Josef Ratzinger, cardeal alemão e braço direito do último Papa João Paulo II, agora renomeado Bento XVI, é o novo Papa, líder do Vaticano e líder da Igreja Católica.
Tuesday, April 19, 2005
Josef Ratzinger, cardeal alemão e braço direito do último Papa João Paulo II, agora renomeado Bento XVI, é o novo Papa, líder do Vaticano e líder da Igreja Católica.
Monday, April 18, 2005
Sunday, April 17, 2005
Saturday, April 16, 2005
Thursday, April 14, 2005
Wednesday, April 13, 2005
Saturday, April 02, 2005
Não sou católico praticante, temente e crente em "deus", nem tão pouco acredito em teorias de divindades e actos gloriosos e que devem ser temidos, unidos a uma mão superior e coordenadora de toda a actividade humana.
Dito isto, e quem me conhece sabe bem, acredito sim em pessoas. Homens e mulheres que aplicam um pouco de si numa prática pelo bem. Pelo seu próximo. Pelo seu semelhante. Por si próprios. Aplicarem aquilo que sabem e têm consciência que podem usar, numa tentativa de reconciliar, amar, ajudar, abraçar, rir, chorar, sofrer, acarinhar aquele que junte de si carece dessas mesmas acções e reacções.
Acredito no bem e no mal que eu, tu e os outros podemos fazer. Acredito nas escolhas que cada um de nós toma, e que vão constantemente influenciar todos aqueles que se encontram perto de nós. Acredito na escolha.
Afastando o catolicismo como inicialmente referi, falta-me então falar na característica humana que reconheço nas pessoas. Numa pessoa: João Paulo II... O Karol.
A sua dimensão humana passa aquilo que à partida está exposto às câmaras de televisão e demais comunicação social. Ultrapassa limites de muitos de nós, da maioria. A sua vida como resistente polaco à ocupação Nazi na sua mãe Polónia, país que foi dilacerado pelas loucuras e insanidades humanas. A sua consequente ocupação pelos mesmos bárbaros desta vez revestidos com a capa do Comunismo. Uma vida atribulada dedicada ao seu próximo.
A sua chegada ao Vaticano. O Papa vermelho.. o Papa comunista. Simplesmente não vêem o Homem. O Homem que contribuiu para a queda do Muro da Vergonha de Berlim. O Homem que contribuiu para a proximidade dos povos Europeus, afastados durante anos devido ao jugo ocidente / oriente. O Homem que apontou o dedo à insanidade Balcânica. Que apontou o dedo a W. Bush e à sua sede pelo poder descontrolado. Que apontou o dedo a todos nós pela nossa inércia face a problemas e conflitos que poderíamos também nós contribuir para resolver. Que a si próprio apontou o dedo, pelos enormes silêncios ao Holocausto, Inquisição e Esclavagismo.
Como todos os Homens, que o é, teve os seus defeitos, grandes. Mas como todos os Homens, não merece também ele o nosso perdão ? Não perdoamos a um amigo que nos ofendeu ? Não perdoamos a um pai que nos bateu ? Não perdoamos ao nosso filho pelo seu maior acto criminoso, porque afinal somos os seus pais ? Não perdoamos uma traição ? Não olhamos para o lado quando passamos por um mendigo ? Não mudamos de canal na TV quando vimos um massacre na Bósnia ? Em Timor ? Na Somália ? Não perdoamos quando o nosso melhor amigo fala mal do povo vizinho ?
.
Perdoar !
.
Aquilo que queremos para nós, e raramente, quase nunca, o fazemos para o outro; ter a capacidade de perdoar.
.
Correndo o risco deste post receber o maior número de críticas, ou não, resta-me dizer que sinto o vazio, ME sinto vazio, por uma pessoa que admiro pelas suas intervenções, posições e ditos, pela sua capacidade e dimensão humana, se ter agora perdido.
.
João Paulo II / Karol Wojtyla
18.Maio.1920 - 02.Abril.2005
Sunday, March 27, 2005
Wednesday, March 23, 2005
Fausto 5.0 é sem dúvida um excelente exemplo do melhor cinema fantástico e também do BOM cinema espanhol.
