Tuesday, April 19, 2005


Josef Ratzinger, cardeal alemão e braço direito do último Papa João Paulo II, agora renomeado Bento XVI, é o novo Papa, líder do Vaticano e líder da Igreja Católica.
Não me vou desdobrar em comentários sobre as " possíveis beneces que poderiam haver com um Papa mais liberal e moderno " nem sobre " os malefícios de um Papa conservador ". Afinal de contas, basta lermos as crónicas da eleição de João XXIII que falavam num " Papa transitório e sem expressão ", e que na realidade se tornou no mais representativo, logo a seguir a João Paulo II, de todo o século XX.
Preocupa-me, no entanto, um aspecto mais pequeno, e que se calhar pode até ser só mania minha, ou mesmo a boa e velha teoria da conspiração, MAS... Vamos lá pensar na nacionalidade deste Papa. Alemão....
Um dos últimos grandes problemas que este nosso espaço tem atravessado ( referindo-me à Europa, e como já se sabe, é o primeiro local com o qual me identifico ), temos de tomar em atenção a polémica que atravessou a elaboração do projecto de Constituíção Europeia, e como foi separado de dito texto, que dentro de meses iremos aprovar ( ou não ) as referências à "Cristandade da Europa". Sendo o novo Papa alemão pergunto-me que repercussões terá este facto junto do referendum que será realizado junto dos eleitores, e que influência terá isso para a sua aprovação, ou não, devido à "omissão" que o texto teve às raízes cristãs. Já temos este grave problema com o não a superar o sim nas sondagens realizadas em França... Teremos agora este problema junto da Alemanha ? É de ter cuidado. Muito cuidado !
Não é para ter ilusões, se o Policarpo fosse escolhido, estavamos lixados com o referendum para a liberalização do aborto.. É alemão, teremos problemas com a aprovação da Constituíção Europeia na Alemanha (?), se fosse daqui ou dali, teríamos certamente um ou outro problema.
.
Te(re)mos assim um Papa que luta contra a modernidade ! Que bom ! Estou radiante ( not ! )
.
Alegra-me apenas o facto de ter sido escolhido um Papa Europeu, no entanto Battista-Re, lamento que não tenhas sido tu... De resto.. o que desejaram ao João XXIII digo eu agora ao Ratzinger:
.
" Amori... que sejas apenas mais um de transição "
.
Mas de uma transição sossegadita... sem muitos alaridos... impávido e sereno....

Monday, April 18, 2005

Acabo de ver a cerimónia dos Globos de Ouro atribuídos pela Revista Caras na SIC. Confesso que apesar de me sentir satisfeito com algumas das categorias, Cinema e Teatro, fico ao mesmo tempo algo "desiludido".
Não posso discutir a qualidade do trabalho de Nicolau Breyner, nem tão pouco da Beatriz Batarda, que além de dar cartas no nosso panorama cinematográfico, os dá também no estrangeiro, nomeadamente em Inglaterra, mas ao mesmo tempo, não posso deixar de me sentir desiludido por não ter ganho nas suas respectivas categoria o Filipe Duarte e a Mónica Calle. É certo que os prémios dizem respeito a trabalhos específicos, MAS... ainda assim tinha gostado de os ver ganhar.
Por sua vez, nas categorias de Teatro, fiquei bastante satisfeito pela vitória da magnífica actriz Cucha Carvalheiro no seu brilhante papel em A Cabra ou quem é Sílvia ?. Sem dúvida uma das grandes senhoras do nosso teatro, e que justamente merece este prémio. E destaque também para Miguel Seabra e o seu emocionado discurso de agradecimento, que recebeu o Globo de Ouro de Melhor Actor na peça Endgame, peça que venceu também como a melhor do ano.

Sunday, April 17, 2005

Hoje recebi uma EXCELENTE notícia. O maior cineasta português, na minha óptica claro TEM UM BLOG. Pois é, o Edgar Pêra, que realizou os geniais Maryalva Mix e Oito Oito, é já ( deste à largos meses ) um membro da dita blogosfera. E ainda BEM. Visitem o blog dele, e deliciem-se com o génio do mais irreverente realizador de cinema que este país, quiçá Mundo tem, e para quem oportunidade, recomendo sem dúvida alguma o magnífico Maryalva Mix :)

Saturday, April 16, 2005

Away beyond the blue, in every breath I take

Thursday, April 14, 2005

Eu e as minhas aulas quase que davam uma crónica diária, e sempre ( ou quase ) um relato cómico da nossa "pikena" sociedade portuguesa. E hoje, assaltado por uma imagem aterradora na aula, pensei:
.
" Quão pode entrar a língua de um aluno no cu de um professor ? "
.
E pronto... Já fiz o relato do que se passou hoje na dita... E como para bons entendedores que são as pessoas que passam por este blog, SIM, porque eu não tolero cá "analfabetos mentais", meia palavra bastou para entenderem a mensagem de hoje !
Reflitam sobre o meu pensamento-pergunta ( estou tão moralista hoje que acho que preciso de tomar a medicação ).

Wednesday, April 13, 2005

Depois de uma tarde muito bem passada a enriquecer a minha "pequena" colecção de dvd's, eis que me deparo com mais uma das minhas aulas preferidas de Regimes Políticos. Portugal, invasões napoleónicas, revolução liberal, constituíção e independência do Brasil.
Pelo meio, longas conversas sobre a possível corrupção e possíveis corrompidos da actualidade, acusações e insinuações vários sobre Fulano A e Fulano B, e quando falamos na altura de D. João VI e nas susas vivências libertinas de mulheres e fornicação, eis que me saio com um:
.
" Andou a espalhar a semente real "
.
Instala-se o escândalo....
.
" Como é que és capaz de dizer isso numa aula " e ainda
.
" Onde é que nós já chegámos "
.
Ora... Se se pode falar na "corruptividade" da alminha de cada um, muitas das vezes apenas levantando falsos testemunhos contra Fulano A ou B, e que não passam na sua maioria de piadas infundadas com base exclusiva na cor política de cada um, não poderei eu dizer que o outro andou lá na fornicação desenfreada com as escravas, e a fazer filhos a torto e a direito ?
Algo se passa no " Reino Português " !! Sinceramente, certas mentes e mentalidades pseudo-conservadores que se vão instalando a um ritmo acelerado, são de facto preocupantes. É que depois de um escândalo tão grande, acabam por rir-se e repetir o "dito", logo... Deixou de existir a moralidade anterior ?!

Wednesday, April 06, 2005

Sobre a Guerra Nuclear e os seus desperdícios ver
.
.
e depois façam os vossos comentários.

Saturday, April 02, 2005


Não sou católico praticante, temente e crente em "deus", nem tão pouco acredito em teorias de divindades e actos gloriosos e que devem ser temidos, unidos a uma mão superior e coordenadora de toda a actividade humana.
Dito isto, e quem me conhece sabe bem, acredito sim em pessoas. Homens e mulheres que aplicam um pouco de si numa prática pelo bem. Pelo seu próximo. Pelo seu semelhante. Por si próprios. Aplicarem aquilo que sabem e têm consciência que podem usar, numa tentativa de reconciliar, amar, ajudar, abraçar, rir, chorar, sofrer, acarinhar aquele que junte de si carece dessas mesmas acções e reacções.
Acredito no bem e no mal que eu, tu e os outros podemos fazer. Acredito nas escolhas que cada um de nós toma, e que vão constantemente influenciar todos aqueles que se encontram perto de nós. Acredito na escolha.
Afastando o catolicismo como inicialmente referi, falta-me então falar na característica humana que reconheço nas pessoas. Numa pessoa: João Paulo II... O Karol.
A sua dimensão humana passa aquilo que à partida está exposto às câmaras de televisão e demais comunicação social. Ultrapassa limites de muitos de nós, da maioria. A sua vida como resistente polaco à ocupação Nazi na sua mãe Polónia, país que foi dilacerado pelas loucuras e insanidades humanas. A sua consequente ocupação pelos mesmos bárbaros desta vez revestidos com a capa do Comunismo. Uma vida atribulada dedicada ao seu próximo.
A sua chegada ao Vaticano. O Papa vermelho.. o Papa comunista. Simplesmente não vêem o Homem. O Homem que contribuiu para a queda do Muro da Vergonha de Berlim. O Homem que contribuiu para a proximidade dos povos Europeus, afastados durante anos devido ao jugo ocidente / oriente. O Homem que apontou o dedo à insanidade Balcânica. Que apontou o dedo a W. Bush e à sua sede pelo poder descontrolado. Que apontou o dedo a todos nós pela nossa inércia face a problemas e conflitos que poderíamos também nós contribuir para resolver. Que a si próprio apontou o dedo, pelos enormes silêncios ao Holocausto, Inquisição e Esclavagismo.
Como todos os Homens, que o é, teve os seus defeitos, grandes. Mas como todos os Homens, não merece também ele o nosso perdão ? Não perdoamos a um amigo que nos ofendeu ? Não perdoamos a um pai que nos bateu ? Não perdoamos ao nosso filho pelo seu maior acto criminoso, porque afinal somos os seus pais ? Não perdoamos uma traição ? Não olhamos para o lado quando passamos por um mendigo ? Não mudamos de canal na TV quando vimos um massacre na Bósnia ? Em Timor ? Na Somália ? Não perdoamos quando o nosso melhor amigo fala mal do povo vizinho ?
.
Perdoar !
.
Aquilo que queremos para nós, e raramente, quase nunca, o fazemos para o outro; ter a capacidade de perdoar.
.
Correndo o risco deste post receber o maior número de críticas, ou não, resta-me dizer que sinto o vazio, ME sinto vazio, por uma pessoa que admiro pelas suas intervenções, posições e ditos, pela sua capacidade e dimensão humana, se ter agora perdido.
.

