Faleceu o escritor e dramaturgo norte-americano Arthur Miller ( 1915 - 2005 ), que conta com obras como Death of a Salesman ou The Crucible, ambos adaptados ao cinema. Miller foi também casado com a actriz Marilyn Monroe, um dos grandes mitos do cinema.
Friday, February 11, 2005
Thursday, February 10, 2005
Inicia-se hoje um dos mais importantes festivais de cinema do Mundo, a Berlinale. Serão exibidos mais de 300 filmes até ao próximo dia 20 na capital alemã. Apesar de em 2005 haver um separação desta cerimónia da dos Oscars, alguns dos nomeados aos prémios da Academia norte-americana estão aqui presentes, nomeadamente Hotel Rwanda, que pelas recentes críticas está um filme excelente e que não devemos perder das salas de cinema. No entanto, e até dia 20, Berlim é a capital do cinema.
Wednesday, February 09, 2005
Continuando com mais um grande figura do cinema... No Forum Económico em Davos, Suíça, e durante uma conferência que se realizava onde o Presidente da Tanzânia se manifestou pelo envolvimento dos Estados na ajuda ao seu país no combate à malária, onde se queixava da inexistência de, por exemplo, redes para as camas contra os mosquitos, sendo estes os maiores transmissores do virus da malária, a actriz Sharon Stone tomou a palavra dizendo " Gostaria de o ajudar, e espero que aceite o meu donativo de 10 mil dolares ". Após a sua interpelação, onde ainda apelou à contribuíção por parte dos demais presentes, as quantias doadas para esta campanha espontânea atingiram o milhão de dolares. De pequenas acções, se atingem grandes objectivos.. Esperemos que pelo menos este pequeno grande problema consiga a partir daqui, uma mais rápida resolução, e que isto tenha servido como um exemplo que querendo, se pode prolongar.
Uma pequena reflexão sobre esta campanha eleitoral, e vai ser mesmo pequena porque isto nem merece o esforço.... Será impressão minha, ou isto parecem as antigas campanhas para as legislativas em Itália ? É que se me aparece uma Cicciolina a pôr as suas enormes mamocas à mostra para o povão, eu acho que regredimos uns anitos e estamos mesmo em Itália !!! Ok, já desabafei !
Tuesday, February 08, 2005
| You Belong in 1969 |
|
What Year Do You Belong In?
Monday, February 07, 2005
" Actually it's quite fun to fight them, you know. It's a hell of a hoot. It's fun to shoot some people. I'll be right up there with you. I like brawling.
You go into Afghanistan, you got guys who slap women around for five years because they didn't wear a veil. You know, guys like that ain't got no manhood left anyway. So it's a hell of a lot of fun to shoot them. "
Pois é.. depois das " bombas humanitárias " de Donald Rumsfeld que eram apontadas para orfanatos onde estavam crianças, só faltava mesmo a " diversão " que há (?) em matar pessoas. Ainda dizia eu que não tinha mais surpresas.. É melhor é calar-me antes que venha mais outra destas para deixar as pessoas de boca aberta.
Sunday, February 06, 2005
A Embaixadora da Boa Vontade do ACNUR-UNHCR Angelina Jolie, participa no documentário a exibir dia 10 de Fevereiro pelas 21 horas no canal MTV, sobre o tráfico e exploração de mulheres para a "indústria" do sexo. Este negócio, que tem vinda a florescer a ritmos assustadores na Europa com o tráfico de mulheres principalmente vindas da Europa de Leste das repúblicas que compunham a ex-União Soviética, tornou-se um dos novos expoentes de atracção para as mafias que também emergiram nesses mesmos países, e que, usam jovens mulheres, que muitas das vezes não ultrapassam os 25 anos de idade, seduzindo-as a emigrarem para os países da Europa Ocidental, entre os quais Portugal, forçando-as depois a usarem o seu corpo como forma de obterem os seus rendimentos e assim terem a prostituíção como modo de vida.
