos uma mais valia, mas sim como um factor negativo e de exclusão !!!
Paris foi, é e sempre será a capital das liberdades, das manifestações, das revoluções, das subversões e das lutas. Paris é a cidade que me ajudou em parte, a moldar o meu pensamento, e foi nesta cidade que felizmente abri os "olhos da mente" ao Mundo. Paris, bem como as vivências que dá a muitos dos que por lá passaram, a cidade que ajudou a moldar o nosso pensamento.
Como tal, daqui a dois meses, quando em Singapura se eleger a cidade que acolherá as Olimpíadas de 2012, estarei cá no meu íntimo a torcer para que Paris seja a cidade referida. E depois...
.
Até 2012 :)
.
( Se Madrid ganhar confesso que também não ficarei minimamente aborrecido, ou mesmo Moscovo, tendo em conta que acolheu os Jogos em 1980, ano em que nasci )

Wednesday, April 20, 2005

Pronto... e aconteceu o inevitável.... Prova oral de Teoria do Estado.... aquele cadeirão imenso que até metia medo:
.
TEORIA DO ESTADO 11 VALORES ( APROVADO )
.
Sinto-me feliz... Sem dúvida alguma, a EXCELENTE notícia que esperava... Até porque à custa disto, sou a partir de hoje FINALISTA :) Por isso meus caros... preparem-se que daqui a uns meses, lá vão ter de começar a assinar-me as fitas :)

Tuesday, April 19, 2005


Josef Ratzinger, cardeal alemão e braço direito do último Papa João Paulo II, agora renomeado Bento XVI, é o novo Papa, líder do Vaticano e líder da Igreja Católica.
Não me vou desdobrar em comentários sobre as " possíveis beneces que poderiam haver com um Papa mais liberal e moderno " nem sobre " os malefícios de um Papa conservador ". Afinal de contas, basta lermos as crónicas da eleição de João XXIII que falavam num " Papa transitório e sem expressão ", e que na realidade se tornou no mais representativo, logo a seguir a João Paulo II, de todo o século XX.
Preocupa-me, no entanto, um aspecto mais pequeno, e que se calhar pode até ser só mania minha, ou mesmo a boa e velha teoria da conspiração, MAS... Vamos lá pensar na nacionalidade deste Papa. Alemão....
Um dos últimos grandes problemas que este nosso espaço tem atravessado ( referindo-me à Europa, e como já se sabe, é o primeiro local com o qual me identifico ), temos de tomar em atenção a polémica que atravessou a elaboração do projecto de Constituíção Europeia, e como foi separado de dito texto, que dentro de meses iremos aprovar ( ou não ) as referências à "Cristandade da Europa". Sendo o novo Papa alemão pergunto-me que repercussões terá este facto junto do referendum que será realizado junto dos eleitores, e que influência terá isso para a sua aprovação, ou não, devido à "omissão" que o texto teve às raízes cristãs. Já temos este grave problema com o não a superar o sim nas sondagens realizadas em França... Teremos agora este problema junto da Alemanha ? É de ter cuidado. Muito cuidado !
Não é para ter ilusões, se o Policarpo fosse escolhido, estavamos lixados com o referendum para a liberalização do aborto.. É alemão, teremos problemas com a aprovação da Constituíção Europeia na Alemanha (?), se fosse daqui ou dali, teríamos certamente um ou outro problema.
.
Te(re)mos assim um Papa que luta contra a modernidade ! Que bom ! Estou radiante ( not ! )
.
Alegra-me apenas o facto de ter sido escolhido um Papa Europeu, no entanto Battista-Re, lamento que não tenhas sido tu... De resto.. o que desejaram ao João XXIII digo eu agora ao Ratzinger:
.
" Amori... que sejas apenas mais um de transição "
.
Mas de uma transição sossegadita... sem muitos alaridos... impávido e sereno....