João Paulo II / Karol Wojtyla
18.Maio.1920 - 02.Abril.2005
" Há pessoas que querem ser bonitas para chamar atenção, outras desejam a inteligência para serem admiradas... Mas há algumas que procuram cultivar a alma e os sentimentos; essas alcançam o carinho de todos, porque além de belas e inteligentes, tornam-se realmente pessoas "

Sunday, March 27, 2005

" Olá como estás ? ( sorriso ) "
.
Porque será que as pessoas quando se cumprimentam, principalmente em caso de serem apresentadas, têm de se falar com rasgados sorrisos e mostrar sempre uma alegria esfusiante ? Não chega cumprimentar educadamente as pessoas, sem "mostrar os dentes" ? É porque nem sempre temos a mesma disposição radiante de falar como se tudo na vida andasse a 100 %. Daí bastar um cumprimento educado, e já é bom sinal ainda se falar mesmo quando a disposição seria para andar sempre de boca fechada.. É que nem sempre à pachorra...
.
E NÃO.. isto NÃO é recado para ninguém...

Wednesday, March 23, 2005

L.
.
.
porque eu não me esqueci, de azul como combinado :)


Fausto 5.0 é sem dúvida um excelente exemplo do melhor cinema fantástico e também do BOM cinema espanhol.
Toda a dinâmica do sonho, da morte, da vida, o confronto entre real e o irreal, a comédia negra, o drama... Tem tudo. Este Fausto 5.0 é uma supreendente mistura de boa fotografia, argumento e interpretações, o que o torna a meu ver um bom filme do fantástico, e o melhor desta colecção editada pelo Jornal de Notícias no que diz respeito aos melhores filmes premiados no Fantasporto.
For
Terri Schiavo
and for a death with DIGNITY.
.
For the Right to Euthanasia.

Monday, March 21, 2005

Como já deu para reparar.... hoje foi mesmo o dia de post's sobre cinema... Enfim.... é o meu vício por isso.... TENHAM PACIÊNCIA :P


Funny Games - Brincadeiras Perigosas, filme de 1997 do realizador austríaco Michael Haneke, é bem capaz de ser um dos dois filmes mais violentos que vi até hoje, juntamente com o Irreversible, de GAspar Noë.
Este Brincadeiras Perigosas conta a história de uma família que vai passar férias para a sua casa de campo, e um dia, um suposto vizinho aparece muito inocentemente pela sua casa com um pequeno pedido de auxílio. A partir daí, este e o seu amigo, raptam a família na sua própria casa, torturando física e psicológicamente toda a família, acabando finalmente com a morte de todos, pai, mãe e filho, repetindo aquilo que já haviam feito a outra família da vizinhança, e o mesmo que nos mostram irem repetir no final do filme.
O que este filme nos mostra é pura e simplesmente a violência pelo seu prazer, sem qualquer tipo de motivação, a não ser a capacidade de o fazer sem que ninguém o impeça.
Depois de ver este filme, acho que podemos esquecer Pulp Fiction, Cães Danados... Tudo... O único que como disse, se assemelha a este é mesmo o Irreversible. O filme está sem dúvida excelente... Muito bons actores, uma fotografia fantástica, um início calmo e que transmite paz... simplesmente para acabar na maior barbárie e selvejaria possível.
Sempre tive uma especial "simpatia" pelos actores que desempenhavam o "sacaninha" do momento porque acho que são aqueles papéis que desafiam, que mostram o nosso lado mais escuro, no entanto, e até à data, foram estes os únicos vilões protagonista do cinema, com os quais não consegui minimamente simpatizar. É simplesmente o mal representado sem qualquer subterfúgio, e dele ninguém consegue fugir. É o verdadeiro mal, sem precisar de se disfarçar de um monstro maléfico vindo do Inferno como vemos em tantos outros filmes. E um mal que assusta. Assusta porque se esconde atrás de duas simples caras, de dois simples jovens como qualquer outro, e de quem ninguém desconfia. Selvagem, brutal, desconfortável, mas sem dúvida um dos melhores e mais violentos filmes que vi.


Seguindo uma sugestão da Sara do Cacaoccino, e de um convite da Filipa, lá fomos os dois à Videoteca Municipal de Lisboa assistir a este filme À Cause d'Un Garçon, de Fabrice Cazeneuve.
Gostei da iniciativa dedicada a uma temática específica, neste caso a homossexualidade, do ambiente geral que me pareceu muito calmo ( ao contrário do que me aconteceu uma vez ao assistir a um ciclo de cinema italiano... E POUPEM-SE ÀS PIADAS.... a malta só gosta de falar alto :P ), e o filme em si pareceu-me bem dirigido e interpretado.
Seguindo uma tendência de ciclos de cinema, visto de este foi o terceiro, depois dos do Instituto Cervantes e do Instituto Italiano, acho que são estas iniciativas que dão a conhecer um pouco mais de cinema fora da corrente, visto que são filmes que muitas vezes são difíceis de passar em qualquer sala de cinema por poderem não ser muito comerciais, e também cinema que ajuda a debater e divulgar os mais variados assuntos.
Agora já se sabe.... Próxima paragem, é para me convidarem para o Fantasporto :P


Mais uma sugestão dinematográfica, é este brilhante filme Venha Ver o Paraíso, de Alan Parker, realizador entre outros de Mississippi em Chamas, Evita e Expresso da Meia Noite. Venha Ver o Paraíso, é a história de um americano que se apaixona e casa com uma americana de origem japonesa contra a vontade do seu pai, japonês de nascimento, e durante um dos períodos mais conturbados da História Mundial, ou seja, a Segunda Grande Guerra. A história de Lily e Jack ( Tamlin Tomita e Dennis Quaid em brilhantes papéis ) complica-se quando o Japão ataca a base naval norte-americana de Pearl Harbor, fazendo assim com que as suas vidas sejam marcadas e tocadas pelos conflitos que a partir daí se avizinhavam.
As questões centrais para mim, é neste filme, não tanto o facto do ataque japonês aos Estados Unidos, mas sim, as medidas que este último tomou em relação à população nipónica que aí nasceu, nomeadamente internamento em campos, chamemos de campos de concentração sem qualquer tipo de complexo, deportações, e curioso também, a troca de cidadãos norte-americanos de origem nipónica, por soldados norte-americanos feitos prisioneiros no Japão.
Refiro isto porque acho curioso como hoje os governantes do país que fala no respeito dos Direitos Humanos ( sendo ainda um dos países que mais os viola ), escondam, ou pelo menos tenta escondem ou omitir o facto de ter segregado uma significativa parte da sua população, com base apenas e só em critérios rácicos e discriminatórios. Fala-sem em Direitos Humanos hoje em dia, com uma leveza e ligeireza preocupante, pois não se toma em conta a verdadeira acepção de "Direito Humano" ( o respeito pelo outro indivíduo, suas crenças políticas, religiosas, morais, educacionais, culturais e sexuais, bem como direitos e deveres ), mas encara-se este termo não como o Direito Humano, mas sim o MEU Direito Humano, não respeitando a vontade do outro, mas sim a MINHA.
Chego à conclusão que falar em Direitos Humanos nos nossos dias, ano 2005, século XXI, não se trata de falar na qualidade, respeito e dignificação dos Direitos Humanos do indíviduo na sua generalidade, mas sim na minha acepção pessoal daquilo que deve ser o Direito Humano do próximo. Um Direito Humano restritivo, limitado e coordenado pela minha vontade enquanto governante, e não no Direito Humano do cidadão enquanto indivíduo e no respeito da sua individualidade e escolha como opção de vida.
Se à 60 anos atrás era de reclamar e criticar que estes Direitos Inalienáveis, que o são, deviam ser respeitados e implementados numa educação consciente, algo que infelizmente não acontecia, hoje em dia deveria ser um dos princípios base de um sistema que se quer educativo, algo que infelizmente ainda não o é.
Para se criar uma sociedade mais equilibrada, com base no respeito e na livre opção de pensamento e de modo de vida, seria bom que este sistema educativo que hoje (des)ensina aqueles que nele andam, começasse por informar correctamente os mesmos, mostrando não UMA visão de uma questão, mas sim TODAS as opções que a ele se referem.
Para que um futuro seja equilibrado e estável, com base no respeito pelo próximo, há que em primeiro lugar estar receptivo para as diferenças individuais que enriquecem o nosso espaço, e nunca por nunca o empobrecem, como por vezes há quem o queira evidenciar. Essa recepção terá de ser cultivada tanto num ensino globalizador, e não restritivo e segregário, quer a nível de ensino escolar, como principalmente com base numa educação. Educação esta que se tem em primeiro lugar, no grupo primário a que todos pertencemos; uma família.
Abrir os olhos é fácil. Todos nós o fazemos diáriamente sem qualquer tipo de problema ou restrição, e fazêmo-lo sempre que sentimos luz a bater-nos pela manhã. Pena é que os olhos da alma não sejam da mesma forma receptivos à luz da educação e da cultura, para que se quebrem os velhos sintomas de discriminação que ainda ensombram a mente de muitos de nós.
É este o fundamento base que encontro em muitos, ou todos talvez, os filmes de Alan Parker. Uma tentativa de mostrar a mim espectador, o que está para além do "meu" mundo... O Mundo dos outros. Aquelas pequenas ( grandes ) diferenças que me mostram que "eu" não estou sózinho, mas que partilho o mesmo espaço com um vasto número de outros indivíduos como "eu", além de igualmente mostrar uma significativa e importante parte da História Mundial, através daquilo que infelizmente ainda nos ensombra, ou seja, a violação desses Direitos Humanos e os Crimes contra a Humanidade que são, diariamente, cometidos por todo o Mundo dito "Civilizado".
Anedota da semana:

Perder 20 minutos a ver a ARtv ( Assembleia da República tv ) e "descobrir" que emitem muitos sons pela boca, e dizem, de facto, MUITO pouco.