O problema do tráfico de seres humanos seria de certa forma resolvido através da legalização da própria actividade, onde uma mulher caso tivesse este modo de vida, poderia facilmente recorrer a uma autoridade se fosse vítima de agressão ou abuso, bem como teria os seus direitos protegidos pela lei, deixando assim de ser vítima da agressão tanto por parte de quem dela abusa, como também das autoridades que muitas vezes olham para estas mesmas pessoas como " olha a p*** " ( sim sim, linguagem talvez pouco própria, mas que sabemos bem que existe, e que é assim que muitos de "nós" falamos ). Esta legalização da actividade que estas mulheres exercem, causaria, ou seria por si só, uma revolução tanto na sociedade, como nas próprias mentalidades, pois, ao reconhecer e garantir direitos a mulheres que vivem do negócio do sexo, está a sociedade a garantir direitos a cidadãs que, até ao momento, tinham sido alvo da discriminação de toda uma sociedade, facto que acabaria, pois estas mesmas cidadãs passavam a ser protegidas pela lei, passavam a ter organismos que protegiam os seus direitos como trabalhadoras, descontavam para o Estado, pagavam os seus impostos, tinham direitos médicos ( já para não falar em todo o acompanhamento e tratamento que teriam em situação de doenças ), e acima de tudo, passavam a ser cidadãs de pleno direito, coisa que por muito bonito que seja dizer que o são, todos sabemos que na realidade, não é é bem assim.
A questão de fundo que passa por todo este problema, é que a discriminação, é sempre mais fácil pois, evitam-se os problemas e encontramos um bode expiatório para culpar de todos os problemas que assolam a sociedade.. " Está mau, a culpa é "deles" " tem sido a velha máxima que podemos encontrar em todo o tipo de situações em Portugal. Termos alguém a quem culpar em vez de resolvermos e atacarmos o verdadeiro problema ( a existência das mafias, a permissão que elas proliferem, bem como a falta de direitos que estas cidadãs têm ), têm sido, e ainda continua a ser o verdadeiro problema que afecta a nossa sociedade em concreto.
É necessário que se tome atenção aos problemas, os verdadeiros, que afectam a nossa sociedade e a nossa comunidade, de forma a podermos encontrar soluções que os resolvam e garantam a todos uma vida digna e onde os direitos e deveres de cada um sejam respeitados e cumpridos, e não estarmos constantemente na mesma permissividade e passividade a quem bem ( mal ) nos habituámos a viver e estar.
Aconselho vivamente a estarem atentos ao documentário que irá passar dia 10 de Fevereiro nos vários canais MTV Europe, e que pelo menos se comece a estar mais atento ao que se passa à nossa volta. Sei que para muitos é "assustador" pensar que já não estamos assim tão fechados nestas nossas fronteiras com mais de 500 anos, mas a realidade é mesmo essa... O tempo do "orgulhosamente sós", felizmente já passou.
Saturday, February 05, 2005
Até eles, animais pseudo irracionais, conseguem amar-se, com todas as diferenças e raças ou espécies que os separam. É pena, que nós, os supostos racionais, consigamos detectar e encontrar um "inimigo" para além das nossas fronteiras terrestres, impostas, e que nos separam, mesmo com as nossas igualdades, ou diferenças, linguísticas. Terei eu de "odiar" ( palavra forte ! ) o outro, apenas porque nasceu para além das minhas fronteiras ? Ou será nesses outros que posso encontrar aquilo que me falta, e que me completa como ser humano, como individuo, como cidadão deste espaço ? Prefiro optar por uma posição e por um pensamento de complementariedade, e não de exclusão, segregação ou xenofobia.
Tuesday, February 01, 2005
Sunday, January 30, 2005
E pronto, depois de já o ter colocado cá, e depois ter misteriosamente desaparecido do blog ( nem me perguntem como ), cá coloco de novo este pequeno questionário me me foi enviado pelo Fishkid e posteriormente também pelo meu amigo magnotico do Despachos. E vamos lá ver se não desaparece desta vez, até porque não vai nada escandaloso :P
1. HAVE YOU EVER USED TOYS OR OTHER THINGS DURING SEX?
Algemas contam ? LOLOL Estou no gozo :P Nunca utilizei nada, é preferível ao "natorel".
2. WOULD YOU CONSIDER USING DILDOS OR OTHER SEXUAL TOYS IN THE FUTURE?
Não me parece... Não digo nunca, mas não me parece mesmo.
3. WHAT IS YOUR KINKIEST FANTASY YOU HAVE YET TO REALIZE?
1. HAVE YOU EVER USED TOYS OR OTHER THINGS DURING SEX?
Algemas contam ? LOLOL Estou no gozo :P Nunca utilizei nada, é preferível ao "natorel".
2. WOULD YOU CONSIDER USING DILDOS OR OTHER SEXUAL TOYS IN THE FUTURE?
Não me parece... Não digo nunca, mas não me parece mesmo.