Monday, March 21, 2005
Funny Games - Brincadeiras Perigosas, filme de 1997 do realizador austríaco Michael Haneke, é bem capaz de ser um dos dois filmes mais violentos que vi até hoje, juntamente com o Irreversible, de GAspar Noë.
Seguindo uma sugestão da Sara do Cacaoccino, e de um convite da Filipa, lá fomos os dois à Videoteca Municipal de Lisboa assistir a este filme À Cause d'Un Garçon, de Fabrice Cazeneuve.
Mais uma sugestão dinematográfica, é este brilhante filme Venha Ver o Paraíso, de Alan Parker, realizador entre outros de Mississippi em Chamas, Evita e Expresso da Meia Noite. Venha Ver o Paraíso, é a história de um americano que se apaixona e casa com uma americana de origem japonesa contra a vontade do seu pai, japonês de nascimento, e durante um dos períodos mais conturbados da História Mundial, ou seja, a Segunda Grande Guerra. A história de Lily e Jack ( Tamlin Tomita e Dennis Quaid em brilhantes papéis ) complica-se quando o Japão ataca a base naval norte-americana de Pearl Harbor, fazendo assim com que as suas vidas sejam marcadas e tocadas pelos conflitos que a partir daí se avizinhavam.
Sunday, March 20, 2005
Sim, confesso... GOSTO do filme Legally Blonde :P Gosto bastante aliás... Porquê ? Porque tem tudo para deixar uma tipo bem disposto, rir, e de certa forma encontrarmos pontos semelhantes ao dia-a-dia pessoal... Sei lá... É um filme que me deixa bem disposto !!! That's it... Como diria o Rui... " Stupid But Good " :P Afinal... Quem é que não tem um pequeno ( grande ) loiro no seu espírito ???!!! ;)
Saturday, March 19, 2005
Friday, March 18, 2005
A História de Adèle H. ( H. sendo de Hugo, a filha do grande escritor francês Victor Hugo ). Este filme realizado pelo mestre François Truffaut ( que tem uma fugaz aparição no filme ) retrata a vida de Adèle Hugo, magnificamente desempenhada por Isabelle Adjani, interpretação que lhe valeu o Cesar de Melhor Actriz e rendeu uma nomeação aos Oscars, e o seu percurso durante jovem, em que seguiu um oficial britânico para o Canadá e depois para as Ilhas Barbados, e como enlouqueceu devido a este amor não ser correspondido, bem como pelo seu profundo trauma pela morte da irmã.
Thursday, March 17, 2005
Wednesday, March 16, 2005
Tuesday, March 15, 2005
Sunday, March 13, 2005
Saturday, March 12, 2005
Friday, March 11, 2005
Falou-se muita coisa... Disse-se muito mal... Muitas críticas e com muito pouco conteúdo, a meu ver, apenas como uma forma destruitiva. Começo a pensar que a Nicole Kidman é um problema para of filmes que faz. Ninguém gostou do Disposta a Tudo, nem do Moulin Rouge, nem d'As Horas... Basicamente, ninguém gosta dela !
Wednesday, March 09, 2005
E mais um filme para descomprimir das diárias insanidades mentais... De preferência um BOM filme. Comprei este Luta Cega por engano, pois pensei que era um outro que em tempos vi. Mas em nada me desiludi com a escolhe que tive, pois trata-se de um filme excelente, centrado na época do conflito civil no Líbano em que muitos ocidentais eram raptados como forma de mostrar ao Mundo, o que de facto se passava no Médio Oriente.
Além de ser um filme com uma história que, por motivos menos felizes, está sempre presente, Luta Cega é ainda um excelente exemplo de como dois homens que, à partida, poderiam ser rivais, sendo que um deles é britânico e o outro irlandês de Belfast, conseguem juntos travar uma boa amizade apesar das suas previsiveis "distâncias". Muito boa "gente" poderia ver este filme, que apesar do seu importante contributo histórico, tem ainda um contributo que força maior... A Humanidade existente em cada um de nós, e por outro lado o lado mais animal e selvagem a que podemos chegar. É sem dúvida um filme que por um acaso me chegou às mãos, mas daqueles que sem dúvida alguma ficam na memória.
Monday, March 07, 2005
Como conclusão deste último texto que enviei... Aqui fica o cartaz de um GRANDE filme Mar Adentro, de Alejandro Amenabar, e com o excelente Javier Bardem no papel principal que lhe valeu o Goya de Melhor Actor, a Coppa Volpi em Veneza e uma nomeação ao Globo de Ouro de Melhor Actor em Drama.