Sunday, March 20, 2005


Sim, confesso... GOSTO do filme Legally Blonde :P Gosto bastante aliás... Porquê ? Porque tem tudo para deixar uma tipo bem disposto, rir, e de certa forma encontrarmos pontos semelhantes ao dia-a-dia pessoal... Sei lá... É um filme que me deixa bem disposto !!! That's it... Como diria o Rui... " Stupid But Good " :P Afinal... Quem é que não tem um pequeno ( grande ) loiro no seu espírito ???!!! ;)

Saturday, March 19, 2005

Porque hoje me fizeram falta...

Alfredo
Graça
Teresa
Nuno
Dinis
Paulo
Luísa
João
Gertrudes
Zé Manel
Paula
Diogo
Tomás
Cecília

Friday, March 18, 2005


A História de Adèle H. ( H. sendo de Hugo, a filha do grande escritor francês Victor Hugo ). Este filme realizado pelo mestre François Truffaut ( que tem uma fugaz aparição no filme ) retrata a vida de Adèle Hugo, magnificamente desempenhada por Isabelle Adjani, interpretação que lhe valeu o Cesar de Melhor Actriz e rendeu uma nomeação aos Oscars, e o seu percurso durante jovem, em que seguiu um oficial britânico para o Canadá e depois para as Ilhas Barbados, e como enlouqueceu devido a este amor não ser correspondido, bem como pelo seu profundo trauma pela morte da irmã.
Apesar de já antigo ( 1975 ) e de só à pouco tempo o ter visto em dvd, o qual aproveitei para comprar, este filme ( entre outros ) mostra como afinal o cinema europeu não é assim tão intragável como muitos de nós pensamos, e falando por mim, só mostra como dá mais vontade de conhecer sempre um pouco mais do "fora da tendência" americana, que em muitos casos actualmente já vai deixando a desejar. É sem dúvida uma boa escolha, e que não deve ser esquecida.
Não há nada, mas NADA... N-A-D-A.... mais irritante ao cimo desta santa terrinha do que quando acontece isto:
Loja: - Vai desejar factura ?
Eu: - Ah sim, se faz favor..
Loja: - E em que nome vai ?
Eu: - Paulo Peralta...
Loja: - Aqui tem... "
E quando vou a ver.... Lá está... " Paulo Pralta " ou então " Paulo Peralt " ou a minha ALLTIME FAVOURITE ( NOT ) " Paulo Pirata " ( e à custa desta do "Pirata" ainda pensaram que tinha sido um antigo cliente que tinha passado não sei quantas dezenas de contos de cheques sem cobertura na loja.
É que... 'tá bem... O apelido não é português... Pode haver alguma confusão... A malta é jovem... Há sempre quem tenha ouvido por lavar e limpar, e todos nós sabemos o mal que a "cera" faz ao pessoal... Mas por favor... POR FAVOR... Eu não ando por aí a chamar ninguém de Preira, Sillva, Cuelho e afins... por isso comecem a ter respeito pelo meu rico apelido, que foi conservado por tanta gente ao longo de uns largos séculos, não mo comecem a matar agora só porque têm ouvido mal lavadito.. E convenhamos... Higiene é sempre bonita e recomenda-se !!! ( sem desperdícios de água se faz favor, por é um bem para com o qual não devemos ter desrespeito nem leveza em andar por aí com torneiras abertas em enormes desperdícios ).
É que quanto ao meu nome que se "lixe" ( salvo seja )... Agora no que diz respeito ao apelido.. é algo de falta de nível ( para não dizer outra ) andarem por aí a errar ou ignorar algo que tão bem caracteriza a história pessoal de cada um.
Tenha dito... Já desabafei, e agora venham os comentários reaccionários de toda a santa pessoazinha que já me errou o apelido ! ( Dou conta de vocês todos, e como sou bem mais chato, vamos ver quem desiste primeiro de dar a sua resposta ) :P
" Não há nada mais prático do que uma boa teoria "

Thursday, March 17, 2005

Estava eu hoje a conversar no messenger com a DeVoor ao mesmo tempo que dava mais uma vista de olhos pelo mail a ver o que de novo havia, quando entre eles estava um intitulado de Brutalidade Humana.
Normalmente quando me aparecem estes mail's acabo por apagá-los sem ver o que por lá trazem, visto que normalmente não passam de meia dúzia de parvoíces que vão vigorando devido ao sensacionalismo do nome do mail, mas, tendo em conta a pessoa que mo enviou ser minimamente credível e nunca envia disto, lá me decidi a vê-lo.
Não me arrependo de o ter visto, mas ao mesmo tempo nunca imaginei enjoar-me TANTO ao ver um mail, como aconteceu com este... De facto o termo Brutalidade Humana aplica-se aqui e MUITO BEM. Como se isto não bastasse, ainda o complementam com isto, fazendo com que vergonhoso e triste ( não de sentimento, mas pelas desumanidade ) sejam as duas únicas palavras que me passam pela cabeça !
Aviso já que não é fácil ver isto, pelo menos para pessoas bem formadas, mas.... depois de o ver, é sempre "bom" saber o que por este nosso mundo está a acontecer... Se fosse de me meter em calmantes ou coisas do género... Acho que depois disto, bem precisava de meter-me numa embalagem inteira !!!
Cada vez mais me desiludo....

Wednesday, March 16, 2005

Aujourd'hui j'ai tué un de mes rèves !

Tuesday, March 15, 2005

Porque tem dias que não apetece dizer NADA !

Monday, March 14, 2005


Se o título já não dissesse tudo, o seu visionamento falaria por si... Mais palavras para quê ? :)

Sunday, March 13, 2005

Everybody's Changing... Including ME !
( why don't you notice it ? )