3. WHAT IS YOUR KINKIEST FANTASY YOU HAVE YET TO REALIZE?
Eu não tenho fantasias "kinky" Sou um rapaz muito sossegadito e muito inocente :P LOL Não me meto cá com grande fantasias.. Além do mais a minha imaginação é muito pouco produtiva... Hmmmm.... Talvez um dia... sob o intenso calor do deserto da Extremadura espanhola.... Numa viagem a caminho de Madrid LOL ( esta tem destino, por isso depois espero um e-mail detalhado a complementar o dito episódio LOLOL sim, sou mau )...
4. WHO GAVE YOU THIS DILDO?
Como já referi lá mais em cima foi o Fishkid e o magnotico ( sacaninhas ) LOL :P
Próxima Vítimas:
- Diabo da Tasmânia ( LOL )
Divirtam-se tanto quanto eu :P
Saturday, January 29, 2005
O meu filme do dia... A Comunidade, realizado por Alex de la Iglésia. Aquela situação de " bahhh, um filme espanhol " desapareceu completamente depois de o ver. As intrigas e a maldade a que uma comunidade de vizinhos chega, para saber onde está a fortuna de um velhote do mesmo prédio, que depois de ter ganho o loto com a ajuda dos mesmos vizinhos, esconde todo o dinheiro sem ajudar ninguém, é sem dúvida alguma delirante. O humor negro num misto de realidade dá a este filme um brilhantismo fenomenal, e para mim põe o cinema espanhol na lista dos mais bem conseguidos. Com um brilhante desempenho de Camen Maura e passado na fantástica Madrid, está de não perder. Faço ainda notar, a breve mas bonita homenagem que no fim os nuestros hermanos dão a Portugal no final do filme.
Thursday, January 27, 2005
Mas alguém disto tem dúvidas ? Ou melhor dizendo ainda... Mas alguém quer isto para alguma coisa ? Está certo.. é virado para o mar.. está certo, é ao lado de Espanha... está certo, é na Europa... está certo, temos bom tempo.... mas só de pensar no inconveniente de pouco mais de 10 milhões de pessoas que cá vivem e mal se suportam umas às outras, e com a agravante de se estar na total e completa falência, e miséria tanto económica como social, cultural e espiritual.... Se alguém nos quiser, confesso, até é um milagre...
Tuesday, January 25, 2005
E a propósito de política e politiquices deste "nosso" Portugal, o rectângulo à beira mar plantado... Eu não queria entrar neste assunto por se ter mostrado um tema polémico onde ela ( a polémica ) não existia, MAS, acho que a intervenção do Francisco Louçã esteve correcta. A meu ver, e a interpretação que eu lhe dei, quando falou ao Paulo Portas sobre o direito ou não que ele tinha, referia-se única e exclusivamente ao facto de como é que um homem como o dito Portas que apoia a guerra e a matança de indivíduos no Iraque ( independentemente do regime bárbaro que lá existia ), e os encara como "danos colaterais" tem a "moral" ( podre ) de vir dizer que a "vida é o bem mais precioso que se tem", e ao mesmo tempo quer que mulheres vítimas de violação sejam punidas como 3 a 8 anos de prisão efectiva. É de pensar onde está de facto o ERRO e a hipócrisia.
Encarar a vida Iraquiana como um "dano colateral" ? Encarar um comentário como "espelho da alma dos bloquistas" ? Encarar a prisão e perseguição voluntária de mulheres como "necessário" ? Prendê-las por "assassinato" ?
Cada vez mais me sinto como estando num país Europeu do século XV, sobre a influência rigorosa de uma Igreja cada vez mais retrógrada, e de mentalidades que se dizem no ano 2005 e que são cada vez mais evoluídas, mas onde os costumes e os hábitos são cada vez mais intolerantes e discriminatórios.
Tem VERGONHA Portugal.... Querem um slogan para esta campanha eleitoral ? Aqui o têm...
Cidadãos deste "meu" país, na virtude de me encontrar neste momento SEM um voto político definido para as próximas eleições legislativas devido a um choque de mentalidades com o partido que anteriormente seleccionava para depositar o meu voto, e logo, a minha confiança, venho por este meio pedir que me convençam, no sentido de voto para o próximo acto eleitoral de 20 de Fevereiro de 2005. Urna de voto está neste momento a aceitar propostas !