Friday, March 04, 2005
Para uma pequena descontracção de estudo... Nada melhor que um filme de comédia onde reina a distracção e os bons momentos cheios de gargalhadas :) Nada melhor que um filme com o Joe Pesci no seu melhor... O Meu Primo Vinny que deu o Oscar de Melhor Actriz Secundária a Marisa Tomei ( uma pérola do filme ) conta a história de um advogado que vai defender um primo e um amigo deste num caso de homicídio no estado norte-americano do Alabama... Confesso que me diverti bastante a ver este filme, e sempre deixa com uma disposição fora do normal depois de um momento mais pesado... A quem tiver oportunidade de o (re)ver... força nisso :)
Sunday, February 27, 2005
" Vamo-nos casar, e gostávamos que fosses ao nosso casamento ! "
" Claro que vou !!! :) "
E chegada mais uma cerimónia de entrega dos Oscars, não podia deixar de fazer a minha previsão sobre quem serão ( espero ) os vencedores desta cerimónia de 2005.
Friday, February 25, 2005
Já é conhecida a minha paixão por cinema, e as enormes quantias de dinheiro de gasto para enriquecer a minha colecção de dvd, e quando numa viagem a uma qualquer loja se encontram aqueles preciosidades pelas quais já de certa forma não acreditávamos encontrar, confesso que o meu pequeno coração vibra de alegria ( que infantil que sou ).
Thursday, February 24, 2005
Sunday, February 20, 2005
Saturday, February 19, 2005
" Llorando "
" Yo estaba bien por un tiempo
Volviendo a sonrire
Luego a noche te vi
Tu mano me tuco
Y el saludo de tu voz
Te hable muy bien y tu
Sin saber
Que estado llorando por tu amor
Llorando por tu amor
Llorando por tu amor
Luego de tu adiós
Senti todo mi dolor
Sola y llorando llorando llorando
No es facil d'entender
Que al verte otra vez
Yo este llorando
Yo que pensé que te olvide
Pero es verdad, es la verdad
Que te quiero aun más
Mucho más que ayer
Dime tu qué puedo hacer
No me quieres ya
Y siempre estaré
Llorando por tu amor
Llorando por tu amor
Tu amor
Se llevo
Todo mi corazón
Y quedo llorando
Llorando
Llorando
Llorando
Llorando
Llorando
Por tu amor "
( letra e música de Roy Orbison & Joe Melson, cantada por Rebekah del Rio )
Monday, February 14, 2005
Saturday, February 12, 2005
Friday, February 11, 2005
Thursday, February 10, 2005
Inicia-se hoje um dos mais importantes festivais de cinema do Mundo, a Berlinale. Serão exibidos mais de 300 filmes até ao próximo dia 20 na capital alemã. Apesar de em 2005 haver um separação desta cerimónia da dos Oscars, alguns dos nomeados aos prémios da Academia norte-americana estão aqui presentes, nomeadamente Hotel Rwanda, que pelas recentes críticas está um filme excelente e que não devemos perder das salas de cinema. No entanto, e até dia 20, Berlim é a capital do cinema.
Wednesday, February 09, 2005
Continuando com mais um grande figura do cinema... No Forum Económico em Davos, Suíça, e durante uma conferência que se realizava onde o Presidente da Tanzânia se manifestou pelo envolvimento dos Estados na ajuda ao seu país no combate à malária, onde se queixava da inexistência de, por exemplo, redes para as camas contra os mosquitos, sendo estes os maiores transmissores do virus da malária, a actriz Sharon Stone tomou a palavra dizendo " Gostaria de o ajudar, e espero que aceite o meu donativo de 10 mil dolares ". Após a sua interpelação, onde ainda apelou à contribuíção por parte dos demais presentes, as quantias doadas para esta campanha espontânea atingiram o milhão de dolares. De pequenas acções, se atingem grandes objectivos.. Esperemos que pelo menos este pequeno grande problema consiga a partir daqui, uma mais rápida resolução, e que isto tenha servido como um exemplo que querendo, se pode prolongar.