I can't believe a masterpiece could match your face Marilyn

Saturday, March 12, 2005

Miss Sarajevo
" Is there a time for keeping your distance
A time to turn your eyes away
Is there a time for keeping your head down
For getting on with your day
Is there a time for kohl and lipstick
A time for cutting hair
Is there a time for high street shopping
To find the right dress to wear
Here she comes
Heads turn around
Here she comes
To take her crown
Is there a time to run for cover
A time for kiss and tell
Is there a time for different colours
Different names you find it hard to spell
Is there a time for first communion
A time for East 17
Is there a time to turn to Mecca
Is there time to be a beauty queen
Here she comes
Beauty plays the clown
Here she comes
Surreal in her crown
Dici che il fiume
Trova la via al mare
E come il fiume
Giungerai a me
Oltre i confini
E le terre assetate
Dici che come fiume
Come fiume...
L'amore giunger
L'amore...
E non so più pregare
E nell'amore non so più sperare
E quell'amore non so più aspettare
Is there a time for tying ribbons
A time for Christmas trees
Is there a time for laying tables
And the night is set to freeze "
MADRID
Tomei o primeiro contacto com esta cidade no já distante ano de 1990. Com os meus apenas 10 anos de idade, aquilo que me interessava mais era saber se tinha "coisas giras" para ver. Se existia algo que me despertasse o interesse e me fizesse gostar do passeio. A única coisa que achei piada foram os enormes jardins, que suponho serem do Museu do Prado, que além de alguma esculturas que lá tinham na altura, tinha já instrumentos centenários também espalhados pelos mesmos.
E claro, qual a típica viagem por um país de futebol, que não consagrasse uma passagem por um dos seus mais emblemáticos estádios, o Santiago Barnabéu, que, como é óbvio, tinha de lá estar. Enfim... Coisas pequenas que me satisfazem ( ou satisfaziam ) os horizontes. Não eram pequenos, eram apenas mais limitados !
Algo sempre me ligou tanto a Espanha como a Itália, e aqueles que de mais perto comigo privam bem o sabem. Tenha Portugal um defensor tão grande em nacionais destes países, como têm os mesmos aqui na minha pessoa, alguém que os defenda das línguas mal-dizentes que povoam o espírito português. Esse "algo" que me ligava a estes países, era nesta altura algo que me ultrapassava. Algo que com a maturidade ( alguma ) e com o passar do tempo se veio a descobrir. Falo das minhas raízes. As minhas origens. Aquela empatia que se sente por algo sem saber de facto o porquê, e que com o tempo se desmistifica. É o tal "chamamento do sangue" como por vezes em tom de piada ( mas com muito sentimento ) digo, que sempre me fez olhar para o outro lado, com os meus verdadeiros olhos. Não estes verdes que tenho na cara, mas os que no fundo expressam o nosso pensamento.... Os "olhos" do coração.
Já por duas vezes que fui acordado com a frase " Paulo acorda que se passou algo ! "... Algo que seria melhor nunca ter acontecido... Momentos que não deveria ter visto... Palavras que deveria não ter escutado...
Tal como aproximadamente 3 anos antes... Ao acordar e ligar a televisão vi aquilo que não esperava ter visto. Tal como no 11 de Setembro de 2001 de Nova York e Washington, também o 11 de Março de 2004 passou a fazer parte do meu imaginário do macabro. O meu imaginário da podridão humana que invade cada vez mais a mente e o coração dos povos... Das pessoas... Pessoas ?... Vis seres que povoam o mesmo espaço que nós, e que resolvem chamar a atenção do Mundo cometendo exactamente o mesmo que eles próprios condenam... a Morte. A morte não de políticos ou militares que, segundo a sua opinião, provocam o pânico, o medo e a destruíção, mas sim a morte daquelas centenas ou milhares de pessoas que têm como único crime fazerem as suas vidas normais, mais ou menos felizes, com mais ou menos problemas e mais ou menos dívidas.
Alegrias, felicidades, problemas, risos, choros, raivas, angústias, êxtase.... O Fim.... Tudo acabou nesse dia para quase duas centenas de pessoas, que tiveram como o seu "crime" estarem num local errada a uma hora errada !
O mesmo povo que há anos vive com o problema do terrorismo interno, e que o tenta resolver dentro das suas possibilidades, teve neste dia o maior atentado terrorista provocado não pelos seus ( não que isso servisse como atenuante ), mas por outros que se resolveram a envolver mais pessoas que tinham como seu principal "mal" falarem Castelhano e estarem em Madrid.
Muitas palavras poderia escrever... Banalidades e trivialidades que a nada ou ninguém diriam rigorasamente NADA. Apenas palavras que ninguém lia ou se enjoavam ao fim de três ou quatro linhas.. Por isso o meu pensamento ficará para mim guardado, até que um dia alguém o ouse descobrir e desvendar.
Apenas espero não acordar mais com as palavras "Paulo aconteceu algo", porque saberei à partida que se as ouvir, também uma parte minha morrerá mais um pouco !
XXX A MADRID XXX

Friday, March 11, 2005


Falou-se muita coisa... Disse-se muito mal... Muitas críticas e com muito pouco conteúdo, a meu ver, apenas como uma forma destruitiva. Começo a pensar que a Nicole Kidman é um problema para of filmes que faz. Ninguém gostou do Disposta a Tudo, nem do Moulin Rouge, nem d'As Horas... Basicamente, ninguém gosta dela !
Cold Mountain conta uma história de amor entre duas pessoas que pouco contacto tiveram, antes de um deles partir para a guerra.. Filmado na Roménia, com cenários da Guerra Civil Americana, este filme do Anthony Minghella está para mim muito bem dirigido e interpretado por qualquer um dos actores principais, Jude Law, Nicole Kidman e Renée Zellweger ( que apesar de não apreciar muito esta última confesso que tem um muito bom papel e que para o qual lhe foi justamente entregue o Oscar, BAFTA e Globo de Ouro de Melhor Actriz Secundária ), bem como pelos seus inúmeros secundários como por exemplo Natalie Portman e Kathy Baker.
Pode não estar à altura de clássicos, nomeadamente E Tudo o Vento Levou, mas está sem dúvida um bom filme que, comparativamente a muitos outros bons filmes, teve a proeza de ser arrasado pela crítica.


A arma mais poderosa do mundo... E só por acaso... eu até as colecciono :P


MADRID
11.03.2004
X

Wednesday, March 09, 2005


E mais um filme para descomprimir das diárias insanidades mentais... De preferência um BOM filme. Comprei este Luta Cega por engano, pois pensei que era um outro que em tempos vi. Mas em nada me desiludi com a escolhe que tive, pois trata-se de um filme excelente, centrado na época do conflito civil no Líbano em que muitos ocidentais eram raptados como forma de mostrar ao Mundo, o que de facto se passava no Médio Oriente.
Além de ser um filme com uma história que, por motivos menos felizes, está sempre presente, Luta Cega é ainda um excelente exemplo de como dois homens que, à partida, poderiam ser rivais, sendo que um deles é britânico e o outro irlandês de Belfast, conseguem juntos travar uma boa amizade apesar das suas previsiveis "distâncias". Muito boa "gente" poderia ver este filme, que apesar do seu importante contributo histórico, tem ainda um contributo que força maior... A Humanidade existente em cada um de nós, e por outro lado o lado mais animal e selvagem a que podemos chegar. É sem dúvida um filme que por um acaso me chegou às mãos, mas daqueles que sem dúvida alguma ficam na memória.

Monday, March 07, 2005

Parabéns !

Felice Anniversario !

Joyeux Anniversaire !

Compleaños Felices !

Happy Birthday !
Pois é.... e já lá vai um ano, feito neste dia 7 de Março, que me estreei por estas andanças do blog. Agradeço a todos os que têm mostrado interesse pelas coisas que escrevo e também àqueles que não se ralam minimamente... Agradeço ao Papá, à Mamã, ao Amiguinho e à Amiguinha.... à Família, aos Vizinhos, ao Canário... e especialmente a MIM que tenho estes vipes momentâneos de por aqui ir deixando aquilo que me vai nesta minha mente já algo perturbada, aquilo que gosto, desgosto, vou gostando ou nem por isso.... E vamos lá ver se daqui a um ano estou a celebrando o SEGUNDO :P
Beijinhos, abraços e muitos palhaços, ao gosto da clientela que por aqui vai passando ! C'est tout ! ;)