Saturday, January 22, 2005
Depois de ter visto o blog da Marta, e de lá ter colocado um comentário, achei por bem pôr também aqui no blog um post sobre este Sr. Bush. Post este que apenas e só se vai basear no slogan utilizado, se não estou em erro, em Berlim, numa das manifestações contra a invasão da administração Bush no Iraque... " We Need More Trees, NOT more Bushes "... Para bom entendedor...
Foi o filme que estive a ver hoje, e que por muito que o veja não me deixa de impressionar. É a meu ver um bom hino à liberdade. A forma como um indivíduo não deixa que lhe enclausurem a mente e o pensamento. A forma de viver e estar. A sua liberdade estava apenas e só por si comandada. É a meu ver um, senão O, melhor desempenho até hoje do Jack Nicholson, e que muito justamente lhe deu o Oscar de Melhor Actor em 1976 bem como a EXCELENTE Louise Fletcher para Melhor Actriz pelo seu impressionante desempenho como a Enfermeira Ratchet ( que não posso deixar de admitir que simpatizei BASTANTE com o papel dela ;) ). Voando Sobre um Ninho de Cucos foi também distinguido com o Oscar para Melhor Filme. A quem não viu... Não o percam, porque é para mim quase um crime não poder pelo menos uma vez ver este filme.
Thursday, January 20, 2005
Wednesday, January 19, 2005
Vocês e o MEU 2004
À Rute pela amizade, ao Flávio e ao Pedro N. por me fazerem rir como não ria há muitooooooooooooooooo tempo, à Andrea pelas conversas inteligentes sempre com uma pontinha de malandrice, ao Frominho pelas discussões mais acesas que tive e por se confirmar como um bom amigo, às minhas loiras Sara e Cláudia por TUDO, ao Giorgio pela enorme amizade e compreensão :) ao Betinho e à Mónica pelos mais bonitos elogios que tive :) ao João Sweet pelo apoio certo, na altura certa, à Paula pela sua ENORME compreensão, ao Hugo pelo sua paciência IMENSA, ao Gonçalo pelas palavras certas em me manterem com ânimo na faculdade, à Sónia pelo maior abraço que tive :) ao Spaghetti pelas suas palavras certeiras ( não é por razão nenhuma que te apelidei com uma "italianada" ), ao B. Alicante por se ter mostrado uma pessoa diferente dos "restantes" ;) ao Miguel por ter sido o verdadeiro abanão, à Tanoco pelo sorriso dela :) ao Tótó também... apesar dele não me dar prenda de Natal desde 1900 e troca o passo e ao Vavá ( lol desde que vi esta no msn não me resisti mais ) por se mostrar a pessoa com a capacidade que tem e não desistir.
Aos que não referi aqui.. Acreditem que TODOS têm a importância que SEMPRE tiveram para mim, e que dela não me esqueço :) E ainda nem um prémio ganhei... Se acabo a receber o Nobel ou um Oscar... tenho discurso para três ou quatro horas LOL
Thursday, January 13, 2005
Friday, January 07, 2005
" Falem e digam o que quiserem porque aqui na minha aula estamos num espaço de liberdade. "
" Tem a certeza disso professora ? "
" Sim claro... Afinal não estão a formar-se para cientistas políticos ? É óbvio que têm de ter um espaço onde podem falar com liberdade "
" Bem, então assim sendo... Na minha opinião......... "
Ora aqui está o primeiro grande erro... " Na minha opinião... ". Termos opinião para dar sobre os mais diversos assuntos quando nos encontramos em terreno hostil, é sem dúvida um problema enorme. Sem darmos conta estamos metidos numa areia movediça, e de lá não conseguimos sair. Solução... Ou nos lixamos ( para não dizer outra ), calamos e seguimos em frente, ou então, e a opção que adopto, vai mais um sorriso ou gargalhada que anima a malta.
Consequência: " Eh lá... aquele deve sofrer de insanidade temporária ! "
Mas que se lixe... ora se é preso por ter cão, ora por não o ter, por isso que se lixem os comentários paralelos, que felizmente não passam disso.
Espaço de liberdade uma sala de aula ? YEAH RIGHT !!!
Saturday, January 01, 2005
Friday, December 31, 2004
A estupidez de alguns ao máximo!
A SIC Notícias passou uma reportagem onde entrevistaram portugueses que partiram depois da tragédia humanitária para a Tailândia, mantendo as férias marcadas como antes de tudo acontecer e de milhares e milhares de pessoas morreram ( contam-se no momento em que o escrevo mais de 100 mil ) numa das maiores catástrofes naturais de sempre.
