Monday, March 21, 2005

Anedota da semana:

Perder 20 minutos a ver a ARtv ( Assembleia da República tv ) e "descobrir" que emitem muitos sons pela boca, e dizem, de facto, MUITO pouco.

Sunday, March 20, 2005


Sim, confesso... GOSTO do filme Legally Blonde :P Gosto bastante aliás... Porquê ? Porque tem tudo para deixar uma tipo bem disposto, rir, e de certa forma encontrarmos pontos semelhantes ao dia-a-dia pessoal... Sei lá... É um filme que me deixa bem disposto !!! That's it... Como diria o Rui... " Stupid But Good " :P Afinal... Quem é que não tem um pequeno ( grande ) loiro no seu espírito ???!!! ;)

Saturday, March 19, 2005

Porque hoje me fizeram falta...

Alfredo
Graça
Teresa
Nuno
Dinis
Paulo
Luísa
João
Gertrudes
Zé Manel
Paula
Diogo
Tomás
Cecília

Friday, March 18, 2005


A História de Adèle H. ( H. sendo de Hugo, a filha do grande escritor francês Victor Hugo ). Este filme realizado pelo mestre François Truffaut ( que tem uma fugaz aparição no filme ) retrata a vida de Adèle Hugo, magnificamente desempenhada por Isabelle Adjani, interpretação que lhe valeu o Cesar de Melhor Actriz e rendeu uma nomeação aos Oscars, e o seu percurso durante jovem, em que seguiu um oficial britânico para o Canadá e depois para as Ilhas Barbados, e como enlouqueceu devido a este amor não ser correspondido, bem como pelo seu profundo trauma pela morte da irmã.
Apesar de já antigo ( 1975 ) e de só à pouco tempo o ter visto em dvd, o qual aproveitei para comprar, este filme ( entre outros ) mostra como afinal o cinema europeu não é assim tão intragável como muitos de nós pensamos, e falando por mim, só mostra como dá mais vontade de conhecer sempre um pouco mais do "fora da tendência" americana, que em muitos casos actualmente já vai deixando a desejar. É sem dúvida uma boa escolha, e que não deve ser esquecida.
Não há nada, mas NADA... N-A-D-A.... mais irritante ao cimo desta santa terrinha do que quando acontece isto:
Loja: - Vai desejar factura ?
Eu: - Ah sim, se faz favor..
Loja: - E em que nome vai ?
Eu: - Paulo Peralta...
Loja: - Aqui tem... "
E quando vou a ver.... Lá está... " Paulo Pralta " ou então " Paulo Peralt " ou a minha ALLTIME FAVOURITE ( NOT ) " Paulo Pirata " ( e à custa desta do "Pirata" ainda pensaram que tinha sido um antigo cliente que tinha passado não sei quantas dezenas de contos de cheques sem cobertura na loja.
É que... 'tá bem... O apelido não é português... Pode haver alguma confusão... A malta é jovem... Há sempre quem tenha ouvido por lavar e limpar, e todos nós sabemos o mal que a "cera" faz ao pessoal... Mas por favor... POR FAVOR... Eu não ando por aí a chamar ninguém de Preira, Sillva, Cuelho e afins... por isso comecem a ter respeito pelo meu rico apelido, que foi conservado por tanta gente ao longo de uns largos séculos, não mo comecem a matar agora só porque têm ouvido mal lavadito.. E convenhamos... Higiene é sempre bonita e recomenda-se !!! ( sem desperdícios de água se faz favor, por é um bem para com o qual não devemos ter desrespeito nem leveza em andar por aí com torneiras abertas em enormes desperdícios ).
É que quanto ao meu nome que se "lixe" ( salvo seja )... Agora no que diz respeito ao apelido.. é algo de falta de nível ( para não dizer outra ) andarem por aí a errar ou ignorar algo que tão bem caracteriza a história pessoal de cada um.
Tenha dito... Já desabafei, e agora venham os comentários reaccionários de toda a santa pessoazinha que já me errou o apelido ! ( Dou conta de vocês todos, e como sou bem mais chato, vamos ver quem desiste primeiro de dar a sua resposta ) :P
" Não há nada mais prático do que uma boa teoria "

Thursday, March 17, 2005

Estava eu hoje a conversar no messenger com a DeVoor ao mesmo tempo que dava mais uma vista de olhos pelo mail a ver o que de novo havia, quando entre eles estava um intitulado de Brutalidade Humana.
Normalmente quando me aparecem estes mail's acabo por apagá-los sem ver o que por lá trazem, visto que normalmente não passam de meia dúzia de parvoíces que vão vigorando devido ao sensacionalismo do nome do mail, mas, tendo em conta a pessoa que mo enviou ser minimamente credível e nunca envia disto, lá me decidi a vê-lo.
Não me arrependo de o ter visto, mas ao mesmo tempo nunca imaginei enjoar-me TANTO ao ver um mail, como aconteceu com este... De facto o termo Brutalidade Humana aplica-se aqui e MUITO BEM. Como se isto não bastasse, ainda o complementam com isto, fazendo com que vergonhoso e triste ( não de sentimento, mas pelas desumanidade ) sejam as duas únicas palavras que me passam pela cabeça !
Aviso já que não é fácil ver isto, pelo menos para pessoas bem formadas, mas.... depois de o ver, é sempre "bom" saber o que por este nosso mundo está a acontecer... Se fosse de me meter em calmantes ou coisas do género... Acho que depois disto, bem precisava de meter-me numa embalagem inteira !!!
Cada vez mais me desiludo....