Como conclusão deste último texto que enviei... Aqui fica o cartaz de um GRANDE filme Mar Adentro, de Alejandro Amenabar, e com o excelente Javier Bardem no papel principal que lhe valeu o Goya de Melhor Actor, a Coppa Volpi em Veneza e uma nomeação ao Globo de Ouro de Melhor Actor em Drama.
Hoje em dia falamos muitas vezes no aborto, ou na interrupção voluntária da gravidez ( IVG ) como lhe quiserem chamar, por ser uma tema da moda, importante é verdade, mas porque é da moda... Calha bem em tempos eleitorais falar na IVG como um tema a defender para a sua consequente, e correcta, legalização em Portugal.
Muitas são as opiniões.... Umas amadas por uns, outras amadas pelos outros, cada um com o seu ponto de vista, mais ou menos correcto, no entanto, e sem ser preciso inundar a televisão e todo o tipo de comunicação social com argumentos mais ou menos brilhantes, em discussão numa das minhas aulas entre alunos e professora, ela disse algo que "cala" todo o tipo de argumentos que possam ou não existir por aí:
" No meu corpo além de mim, ninguém manda "
E é de facto aqui que toda a discussão termina. Nós como indivíduos temos a superioridade para com o nosso próprio corpo, em relação aos demais que julgam sobre ele mandar. Passando a comparação, que admito à partida não ser a mais brilhante, eu se quero fazer um piercing ou uma tatuagem... Cortar o cabelo de forma x ou y, não há ninguém além de mim que tem de opinar sobre essa medida.
O que está em causa, é como é que outrém pode achar que decide melhor e em qualidade sobre aquilo que ao meu corpo, mental e físico, me é melhor ou mais aconselhado ? É impossível o meu " vizinho do lado " saber mais sobre mim do que eu próprio. É impossível ! Eu sei de mim e sobre as escolhas e opções que tomo, e sobre a forma como elas se poderão refletir sobre mim próprio.
Com isto tudo quero chegar à reportagem que acabou à minutos de passar no Jornal da Noite da TVI, onde o tema é outros dos proibídos ( ainda mais que a IVG ) que é a eutanásia. Sobre o mesmo ponto de vista, ninguém além de mim, manda no meu corpo. Sou "eu" que afectado por uma doença em estado terminal devo opinar sobre o "meu" fim. Sou eu que devo optar pelo momento exacto para colocar um término ao "meu" sofrimento, e em que condições deverá ser efectuado. Sou "EU" que decido ! "EU" tenho a última e a mais importante, decidiva, palavra, e não o "meu vizinho do lado". Sou "eu" que sei aquilo que passo, ou poderei passar, e não os outros que se limitam a opinar à distância, legislar sem sentimento e sem conhecer aquilo pelo que os reais indivíduos passam; os seus problemas, as suas angústias e o seu sofrimento. Não só o seu sofrimento físico, mas acima desse o seu sofrimento psicológico que corrompe a mente, corrompe a memória, corrompe o espírito e acima de tudo corrompe a liberdade própria de poder decidir sobre o que queremos fazer.
Passava o ano lectivo de 1997 - 1998, quando na escola secundária, no meu 12º ano, na disciplina de IDES ( para quem não conhece é Introdução ao Desenvolvimento Económico e Social ) em que uma da matéria dada era algo do género de " O FUTURO " onde eram debatidos vários assuntos desde a correcta utilização dos recursos naturais com vista ao uso dos mesmo pelas gerações futuras, formas de família, tecnologia, e uma das passagens dadas era exactamente a IVG e a Eutanásia, onde, nos nossos brilhantes 17 anos de idade onde o nosso próprio pensamento está na grande etapa das revoluções e das transformações, a nossa professora tem a audácia de dizer " não concebo como é que há pessoas que aprovam estas medidas " ( leia-se IVG e Eutanásia ). A minha simples pergunta é ( e foi na altura ) qual era o direito dela de questionar as opções individuais de cada um ? Quem é aquela mulher, que tem como função mostrar sempre os dois lados da moeda, para estar ali junto de uma turma de 40 pessoas dizer a pés juntos e defendendo-o como se daquilo fizesse a sua bandeira, que não compreendia a atitude das pessoas que as defendiam como medidas a serem aprovadas e legisladas. O que é que ela sabia para se tornar tão mais especialista do que os outros, utilizando apenas como seu argumento que " Todos os dias se descobrem curas e tratamentos novos " ? Ao mesmo tempo, nesse ano de 1997 - 1998, tive a minha avó no hospital, após uma vida dura cheia de doenças e enfermidades, uma quantidade de abortos ( chame-mos as coisas pelo nome ) que a deixaram com problemas de saúde durante toda a sua vida, devido às péssimas condições em que haviam sido feitos, e na clínica que esteve tinha ao seu lado uma outra senhora que tinha um cancro terminal. Tudo nela espelhava apenas uma coisa, a morte. O cheiro, a cor, o aspecto... TUDO ! Estaria esta pessoa capaz de receber um tratamento que lhe devolvesse a lucidez, depois do próprio cancro em si já lhe ter aberto feridas e chagas pelo corpo todo ? É certo que queremos ser optimistas e esperar sempre por uma cura, mas há casos e casos...
Vamos nós reclamar para nós o direito à vida de pessoas que na sua lucidez, optaram pela morte ? Por uma morte assistida, sem dor, no espaço em que se sentem à vontade, juntos dos seus entes queridos, onde possam perecer de uma forma calma, tranquila e harmoniosa ?
O único argumento que posso utilizar como conclusão deste meu desabafo é este " No meu corpo, além de mim, ninguém manda ".
Por muito que queiram passar a ideia de que tanto a IVG como a Eutanásia são actos irresponsáveis pois retiram a vida a um ser, a minha questão é só esta; não é retirar a dignidade e a liberdade a pessoas que podem estar a morrer sem dignidade ou a seres que se nascerem serão para sempre indesejados por quem os teve ? É esse tipo de pessoas que queremos ter na nossa sociedade ?
Já que na nossa última campanha eleitoral de 20 de Fevereiro se fez "prato forte" destes temas, pode ser que se lembrem agora de levar estes temas de novo à praça pública e que deixem tanto num caso como no outro, a população decidir, depois de uma séria e rigorosa campanha de esclarecimento público. Sem fantasmas nem ameaças. Apenas pelo esclarecimento !

Friday, March 04, 2005


Para uma pequena descontracção de estudo... Nada melhor que um filme de comédia onde reina a distracção e os bons momentos cheios de gargalhadas :) Nada melhor que um filme com o Joe Pesci no seu melhor... O Meu Primo Vinny que deu o Oscar de Melhor Actriz Secundária a Marisa Tomei ( uma pérola do filme ) conta a história de um advogado que vai defender um primo e um amigo deste num caso de homicídio no estado norte-americano do Alabama... Confesso que me diverti bastante a ver este filme, e sempre deixa com uma disposição fora do normal depois de um momento mais pesado... A quem tiver oportunidade de o (re)ver... força nisso :)
I
Don't
Believe
You
Know
Me
!
Como Teoria de Estado... Bebo Teoria de Estado... Sonho Teoria de Estado... Leio Teoria de Estado... Vejo Teoria de Estado... Oiço Teoria de Estado.... Falo Teoria de Estado.... Teoria de Estado... Teoria de Estado... Teoria de Estado... Teoria de Estado... Teoria de Estado... Teoria de Estado... Teoria de Estado... Teoria de Estado... Teoria de Estado... Teoria de Estado... Teoria de Estado... Teoria de Estado... Teoria de Estado... And it will all end... Monday March 7th, 2005 at 6 p.m.

Sunday, February 27, 2005

Por aqui andava eu nas minhas longas horas de organizar os meus apontamentos, correspondências e a preparar-me para sair quando me chega a Otília e o Nuno cá por casa com um convite muito especial....

" Vamo-nos casar, e gostávamos que fosses ao nosso casamento ! "

" Claro que vou !!! :) "

E pronto... Como conclusão de um dia já por si bom, ainda recebo mais esta fantástica notícia :) Só me resta agora esperar pelo dia 9 de Abril e ir receber e contribuir um pouco para a alegria destes dois grandes amigos meus, que entram numa etapa importante da vida deles... Que as felicidades e os momentos grandes se multipliquem daqui para a frente ;)


E chegada mais uma cerimónia de entrega dos Oscars, não podia deixar de fazer a minha previsão sobre quem serão ( espero ) os vencedores desta cerimónia de 2005.
Como tal... Aqui vão as minhas apostas para as principais categorias:
Filme: Million Dollar Baby
Actor: Clint Eastwood ( Million Dollar Baby )
Actriz: Annette Bening ( Being Julia )
Actor Secundário: Morgan Freeman ( Million Dollar Baby )
Actriz Secundária: Cate Blanchett ( The Aviator )
Realizador: Clint Eastwood ( Million Dollar Baby )
Argumento Original: Vera Drake
Argumento Adaptado: Million Dollar Baby
Banda Sonora: A Paixão de Cristo
Fotografia: A Paixão de Cristo
Filme Estrangeiro: Mar Adentro
Direcção Artística: Finding Neverland
E como é óbvio lá vou eu deitar-me bem "cedo" ( sim, porque deve ser lá pelas 5 da manhã que termina o espectáculo ) mas também... é só uma vez por ano !! eh eh !!

Friday, February 25, 2005


Já é conhecida a minha paixão por cinema, e as enormes quantias de dinheiro de gasto para enriquecer a minha colecção de dvd, e quando numa viagem a uma qualquer loja se encontram aqueles preciosidades pelas quais já de certa forma não acreditávamos encontrar, confesso que o meu pequeno coração vibra de alegria ( que infantil que sou ).
Giuseppe Tornatore, vem desde sempre a surpreender-me, sempre pela positiva, com o seu genial talento de contador e realizador de histórias. Aquelas histórias com as quais nos revemos, com as quais sentimos, e com as quais nos emocionamos, choramos ou rimos... As histórias que nos deixam além de pensativos, surpreendidos, tocados... As histórias que, à maneira de cada um, nos fazem sentir vivos. Depois do Cinema Paraíso e Malena, chega a vez d' A Lenda de 1900. Brilhante história, brilhantes cenários, uma ainda mais brilhante banda sonora do génio Ennio Morricone que consegue de cada vez que se decide, a fazer-nos sentir a sua música, e duas fenomenais interpretações de Tim Roth e de Pruitt Taylor Vance.
A Lenda de 1900 é o exemplo perfeito de como os olhares, a música e os diálogos, secundados por belíssimos cenários conseguem fazer um estrondoso filme que foi ( apenas ) galardoado com o Globo de Ouro de Melhor Banda Sonora Original, mas que o mereceu justamente. Este, juntamente com muitos outros é dos filmes que estará na minha memória para sempre guardado.

Thursday, February 24, 2005

Através de uma das mailings lists que subscrevo, neste caso a da Greenpeace, achei muito curioso um dos projectos que esta organização tem, ou seja o Mayors for Peace, onde, temos uma listagem sem fim de Câmaras Municipais pelo mundo fora que já aderiu a este programa. Claro que a minha curiosidade levou-me logo a investigar o que se passava no que dizia respeito à participação portuguesa neste programa, e qual não é o meu espanto quando vejo que SIM, temos três cidades que participam neste programa, sendo elas Lisboa, Porto e Amadora.
Tendo sido este projecto de iniciativa japonesa, ou pelo menos com grande intervenção por parte deste país, dado que um dos seus objectivos é a luta contra o nuclear, e tendo sido este país a vítima de duas bombas atómicas em 1945 sobre Hiroxima e Nagasaki, e sendo Sintra a zona que os japoneses primeiro visitaram na Europa há alguns séculos atrás, estando hoje geminada com outra cidade japonesa, acho extremamente curioso como não é esta nossa "pequena" terriola uma das participantes neste mesmo programa !
Já não é mau termos lá três cidades, sendo duas aqui de bem perto, mas... Falta Sintra... Digam lá o que disserem, a sua presença deveria lá estar referenciada. Talvez lá mais na altura das Autárquicas ! Afinal de contas já nem falta assim tanto tempo para que comece campanha elitoral ( mais uma ) para as ditas, e esse é um bom projecto para caçar o voto do "Zé"...
Tantas iniciativas que até são jeitositas e parece que nós nunca lá estamos em cima delas, literalmente, e que na minha opinião acabamos por perder bastante pois, de um conjunto de iniciativas que poderiam ser tomadas, levando à dinamização e divulgação deste concelho, acabamos por não participar em nada, e perder oportunidades que nos estão assim vedadas.
Fernando Seara, ou outro qualquer.... ABRAM AS PESTANAS !
" A liberdade está no princípio de todas as revoluções "

Albert Camus, L'Homme Révolté

Sunday, February 20, 2005

Eu já votei. E TU ??!!