Dulce Ferreira respondeu que já tinha as férias marcadas, que não tinha ficado nada preocupada com o que tinha acontecido, porque os pais, que lá estavam, tinham enviado uma mensagem a dizer que tinha havido "uns tsunamis e umas coisas", mas estavam bem.
Quando a jornalista lhe pergunta se estava triste com toda a situação Dulce Ferreira respondeu "sim, claro, agora já não vou ter todas as condições de férias que iria ter se por acaso não tivesse acontecido nada disto. por outro lado, estou contente, porque vejo as coisas mais ao natural, como elas são."
Aqui segue a fotografia da "inteligente" besta do ano 2004 esperando muito sinceramente que o rosto deste espécimen que um chamo de ANIMAL não seja esquecido, juntamente com a memória daqueles mais de 100 mil indivíduos que morreram. Mas... desde que esta besta tenha as suas férias imaculadas, sabemos que tudo neste mundo estará sempre, "SEMPRE" bem... Um bom 2005 também para si, sua grande e real BESTA que dá pela nome de Dulce Ferreira.
Saturday, December 18, 2004
Beyond Borders - Amor Sem Fronteiras foi o filme que comprei hoje. Gosto da Actriz, Anjelina Jolie, o tipo de história está feito à medida do género que eu gosto, e o filme surpreendeu-me pela positiva.
Cconfesso que já não esperava mais nenhum filme este Natal... Mas no momento em que me passam um cartão para as mãos e me dizem " Vai lá comprar um DVD "... Ora... quem sou eu para o recusar.. E pronto.. Foi a minha escolha deste fim de semana.
Uma história de amor, ou amor desencontrado, com um fundo que se baseia no drama dos refugiados e dos deslocados neste nosso pequeno GRANDE planeta, que aconselho a quem não o tenha ainda visto, ou queira rever.
Wednesday, December 15, 2004
Começo a minha selecção dos melhores filmes que vi este ano... Uma Casa na Bruma é sem dúvida um deles.. Desempenhos fantásticos de Ben Kingsley, Jennifer Connelly e Shoreh Agdashloo, um argumento excelente magnificamente dirigido por Vadim Perelman e uma banda sonora de cortar a respiração. Um dos exemplos máximos do bom cinema que passou este ano pelas nossas salas.
Sunday, December 12, 2004
Recebi, para grande entusiasmo meu, o link onde podemos votar para os People Choice Awards 2004. Pela primeira vez é o público que escolhe directamente quais os vencedores. Entre os vários nomeados temos filmes como Farenheit 9/11, A Paixão de Cristo ou Shrek 2.
Para quem é "amante" do cinema, tem aqui uma oportunidade de votar. É certo que algumas das categorias podem ser "menos importantes", mas sempre é uma forma de recompensar os filmes de que gostamos, bem como os actores e músicos ou até mesmo séries de televisão. Aproveitem agora porque os People Choice Awards são já atribuídos no próximo dia 9 de Janeiro de 2005.
E cá está a figura que para mim mais se destacou no ano de 2004. Sim, é certo que o seu passado não é por vezes o mais claro possível, mas se formos analisar a grande maioria dos nossos políticos e figuras públicas, muito, mas mesmo muito POUCOS têm um passado assim tão "claro" quanto seria de desejar. Os motivos que me levam a esta escolha são simples. Foi o político que em muitos anos voltou a dar um rosto à política Europeia, e que demonstrou uma posição de força junto da defesa dos nossos interesses. Sem recear as críticas e sem recear as oposições que isso lhe traria. Voltou a criar uma forte aliança entre as três principais potências Europeias ( França, Alemanha e Rússia ) que é essencial para a manutenção da paz e da estabilidade no nosso Velho ( sim velho ) continente. O prémio "Mundo Louco" de Personalidade do Ano de 2004 é assim entregue a Jacques Chirac.