Tuesday, February 08, 2005
| You Belong in 1969 |
|
Monday, February 07, 2005
" Actually it's quite fun to fight them, you know. It's a hell of a hoot. It's fun to shoot some people. I'll be right up there with you. I like brawling.
You go into Afghanistan, you got guys who slap women around for five years because they didn't wear a veil. You know, guys like that ain't got no manhood left anyway. So it's a hell of a lot of fun to shoot them. "
Sunday, February 06, 2005
A Embaixadora da Boa Vontade do ACNUR-UNHCR Angelina Jolie, participa no documentário a exibir dia 10 de Fevereiro pelas 21 horas no canal MTV, sobre o tráfico e exploração de mulheres para a "indústria" do sexo. Este negócio, que tem vinda a florescer a ritmos assustadores na Europa com o tráfico de mulheres principalmente vindas da Europa de Leste das repúblicas que compunham a ex-União Soviética, tornou-se um dos novos expoentes de atracção para as mafias que também emergiram nesses mesmos países, e que, usam jovens mulheres, que muitas das vezes não ultrapassam os 25 anos de idade, seduzindo-as a emigrarem para os países da Europa Ocidental, entre os quais Portugal, forçando-as depois a usarem o seu corpo como forma de obterem os seus rendimentos e assim terem a prostituíção como modo de vida.
Saturday, February 05, 2005
Até eles, animais pseudo irracionais, conseguem amar-se, com todas as diferenças e raças ou espécies que os separam. É pena, que nós, os supostos racionais, consigamos detectar e encontrar um "inimigo" para além das nossas fronteiras terrestres, impostas, e que nos separam, mesmo com as nossas igualdades, ou diferenças, linguísticas. Terei eu de "odiar" ( palavra forte ! ) o outro, apenas porque nasceu para além das minhas fronteiras ? Ou será nesses outros que posso encontrar aquilo que me falta, e que me completa como ser humano, como individuo, como cidadão deste espaço ? Prefiro optar por uma posição e por um pensamento de complementariedade, e não de exclusão, segregação ou xenofobia.
Tuesday, February 01, 2005
Sunday, January 30, 2005
1. HAVE YOU EVER USED TOYS OR OTHER THINGS DURING SEX?
Algemas contam ? LOLOL Estou no gozo :P Nunca utilizei nada, é preferível ao "natorel".
2. WOULD YOU CONSIDER USING DILDOS OR OTHER SEXUAL TOYS IN THE FUTURE?
Não me parece... Não digo nunca, mas não me parece mesmo.
3. WHAT IS YOUR KINKIEST FANTASY YOU HAVE YET TO REALIZE?
Eu não tenho fantasias "kinky" Sou um rapaz muito sossegadito e muito inocente :P LOL Não me meto cá com grande fantasias.. Além do mais a minha imaginação é muito pouco produtiva... Hmmmm.... Talvez um dia... sob o intenso calor do deserto da Extremadura espanhola.... Numa viagem a caminho de Madrid LOL ( esta tem destino, por isso depois espero um e-mail detalhado a complementar o dito episódio LOLOL sim, sou mau )...
- Diabo da Tasmânia ( LOL )
Divirtam-se tanto quanto eu :P
Saturday, January 29, 2005
O meu filme do dia... A Comunidade, realizado por Alex de la Iglésia. Aquela situação de " bahhh, um filme espanhol " desapareceu completamente depois de o ver. As intrigas e a maldade a que uma comunidade de vizinhos chega, para saber onde está a fortuna de um velhote do mesmo prédio, que depois de ter ganho o loto com a ajuda dos mesmos vizinhos, esconde todo o dinheiro sem ajudar ninguém, é sem dúvida alguma delirante. O humor negro num misto de realidade dá a este filme um brilhantismo fenomenal, e para mim põe o cinema espanhol na lista dos mais bem conseguidos. Com um brilhante desempenho de Camen Maura e passado na fantástica Madrid, está de não perder. Faço ainda notar, a breve mas bonita homenagem que no fim os nuestros hermanos dão a Portugal no final do filme.