Hoje foi vê-los.... Todos penteadinhos, com roupa nova e perfumados... Os verdadeiros "cavalos de estado" estavam todos aqui para poder votar... Tias que são tias, tias que não o são.. Betos e betinhas, mas todos a reluzir, espelhando a mais nobre loja de roupa de marca... Quiçá Armani... quiçá quiçá !
Sim, foi hoje... Foi dia de eleições ! Olhando para os demais poderia pensar que estava num enorme casamento, onde todas as pessoas deste "pikena" Sintra tinham sido convidados... Cheguei a ver um os dois TT's.... Faltou o Jaguar...
Sabendo que esta zona vai votar massivamente ( quase ) no PSD, nada de novo se espera, a não ser os boletins informativos que nos vão inundar mais logo pela noite TODA a nossa "santa" televisão, e esperar por males menores, porque falar em BEM é quase impossível, para este "nosso" querido Portugal.

Saturday, February 19, 2005

Liberate

la

PACE
Estava eu a dar uma ronda pelos blogs quando vejo no Just a Girl esta música fantástica que ouvi pela primeira vez no Mulholland Drive do David Lynch. A música está, a meu ver, algo do mais brilhante e mais bem conseguido tanto no filme, que pessoalmente não aprecio, bem como no cinema em geral. Um take de mestre, que deixa a desejar a muitos que o são.


" Llorando "

" Yo estaba bien por un tiempo
Volviendo a sonrire
Luego a noche te vi
Tu mano me tuco
Y el saludo de tu voz
Te hable muy bien y tu
Sin saber
Que estado llorando por tu amor
Llorando por tu amor
Llorando por tu amor
Luego de tu adiós
Senti todo mi dolor
Sola y llorando llorando llorando
No es facil d'entender
Que al verte otra vez
Yo este llorando
Yo que pensé que te olvide
Pero es verdad, es la verdad
Que te quiero aun más
Mucho más que ayer
Dime tu qué puedo hacer
No me quieres ya
Y siempre estaré
Llorando por tu amor
Llorando por tu amor
Tu amor
Se llevo
Todo mi corazón
Y quedo llorando
Llorando
Llorando
Llorando
Llorando
Llorando
Por tu amor "

( letra e música de Roy Orbison & Joe Melson, cantada por Rebekah del Rio )

Monday, February 14, 2005

Isto há coisas que me deixam estupefacto, para não dizer verdadeiramente estúpido... Há frases ou expressões que vão adquirindo um significado mais ou menos negativo, infelizmente são mais as de sentido negativo que outra coisa. Dentro dessas, há as que nos deixam, de certa forma, marcados.
Qual não é o meu espanto, quando, numa aula de Teoria de Estado onde falávamos sobre as liberdades, auto-determinação e soberania, surge o termo " O Trabalho Liberta " como exemplo do que hoje se aplica como mote de algumas das mais belas e bem sucedidas empresas deste "nosso" belo Portugal.
Aquilo que mais me espanta, não é tanto a frase em si, pois à partida não causaria espanto nenhum, visto que, num sentido inocente do assunto poderia pensar que, ao trabalhar tenho um rendimento, e, rendimento esse que me permite adquirir os bens essenciais ou não que contribuem para o meu bem estar social. O que me assusta de facto é que esta frase foi decaldada de algo que, nunca teve intuito ou fim feliz... " Arbeit Macht Frei " era a frase que se encontrava no portão de Auschwitz, e as últimas palavras escritas que milhões de pessoas leram antes de darem entrada no campo de morte, onde milhões de pessoas morreram às mãos dos nazis. Isso sim, é aquilo que me assusta e preocupa profundamente.
Como é que passados 60 anos de liberdade do jugo nazi, empresários e patrões portuguesas usam essa frase como mote de incentivo para com os seus empregados ?!!
Já não falo de valores, porque esses estão perdidos à muito, MAS... Gostava de saber onde está o pingo de moralidade que à partida deveria estar inerente a todo o ser humano, ou até mesmo a boa e velha moral que os portugueses tanto apregoam ter dentro de si.
Isto Fevereiro é um mês em grande por isso....
Andrea amori....
PARABÉNS !!! ......... e que seja um dia MUITO feliz para ti :)
Beijinhos GRANDES !!

Saturday, February 12, 2005


Por uma das tuas datas mais importantes, o 50º, não podia deixar de te enviar um dos postais mais bonitos que encontrei. Muitos mais, com mais felicidade ainda, e que aquilo que sei que ainda desejas se possa concretizar, pois tu mereces. Um beijo enorme para ti mãe.


Tudo aponto para o Bloco de Esquerda.... Será que vai ser mesmo ?

Friday, February 11, 2005


Faleceu o escritor e dramaturgo norte-americano Arthur Miller ( 1915 - 2005 ), que conta com obras como Death of a Salesman ou The Crucible, ambos adaptados ao cinema. Miller foi também casado com a actriz Marilyn Monroe, um dos grandes mitos do cinema.
À minha grande loiraça :D


PARABÉNS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

E que vás sempre contando mais e mais e mais................

Beijinhos grandes ;)

Thursday, February 10, 2005


It's all so quiet.....


Inicia-se hoje um dos mais importantes festivais de cinema do Mundo, a Berlinale. Serão exibidos mais de 300 filmes até ao próximo dia 20 na capital alemã. Apesar de em 2005 haver um separação desta cerimónia da dos Oscars, alguns dos nomeados aos prémios da Academia norte-americana estão aqui presentes, nomeadamente Hotel Rwanda, que pelas recentes críticas está um filme excelente e que não devemos perder das salas de cinema. No entanto, e até dia 20, Berlim é a capital do cinema.

Wednesday, February 09, 2005


Continuando com mais um grande figura do cinema... No Forum Económico em Davos, Suíça, e durante uma conferência que se realizava onde o Presidente da Tanzânia se manifestou pelo envolvimento dos Estados na ajuda ao seu país no combate à malária, onde se queixava da inexistência de, por exemplo, redes para as camas contra os mosquitos, sendo estes os maiores transmissores do virus da malária, a actriz Sharon Stone tomou a palavra dizendo " Gostaria de o ajudar, e espero que aceite o meu donativo de 10 mil dolares ". Após a sua interpelação, onde ainda apelou à contribuíção por parte dos demais presentes, as quantias doadas para esta campanha espontânea atingiram o milhão de dolares. De pequenas acções, se atingem grandes objectivos.. Esperemos que pelo menos este pequeno grande problema consiga a partir daqui, uma mais rápida resolução, e que isto tenha servido como um exemplo que querendo, se pode prolongar.


And the Oscar goes to....... Morgan Freeman ( I HOPE )
Uma pequena reflexão sobre esta campanha eleitoral, e vai ser mesmo pequena porque isto nem merece o esforço.... Será impressão minha, ou isto parecem as antigas campanhas para as legislativas em Itália ? É que se me aparece uma Cicciolina a pôr as suas enormes mamocas à mostra para o povão, eu acho que regredimos uns anitos e estamos mesmo em Itália !!! Ok, já desabafei !

Tuesday, February 08, 2005

You Belong in 1969
1969


If you scored...
1950 - 1959: You're fun loving, romantic, and more than a little innocent. See you at the drive in!
1960 - 1969: You are a free spirit with a huge heart. Love, peace, and happiness rule - oh, and drugs too.
1970 - 1979: Bold and brash, you take life by the horns. Whether you're partying or protesting, you give it your all!

1980 - 1989: Wild, over the top, and just a little bit cheesy. You're colorful at night - and successful during the day.

1990 - 1999: With you anything goes! You're grunge one day, ghetto fabulous the next. It's all good!


What Year Do You Belong In?

Monday, February 07, 2005


" Actually it's quite fun to fight them, you know. It's a hell of a hoot. It's fun to shoot some people. I'll be right up there with you. I like brawling.
You go into Afghanistan, you got guys who slap women around for five years because they didn't wear a veil. You know, guys like that ain't got no manhood left anyway. So it's a hell of a lot of fun to shoot them. "
Pois é.. depois das " bombas humanitárias " de Donald Rumsfeld que eram apontadas para orfanatos onde estavam crianças, só faltava mesmo a " diversão " que há (?) em matar pessoas. Ainda dizia eu que não tinha mais surpresas.. É melhor é calar-me antes que venha mais outra destas para deixar as pessoas de boca aberta.