Wednesday, March 16, 2005

Aujourd'hui j'ai tué un de mes rèves !

Tuesday, March 15, 2005

Porque tem dias que não apetece dizer NADA !

Monday, March 14, 2005


Se o título já não dissesse tudo, o seu visionamento falaria por si... Mais palavras para quê ? :)

Sunday, March 13, 2005

Everybody's Changing... Including ME !
( why don't you notice it ? )


I can't believe a masterpiece could match your face Marilyn

Saturday, March 12, 2005

Miss Sarajevo
" Is there a time for keeping your distance
A time to turn your eyes away
Is there a time for keeping your head down
For getting on with your day
Is there a time for kohl and lipstick
A time for cutting hair
Is there a time for high street shopping
To find the right dress to wear
Here she comes
Heads turn around
Here she comes
To take her crown
Is there a time to run for cover
A time for kiss and tell
Is there a time for different colours
Different names you find it hard to spell
Is there a time for first communion
A time for East 17
Is there a time to turn to Mecca
Is there time to be a beauty queen
Here she comes
Beauty plays the clown
Here she comes
Surreal in her crown
Dici che il fiume
Trova la via al mare
E come il fiume
Giungerai a me
Oltre i confini
E le terre assetate
Dici che come fiume
Come fiume...
L'amore giunger
L'amore...
E non so più pregare
E nell'amore non so più sperare
E quell'amore non so più aspettare
Is there a time for tying ribbons
A time for Christmas trees
Is there a time for laying tables
And the night is set to freeze "
MADRID
Tomei o primeiro contacto com esta cidade no já distante ano de 1990. Com os meus apenas 10 anos de idade, aquilo que me interessava mais era saber se tinha "coisas giras" para ver. Se existia algo que me despertasse o interesse e me fizesse gostar do passeio. A única coisa que achei piada foram os enormes jardins, que suponho serem do Museu do Prado, que além de alguma esculturas que lá tinham na altura, tinha já instrumentos centenários também espalhados pelos mesmos.
E claro, qual a típica viagem por um país de futebol, que não consagrasse uma passagem por um dos seus mais emblemáticos estádios, o Santiago Barnabéu, que, como é óbvio, tinha de lá estar. Enfim... Coisas pequenas que me satisfazem ( ou satisfaziam ) os horizontes. Não eram pequenos, eram apenas mais limitados !
Algo sempre me ligou tanto a Espanha como a Itália, e aqueles que de mais perto comigo privam bem o sabem. Tenha Portugal um defensor tão grande em nacionais destes países, como têm os mesmos aqui na minha pessoa, alguém que os defenda das línguas mal-dizentes que povoam o espírito português. Esse "algo" que me ligava a estes países, era nesta altura algo que me ultrapassava. Algo que com a maturidade ( alguma ) e com o passar do tempo se veio a descobrir. Falo das minhas raízes. As minhas origens. Aquela empatia que se sente por algo sem saber de facto o porquê, e que com o tempo se desmistifica. É o tal "chamamento do sangue" como por vezes em tom de piada ( mas com muito sentimento ) digo, que sempre me fez olhar para o outro lado, com os meus verdadeiros olhos. Não estes verdes que tenho na cara, mas os que no fundo expressam o nosso pensamento.... Os "olhos" do coração.
Já por duas vezes que fui acordado com a frase " Paulo acorda que se passou algo ! "... Algo que seria melhor nunca ter acontecido... Momentos que não deveria ter visto... Palavras que deveria não ter escutado...
Tal como aproximadamente 3 anos antes... Ao acordar e ligar a televisão vi aquilo que não esperava ter visto. Tal como no 11 de Setembro de 2001 de Nova York e Washington, também o 11 de Março de 2004 passou a fazer parte do meu imaginário do macabro. O meu imaginário da podridão humana que invade cada vez mais a mente e o coração dos povos... Das pessoas... Pessoas ?... Vis seres que povoam o mesmo espaço que nós, e que resolvem chamar a atenção do Mundo cometendo exactamente o mesmo que eles próprios condenam... a Morte. A morte não de políticos ou militares que, segundo a sua opinião, provocam o pânico, o medo e a destruíção, mas sim a morte daquelas centenas ou milhares de pessoas que têm como único crime fazerem as suas vidas normais, mais ou menos felizes, com mais ou menos problemas e mais ou menos dívidas.
Alegrias, felicidades, problemas, risos, choros, raivas, angústias, êxtase.... O Fim.... Tudo acabou nesse dia para quase duas centenas de pessoas, que tiveram como o seu "crime" estarem num local errada a uma hora errada !
O mesmo povo que há anos vive com o problema do terrorismo interno, e que o tenta resolver dentro das suas possibilidades, teve neste dia o maior atentado terrorista provocado não pelos seus ( não que isso servisse como atenuante ), mas por outros que se resolveram a envolver mais pessoas que tinham como seu principal "mal" falarem Castelhano e estarem em Madrid.
Muitas palavras poderia escrever... Banalidades e trivialidades que a nada ou ninguém diriam rigorasamente NADA. Apenas palavras que ninguém lia ou se enjoavam ao fim de três ou quatro linhas.. Por isso o meu pensamento ficará para mim guardado, até que um dia alguém o ouse descobrir e desvendar.
Apenas espero não acordar mais com as palavras "Paulo aconteceu algo", porque saberei à partida que se as ouvir, também uma parte minha morrerá mais um pouco !
XXX A MADRID XXX