Thursday, January 27, 2005
Mas alguém disto tem dúvidas ? Ou melhor dizendo ainda... Mas alguém quer isto para alguma coisa ? Está certo.. é virado para o mar.. está certo, é ao lado de Espanha... está certo, é na Europa... está certo, temos bom tempo.... mas só de pensar no inconveniente de pouco mais de 10 milhões de pessoas que cá vivem e mal se suportam umas às outras, e com a agravante de se estar na total e completa falência, e miséria tanto económica como social, cultural e espiritual.... Se alguém nos quiser, confesso, até é um milagre...
Tuesday, January 25, 2005
Saturday, January 22, 2005
Depois de ter visto o blog da Marta, e de lá ter colocado um comentário, achei por bem pôr também aqui no blog um post sobre este Sr. Bush. Post este que apenas e só se vai basear no slogan utilizado, se não estou em erro, em Berlim, numa das manifestações contra a invasão da administração Bush no Iraque... " We Need More Trees, NOT more Bushes "... Para bom entendedor...
Foi o filme que estive a ver hoje, e que por muito que o veja não me deixa de impressionar. É a meu ver um bom hino à liberdade. A forma como um indivíduo não deixa que lhe enclausurem a mente e o pensamento. A forma de viver e estar. A sua liberdade estava apenas e só por si comandada. É a meu ver um, senão O, melhor desempenho até hoje do Jack Nicholson, e que muito justamente lhe deu o Oscar de Melhor Actor em 1976 bem como a EXCELENTE Louise Fletcher para Melhor Actriz pelo seu impressionante desempenho como a Enfermeira Ratchet ( que não posso deixar de admitir que simpatizei BASTANTE com o papel dela ;) ). Voando Sobre um Ninho de Cucos foi também distinguido com o Oscar para Melhor Filme. A quem não viu... Não o percam, porque é para mim quase um crime não poder pelo menos uma vez ver este filme.
Thursday, January 20, 2005
Wednesday, January 19, 2005
Thursday, January 13, 2005
Friday, January 07, 2005
" Tem a certeza disso professora ? "
" Bem, então assim sendo... Na minha opinião......... "
Consequência: " Eh lá... aquele deve sofrer de insanidade temporária ! "
Saturday, January 01, 2005
Friday, December 31, 2004
A estupidez de alguns ao máximo!
A SIC Notícias passou uma reportagem onde entrevistaram portugueses que partiram depois da tragédia humanitária para a Tailândia, mantendo as férias marcadas como antes de tudo acontecer e de milhares e milhares de pessoas morreram ( contam-se no momento em que o escrevo mais de 100 mil ) numa das maiores catástrofes naturais de sempre.
Dulce Ferreira respondeu que já tinha as férias marcadas, que não tinha ficado nada preocupada com o que tinha acontecido, porque os pais, que lá estavam, tinham enviado uma mensagem a dizer que tinha havido "uns tsunamis e umas coisas", mas estavam bem.
Quando a jornalista lhe pergunta se estava triste com toda a situação Dulce Ferreira respondeu "sim, claro, agora já não vou ter todas as condições de férias que iria ter se por acaso não tivesse acontecido nada disto. por outro lado, estou contente, porque vejo as coisas mais ao natural, como elas são."
Aqui segue a fotografia da "inteligente" besta do ano 2004 esperando muito sinceramente que o rosto deste espécimen que um chamo de ANIMAL não seja esquecido, juntamente com a memória daqueles mais de 100 mil indivíduos que morreram. Mas... desde que esta besta tenha as suas férias imaculadas, sabemos que tudo neste mundo estará sempre, "SEMPRE" bem... Um bom 2005 também para si, sua grande e real BESTA que dá pela nome de Dulce Ferreira.
Saturday, December 18, 2004
Beyond Borders - Amor Sem Fronteiras foi o filme que comprei hoje. Gosto da Actriz, Anjelina Jolie, o tipo de história está feito à medida do género que eu gosto, e o filme surpreendeu-me pela positiva.
Wednesday, December 15, 2004
Começo a minha selecção dos melhores filmes que vi este ano... Uma Casa na Bruma é sem dúvida um deles.. Desempenhos fantásticos de Ben Kingsley, Jennifer Connelly e Shoreh Agdashloo, um argumento excelente magnificamente dirigido por Vadim Perelman e uma banda sonora de cortar a respiração. Um dos exemplos máximos do bom cinema que passou este ano pelas nossas salas.






