Sunday, February 06, 2005


A Embaixadora da Boa Vontade do ACNUR-UNHCR Angelina Jolie, participa no documentário a exibir dia 10 de Fevereiro pelas 21 horas no canal MTV, sobre o tráfico e exploração de mulheres para a "indústria" do sexo. Este negócio, que tem vinda a florescer a ritmos assustadores na Europa com o tráfico de mulheres principalmente vindas da Europa de Leste das repúblicas que compunham a ex-União Soviética, tornou-se um dos novos expoentes de atracção para as mafias que também emergiram nesses mesmos países, e que, usam jovens mulheres, que muitas das vezes não ultrapassam os 25 anos de idade, seduzindo-as a emigrarem para os países da Europa Ocidental, entre os quais Portugal, forçando-as depois a usarem o seu corpo como forma de obterem os seus rendimentos e assim terem a prostituíção como modo de vida.
O problema do tráfico de seres humanos seria de certa forma resolvido através da legalização da própria actividade, onde uma mulher caso tivesse este modo de vida, poderia facilmente recorrer a uma autoridade se fosse vítima de agressão ou abuso, bem como teria os seus direitos protegidos pela lei, deixando assim de ser vítima da agressão tanto por parte de quem dela abusa, como também das autoridades que muitas vezes olham para estas mesmas pessoas como " olha a p*** " ( sim sim, linguagem talvez pouco própria, mas que sabemos bem que existe, e que é assim que muitos de "nós" falamos ). Esta legalização da actividade que estas mulheres exercem, causaria, ou seria por si só, uma revolução tanto na sociedade, como nas próprias mentalidades, pois, ao reconhecer e garantir direitos a mulheres que vivem do negócio do sexo, está a sociedade a garantir direitos a cidadãs que, até ao momento, tinham sido alvo da discriminação de toda uma sociedade, facto que acabaria, pois estas mesmas cidadãs passavam a ser protegidas pela lei, passavam a ter organismos que protegiam os seus direitos como trabalhadoras, descontavam para o Estado, pagavam os seus impostos, tinham direitos médicos ( já para não falar em todo o acompanhamento e tratamento que teriam em situação de doenças ), e acima de tudo, passavam a ser cidadãs de pleno direito, coisa que por muito bonito que seja dizer que o são, todos sabemos que na realidade, não é é bem assim.
A questão de fundo que passa por todo este problema, é que a discriminação, é sempre mais fácil pois, evitam-se os problemas e encontramos um bode expiatório para culpar de todos os problemas que assolam a sociedade.. " Está mau, a culpa é "deles" " tem sido a velha máxima que podemos encontrar em todo o tipo de situações em Portugal. Termos alguém a quem culpar em vez de resolvermos e atacarmos o verdadeiro problema ( a existência das mafias, a permissão que elas proliferem, bem como a falta de direitos que estas cidadãs têm ), têm sido, e ainda continua a ser o verdadeiro problema que afecta a nossa sociedade em concreto.
É necessário que se tome atenção aos problemas, os verdadeiros, que afectam a nossa sociedade e a nossa comunidade, de forma a podermos encontrar soluções que os resolvam e garantam a todos uma vida digna e onde os direitos e deveres de cada um sejam respeitados e cumpridos, e não estarmos constantemente na mesma permissividade e passividade a quem bem ( mal ) nos habituámos a viver e estar.
Aconselho vivamente a estarem atentos ao documentário que irá passar dia 10 de Fevereiro nos vários canais MTV Europe, e que pelo menos se comece a estar mais atento ao que se passa à nossa volta. Sei que para muitos é "assustador" pensar que já não estamos assim tão fechados nestas nossas fronteiras com mais de 500 anos, mas a realidade é mesmo essa... O tempo do "orgulhosamente sós", felizmente já passou.

Saturday, February 05, 2005


Até eles, animais pseudo irracionais, conseguem amar-se, com todas as diferenças e raças ou espécies que os separam. É pena, que nós, os supostos racionais, consigamos detectar e encontrar um "inimigo" para além das nossas fronteiras terrestres, impostas, e que nos separam, mesmo com as nossas igualdades, ou diferenças, linguísticas. Terei eu de "odiar" ( palavra forte ! ) o outro, apenas porque nasceu para além das minhas fronteiras ? Ou será nesses outros que posso encontrar aquilo que me falta, e que me completa como ser humano, como individuo, como cidadão deste espaço ? Prefiro optar por uma posição e por um pensamento de complementariedade, e não de exclusão, segregação ou xenofobia.

Tuesday, February 01, 2005


1930 - 2005 O avô trafulha do Fura Vidas... O Padre sem fé no filme Tráfico de João Botelho entre muitos e bons outros papéis de Canto e Castro que ficam na memória de muitos como eu. Adeus, Canto

Sunday, January 30, 2005

" I flew across the room and you get fucked in the eye "
.
" That's just the sweetest thing "
E pronto, depois de já o ter colocado cá, e depois ter misteriosamente desaparecido do blog ( nem me perguntem como ), cá coloco de novo este pequeno questionário me me foi enviado pelo Fishkid e posteriormente também pelo meu amigo magnotico do Despachos. E vamos lá ver se não desaparece desta vez, até porque não vai nada escandaloso :P

1. HAVE YOU EVER USED TOYS OR OTHER THINGS DURING SEX?

Algemas contam ? LOLOL Estou no gozo :P Nunca utilizei nada, é preferível ao "natorel".

2. WOULD YOU CONSIDER USING DILDOS OR OTHER SEXUAL TOYS IN THE FUTURE?

Não me parece... Não digo nunca, mas não me parece mesmo.

3. WHAT IS YOUR KINKIEST FANTASY YOU HAVE YET TO REALIZE?

Eu não tenho fantasias "kinky" Sou um rapaz muito sossegadito e muito inocente :P LOL Não me meto cá com grande fantasias.. Além do mais a minha imaginação é muito pouco produtiva... Hmmmm.... Talvez um dia... sob o intenso calor do deserto da Extremadura espanhola.... Numa viagem a caminho de Madrid LOL ( esta tem destino, por isso depois espero um e-mail detalhado a complementar o dito episódio LOLOL sim, sou mau )...
4. WHO GAVE YOU THIS DILDO?
Como já referi lá mais em cima foi o Fishkid e o magnotico ( sacaninhas ) LOL :P
Próxima Vítimas:

Divirtam-se tanto quanto eu :P

Saturday, January 29, 2005


O meu filme do dia... A Comunidade, realizado por Alex de la Iglésia. Aquela situação de " bahhh, um filme espanhol " desapareceu completamente depois de o ver. As intrigas e a maldade a que uma comunidade de vizinhos chega, para saber onde está a fortuna de um velhote do mesmo prédio, que depois de ter ganho o loto com a ajuda dos mesmos vizinhos, esconde todo o dinheiro sem ajudar ninguém, é sem dúvida alguma delirante. O humor negro num misto de realidade dá a este filme um brilhantismo fenomenal, e para mim põe o cinema espanhol na lista dos mais bem conseguidos. Com um brilhante desempenho de Camen Maura e passado na fantástica Madrid, está de não perder. Faço ainda notar, a breve mas bonita homenagem que no fim os nuestros hermanos dão a Portugal no final do filme.

Thursday, January 27, 2005


1945 - 2005 Os sessenta anos que separam já os nossos dias da maior barbárie do século XX. Os campos de concentração e a tortura do Homem pelo Homem. Auschwitz não pode nem deve ser nunca esquecido.

Mas alguém disto tem dúvidas ? Ou melhor dizendo ainda... Mas alguém quer isto para alguma coisa ? Está certo.. é virado para o mar.. está certo, é ao lado de Espanha... está certo, é na Europa... está certo, temos bom tempo.... mas só de pensar no inconveniente de pouco mais de 10 milhões de pessoas que cá vivem e mal se suportam umas às outras, e com a agravante de se estar na total e completa falência, e miséria tanto económica como social, cultural e espiritual.... Se alguém nos quiser, confesso, até é um milagre...

Tuesday, January 25, 2005

E a propósito de política e politiquices deste "nosso" Portugal, o rectângulo à beira mar plantado... Eu não queria entrar neste assunto por se ter mostrado um tema polémico onde ela ( a polémica ) não existia, MAS, acho que a intervenção do Francisco Louçã esteve correcta. A meu ver, e a interpretação que eu lhe dei, quando falou ao Paulo Portas sobre o direito ou não que ele tinha, referia-se única e exclusivamente ao facto de como é que um homem como o dito Portas que apoia a guerra e a matança de indivíduos no Iraque ( independentemente do regime bárbaro que lá existia ), e os encara como "danos colaterais" tem a "moral" ( podre ) de vir dizer que a "vida é o bem mais precioso que se tem", e ao mesmo tempo quer que mulheres vítimas de violação sejam punidas como 3 a 8 anos de prisão efectiva. É de pensar onde está de facto o ERRO e a hipócrisia.
Encarar a vida Iraquiana como um "dano colateral" ? Encarar um comentário como "espelho da alma dos bloquistas" ? Encarar a prisão e perseguição voluntária de mulheres como "necessário" ? Prendê-las por "assassinato" ?
Cada vez mais me sinto como estando num país Europeu do século XV, sobre a influência rigorosa de uma Igreja cada vez mais retrógrada, e de mentalidades que se dizem no ano 2005 e que são cada vez mais evoluídas, mas onde os costumes e os hábitos são cada vez mais intolerantes e discriminatórios.
Tem VERGONHA Portugal.... Querem um slogan para esta campanha eleitoral ? Aqui o têm...
Cidadãos deste "meu" país, na virtude de me encontrar neste momento SEM um voto político definido para as próximas eleições legislativas devido a um choque de mentalidades com o partido que anteriormente seleccionava para depositar o meu voto, e logo, a minha confiança, venho por este meio pedir que me convençam, no sentido de voto para o próximo acto eleitoral de 20 de Fevereiro de 2005. Urna de voto está neste momento a aceitar propostas !