Friday, March 11, 2005


Falou-se muita coisa... Disse-se muito mal... Muitas críticas e com muito pouco conteúdo, a meu ver, apenas como uma forma destruitiva. Começo a pensar que a Nicole Kidman é um problema para of filmes que faz. Ninguém gostou do Disposta a Tudo, nem do Moulin Rouge, nem d'As Horas... Basicamente, ninguém gosta dela !
Cold Mountain conta uma história de amor entre duas pessoas que pouco contacto tiveram, antes de um deles partir para a guerra.. Filmado na Roménia, com cenários da Guerra Civil Americana, este filme do Anthony Minghella está para mim muito bem dirigido e interpretado por qualquer um dos actores principais, Jude Law, Nicole Kidman e Renée Zellweger ( que apesar de não apreciar muito esta última confesso que tem um muito bom papel e que para o qual lhe foi justamente entregue o Oscar, BAFTA e Globo de Ouro de Melhor Actriz Secundária ), bem como pelos seus inúmeros secundários como por exemplo Natalie Portman e Kathy Baker.
Pode não estar à altura de clássicos, nomeadamente E Tudo o Vento Levou, mas está sem dúvida um bom filme que, comparativamente a muitos outros bons filmes, teve a proeza de ser arrasado pela crítica.


A arma mais poderosa do mundo... E só por acaso... eu até as colecciono :P


MADRID
11.03.2004
X

Wednesday, March 09, 2005


E mais um filme para descomprimir das diárias insanidades mentais... De preferência um BOM filme. Comprei este Luta Cega por engano, pois pensei que era um outro que em tempos vi. Mas em nada me desiludi com a escolhe que tive, pois trata-se de um filme excelente, centrado na época do conflito civil no Líbano em que muitos ocidentais eram raptados como forma de mostrar ao Mundo, o que de facto se passava no Médio Oriente.
Além de ser um filme com uma história que, por motivos menos felizes, está sempre presente, Luta Cega é ainda um excelente exemplo de como dois homens que, à partida, poderiam ser rivais, sendo que um deles é britânico e o outro irlandês de Belfast, conseguem juntos travar uma boa amizade apesar das suas previsiveis "distâncias". Muito boa "gente" poderia ver este filme, que apesar do seu importante contributo histórico, tem ainda um contributo que força maior... A Humanidade existente em cada um de nós, e por outro lado o lado mais animal e selvagem a que podemos chegar. É sem dúvida um filme que por um acaso me chegou às mãos, mas daqueles que sem dúvida alguma ficam na memória.

Monday, March 07, 2005

Parabéns !

Felice Anniversario !

Joyeux Anniversaire !

Compleaños Felices !

Happy Birthday !
Pois é.... e já lá vai um ano, feito neste dia 7 de Março, que me estreei por estas andanças do blog. Agradeço a todos os que têm mostrado interesse pelas coisas que escrevo e também àqueles que não se ralam minimamente... Agradeço ao Papá, à Mamã, ao Amiguinho e à Amiguinha.... à Família, aos Vizinhos, ao Canário... e especialmente a MIM que tenho estes vipes momentâneos de por aqui ir deixando aquilo que me vai nesta minha mente já algo perturbada, aquilo que gosto, desgosto, vou gostando ou nem por isso.... E vamos lá ver se daqui a um ano estou a celebrando o SEGUNDO :P
Beijinhos, abraços e muitos palhaços, ao gosto da clientela que por aqui vai passando ! C'est tout ! ;)


Como conclusão deste último texto que enviei... Aqui fica o cartaz de um GRANDE filme Mar Adentro, de Alejandro Amenabar, e com o excelente Javier Bardem no papel principal que lhe valeu o Goya de Melhor Actor, a Coppa Volpi em Veneza e uma nomeação ao Globo de Ouro de Melhor Actor em Drama.