Monday, December 06, 2004
" - Olá, quer contribuir para o Banco Alimentar "
" - Não ! "
" - Mas olhe que é por uma boa causa "
" - Sim, mas não quero participar, desculpe "
" - Egoísta "
" - Não ! "
" - Mas olhe que é por uma boa causa "
" - Sim, mas não quero participar, desculpe "
" - Egoísta "
" - Olhe, você julga que as pessoas para quem você está a contribuir só precisam de comer nesta altura e por ser Natal ? É que se julga então está muito enganado ! Estas pessoas existem no resto do ano... Ou ainda não parou 5 minutos para pensar nisso ? "
Pois é meus caros.. Aqui está num pequeno diálogo o motivo pelo qual não participo nestas ridículas campanhas que apelam ao coração ! Se quiserem achar que não o tenho... Bem, por vezes até é uma verdade.....
Friday, December 03, 2004
Vou fazer um apelo :P Aproveitem que não é sempre.... Para quem frequentava regularmente este blog, bem deve ter constatado que ele andou com uns probleminhas onde não o conseguia abrir e ler.
Como tal, e visto ter perdido a grande maioria dos sites, mas especialmente dos blogs que lia, gostava que, caso os seus respectivos "donos bloguistas" por aqui passarem me deixem o link ao vosso blog para o adicionar de novo, pois como disse não consegui recuperar todos.
Um abraço a todos, e vamos lá ver se deste já não há crises.
Sunday, November 28, 2004
To Kill my Inner Voice.... Qual será o objectivo de se eliminar a voz dos outros ? Desconforto... Má vontade... Ou o simples puro gozo ? As três unidas dizem-me ! Pois... Pessoalmente também alinho muito por esta última corrente. O único problema é saber qual a verdadeira motivação por detrás destes 3 pilares fundamentais. Desconforto talvez porque é incómodo ter uma ideia ou um pensamento... De facto pensar, algo que mais ninguém controla a não sermos nós próprios, é para a grande maioria das pessoas um problema.... Talvez por isso mesmo não o façam cerca de 70 % do tempo ( só ? ) que passam durante uma vida.. Daí compreendo como se torna desconfortável.A isto associado está a Má vontade, ou seja, para quê deixar o outro pensar, quando eu próprio não o consigo fazer ? É tão mais simples e confortável poder agir de má fé para contra terceiros, e assim tentar fazer com que os outros tenham " rédeas curtas ".Com isto tudo, resume-se a puro gozo... " Como eu não consigo, então mais ninguém conseguirá " a velha táctica do " eu quero, posso e mando ". E não somos nós portugueses tão acérrimos defensores desta boa e velha teoria que tem moldado a nossa maneira de ser nos últimos quê ?.... 800 anos ? E depois espantam-se quando eu falo mais do que aquilo que devo... Mas afinal, o que é de facto aquilo que devo ? Há limites... barreiras... fronteiras ? Hmm..... censura... pois... outro velho hábito português... a censura.... Enfim... MAIS palavras para quê ?Há limites para o que se deve dizer ou haverá modos de dizer tudo ? A meu ver, há modos de dizer tudo... Podemos chamar a atenção aos berros, o que irá suscitar um conflito, ou então mais simples será chamar a atenção de alguém com um pequeno reparo sobre uma determinada atitude do seu comportamento. Inibir no entanto, não será a melhor forma.Começo a ficar seriamente afectado sobre os propósitos das pessoas... Afectado repare-se, não diz respeito a que mude os meus hábitos sobre aquilo que faça.. Aliás, posso até mudá-los, mas nunca abandoná-los ou retraí-los. A mudança torna-se saudável desde que feita racionalmente e de consciência, e não de uma forma abrupta e inconstante. Não pode ser é, no entanto, provocado por outra pessoa que não seja, o próprio.Enfim.. Desabafos das 4 da manhã... o mais certo é isto nem ter o impacto que "supostamente" deveria ter.... ou não.... por isso por hoje páro... Já regressei do meu exílio bloguista que mais um pouco se dava por um mês, por isso, apesar de tudo já não foi mau... Aproveitem meus caros leitores, se é que ainda existem, porque infelizmente eu não duro sempre para os presentear com estas minhas pequenas " histerias de altas horas "... :D
Tuesday, November 09, 2004
Passam hoje 15 anos sobre o dia que mudou o rosto do minha Europa. O dia em que se acabaram as divisões entre o lado Ocidental e Oriental do mesmo povo. Um dia que me marcou, bem como transformou a minha maneira de olhar para o Mundo. Ainda me lembro de muitas coisas deste dia. Pela LIBERDADE que é tão constantemente esquecida
Friday, November 05, 2004
E assim passam mais umas eleições Presidenciais Americanas... Tendo em conta que acreditava piamente que os eleitores desta dita "Great Nation" ansiavam pela mudança daquilo que TODOS, ou quase, apelidavam como o "pior Presidente que os Estados Unidos alguma vez viram", deixei-me estar até tarde, BEM TARDE, a ver os relatos destas Presidenciais, quer através da SIC Notícias quer da CNN, quando depois de uma pequena pausa para dar descanso ao cérebro, vejo que Bush estava à frente, e prestes a alcançar a Presidência.