Saturday, January 22, 2005


Depois de ter visto o blog da Marta, e de lá ter colocado um comentário, achei por bem pôr também aqui no blog um post sobre este Sr. Bush. Post este que apenas e só se vai basear no slogan utilizado, se não estou em erro, em Berlim, numa das manifestações contra a invasão da administração Bush no Iraque... " We Need More Trees, NOT more Bushes "... Para bom entendedor...


Foi o filme que estive a ver hoje, e que por muito que o veja não me deixa de impressionar. É a meu ver um bom hino à liberdade. A forma como um indivíduo não deixa que lhe enclausurem a mente e o pensamento. A forma de viver e estar. A sua liberdade estava apenas e só por si comandada. É a meu ver um, senão O, melhor desempenho até hoje do Jack Nicholson, e que muito justamente lhe deu o Oscar de Melhor Actor em 1976 bem como a EXCELENTE Louise Fletcher para Melhor Actriz pelo seu impressionante desempenho como a Enfermeira Ratchet ( que não posso deixar de admitir que simpatizei BASTANTE com o papel dela ;) ). Voando Sobre um Ninho de Cucos foi também distinguido com o Oscar para Melhor Filme. A quem não viu... Não o percam, porque é para mim quase um crime não poder pelo menos uma vez ver este filme.

Thursday, January 20, 2005


É.... Pronto... Finalmente dou um toque ainda mais pessoal ao blog, com uma foto desta linda e fantástica pessoa que eu era ( e sou ). Sinto-me feliz por ter recuperado este que, tal como diz um amigo meu, é o meu sorriso "malandro" eh eh eh... E cá está...

Wednesday, January 19, 2005

Vocês e o MEU 2004
À Rute pela amizade, ao Flávio e ao Pedro N. por me fazerem rir como não ria há muitooooooooooooooooo tempo, à Andrea pelas conversas inteligentes sempre com uma pontinha de malandrice, ao Frominho pelas discussões mais acesas que tive e por se confirmar como um bom amigo, às minhas loiras Sara e Cláudia por TUDO, ao Giorgio pela enorme amizade e compreensão :) ao Betinho e à Mónica pelos mais bonitos elogios que tive :) ao João Sweet pelo apoio certo, na altura certa, à Paula pela sua ENORME compreensão, ao Hugo pelo sua paciência IMENSA, ao Gonçalo pelas palavras certas em me manterem com ânimo na faculdade, à Sónia pelo maior abraço que tive :) ao Spaghetti pelas suas palavras certeiras ( não é por razão nenhuma que te apelidei com uma "italianada" ), ao B. Alicante por se ter mostrado uma pessoa diferente dos "restantes" ;) ao Miguel por ter sido o verdadeiro abanão, à Tanoco pelo sorriso dela :) ao Tótó também... apesar dele não me dar prenda de Natal desde 1900 e troca o passo e ao Vavá ( lol desde que vi esta no msn não me resisti mais ) por se mostrar a pessoa com a capacidade que tem e não desistir.
Aos que não referi aqui.. Acreditem que TODOS têm a importância que SEMPRE tiveram para mim, e que dela não me esqueço :) E ainda nem um prémio ganhei... Se acabo a receber o Nobel ou um Oscar... tenho discurso para três ou quatro horas LOL

Thursday, January 13, 2005


E para juntar o útil ao agradável ! Podemos ler na legenda que o vermelho representa os Americanos que são a favor da guerra na Iraque. A branco temos os Americanos que são contra a dita guerra. E a azul temos aqueles que nem sabem onde o Iraque é.... "Bonito" não ?!!


Mais palavras para quê ?! De facto está uma das melhores montagens de sempre !

Friday, January 07, 2005

" Falem e digam o que quiserem porque aqui na minha aula estamos num espaço de liberdade. "

" Tem a certeza disso professora ? "

" Sim claro... Afinal não estão a formar-se para cientistas políticos ? É óbvio que têm de ter um espaço onde podem falar com liberdade "

" Bem, então assim sendo... Na minha opinião......... "

Ora aqui está o primeiro grande erro... " Na minha opinião... ". Termos opinião para dar sobre os mais diversos assuntos quando nos encontramos em terreno hostil, é sem dúvida um problema enorme. Sem darmos conta estamos metidos numa areia movediça, e de lá não conseguimos sair. Solução... Ou nos lixamos ( para não dizer outra ), calamos e seguimos em frente, ou então, e a opção que adopto, vai mais um sorriso ou gargalhada que anima a malta.

Consequência: " Eh lá... aquele deve sofrer de insanidade temporária ! "

Mas que se lixe... ora se é preso por ter cão, ora por não o ter, por isso que se lixem os comentários paralelos, que felizmente não passam disso.
Espaço de liberdade uma sala de aula ? YEAH RIGHT !!!

Saturday, January 01, 2005

BOM ANO NOVO.... 2005 cheio de felicidades :)

Friday, December 31, 2004

Como já cá não devo voltar antes de 2005....... BOM ANO a quem por cá no futuro passar... e ADEUS de vez 2004... que deixas poucas saudades...


A estupidez de alguns ao máximo!

A SIC Notícias passou uma reportagem onde entrevistaram portugueses que partiram depois da tragédia humanitária para a Tailândia, mantendo as férias marcadas como antes de tudo acontecer e de milhares e milhares de pessoas morreram ( contam-se no momento em que o escrevo mais de 100 mil ) numa das maiores catástrofes naturais de sempre.
Dulce Ferreira respondeu que já tinha as férias marcadas, que não tinha ficado nada preocupada com o que tinha acontecido, porque os pais, que lá estavam, tinham enviado uma mensagem a dizer que tinha havido "uns tsunamis e umas coisas", mas estavam bem.
Quando a jornalista lhe pergunta se estava triste com toda a situação Dulce Ferreira respondeu "sim, claro, agora já não vou ter todas as condições de férias que iria ter se por acaso não tivesse acontecido nada disto. por outro lado, estou contente, porque vejo as coisas mais ao natural, como elas são."
Aqui segue a fotografia da "inteligente" besta do ano 2004 esperando muito sinceramente que o rosto deste espécimen que um chamo de ANIMAL não seja esquecido, juntamente com a memória daqueles mais de 100 mil indivíduos que morreram. Mas... desde que esta besta tenha as suas férias imaculadas, sabemos que tudo neste mundo estará sempre, "SEMPRE" bem... Um bom 2005 também para si, sua grande e real BESTA que dá pela nome de Dulce Ferreira.

Saturday, December 18, 2004


Beyond Borders - Amor Sem Fronteiras foi o filme que comprei hoje. Gosto da Actriz, Anjelina Jolie, o tipo de história está feito à medida do género que eu gosto, e o filme surpreendeu-me pela positiva.
Cconfesso que já não esperava mais nenhum filme este Natal... Mas no momento em que me passam um cartão para as mãos e me dizem " Vai lá comprar um DVD "... Ora... quem sou eu para o recusar.. E pronto.. Foi a minha escolha deste fim de semana.
Uma história de amor, ou amor desencontrado, com um fundo que se baseia no drama dos refugiados e dos deslocados neste nosso pequeno GRANDE planeta, que aconselho a quem não o tenha ainda visto, ou queira rever.

Wednesday, December 15, 2004


Começo a minha selecção dos melhores filmes que vi este ano... Uma Casa na Bruma é sem dúvida um deles.. Desempenhos fantásticos de Ben Kingsley, Jennifer Connelly e Shoreh Agdashloo, um argumento excelente magnificamente dirigido por Vadim Perelman e uma banda sonora de cortar a respiração. Um dos exemplos máximos do bom cinema que passou este ano pelas nossas salas.

Sunday, December 12, 2004

Recebi, para grande entusiasmo meu, o link onde podemos votar para os People Choice Awards 2004. Pela primeira vez é o público que escolhe directamente quais os vencedores. Entre os vários nomeados temos filmes como Farenheit 9/11, A Paixão de Cristo ou Shrek 2.
Para quem é "amante" do cinema, tem aqui uma oportunidade de votar. É certo que algumas das categorias podem ser "menos importantes", mas sempre é uma forma de recompensar os filmes de que gostamos, bem como os actores e músicos ou até mesmo séries de televisão. Aproveitem agora porque os People Choice Awards são já atribuídos no próximo dia 9 de Janeiro de 2005.