Fui dormir...
Qual não foi o meu espanto, ou talvez já nenhum, ao saber no dia seguinte que Bush tinha vencido as eleições. Surpresa ?! Bem... analisando lá bem no fundo, não é de facto surpresa nenhuma. As pessoas não anseiam pela mudança. As pessoas desejam manter tudo igual. Tudo inalterável. Tudo pelo MAL... Tudo pelo retrógrado, pelo imutável. A estagnação ? O retrocesso ? Tudo...
Foi com profundo desagrado que constatei no passado dia 3 de Novembro, que o fosso que separa os dois lados do Atlântico, estava de facto em risco de se abrir ainda mais. Resta saber agora quantas pessoas irá ele "engolir" desta vez, e a propósito de que nova vaga de invasões justificadas ( ? ou não ? ).
No mesmo dia recebi um mail fantástico de um amigo português que se encontra neste momento a viver nos Estados Unidos, e que vou transmitir, para que sábias palavras possam, espero, ter algum eco na mente de quem as lê, pois espelham muito bem aquilo que vai também na minha mente, e não ser capaz de o pôr nas melhores palavras.
" Olá a todos,
Hoje parece ser um dia triste para a maioria dos Europeus. "Four more years" (o slogan republicano para a re-eleição do Bush) pegou e ficou. E a reacção tem vindo de vários quadrantes. Hoje alguém perguntou-me: "tens a noção que vives entre atrasados mentais?" (Portugal). Outra pessoa dizia-me "I am still in denial" (EUA). Outro ainda disse que eram como viver em 2003 e perceber que o Bush fica até 2008 sem eleições (EUA).
Vivo no condado do Cuyahoga, onde fica Cleveland. Todos os olhos estavam fixados em nós ontem à noite: quem iria ganhar o Ohio? Os resultados das principais cidades saiam, mas do Cuyahoga publicavam-se poucos ou nenhums resultados. Afinal, as mesas de voto tinham fechado às 19:30 e porque raio era 23:00 e ainda só se tinha 15% das votações? O facto é que os americanos em muitos aspectos ofereceram uma lição de humildade do mundo sobre a democracia.
Não existem sistemas perfeitos de democracia. Mas ontem foram às urnas mais de 100 milhões de pessoas votar nas eleições mais importantes algumas vez na memória do país (e do mundo?). Sabia-se que muita gente iria votar pela primeira vez e que muita gente que tinha preferido ficar em casa em eleições anteriores iria votar desta vez. Nunca se pensou que tanta gente aparecesse. O resultado foram filas e horas e horas de espera. Horas e horas de espera onde as mesas não fechavam porque toda a gente contava e ninguém fica para trás. Muitas mesas do Cuyahoga não fecharam antes das 21:00 e das 22:00 (de acordo com o reportado na televisão). A corrida presidencial decorreu em feição: não houve problemas com o voto electrónico; não houve intimidação para com os eleitores; houve um vencedor claro e absoluto 24 horas depois das eleições - e um que ganhou o total nacional.
No Cuyahoga as pessoas esta tarde estavam tristes e a chuva que caía sobre Cleveland ajudava ao clima triste. Afinal cerca de 68% das pessoas votaram em Kerry, tendo ganho dentro do condado com uma margem de 220.000 votos (total só mesmo ultrapassado em Filadelphia). Ninguém no Ohio queria tanto uma vitória do Kerry como em Cleveland, mas a cidade não são os campos e as áreas suburbanas do país. Esse país distante que chamamos América escolheu o seu candidato; mas essas pessoas não vivem ao pé das antigas torres gémeas, não olham todos os dias sobre Manhatan e não sentem o medo de andar de metro todos os dias; essas pessoas não sentem as ameaças de segurança todos os dias contra os prédios do FMI ou do Banco Mundial. A "América real" escolheu o seu candidato: pelos valores conservadores, apoiados na religião e agitando os fantasmas do medo. É esta a América com que temos que lidar.
Inté a todos.
Hugo "
Hoje parece ser um dia triste para a maioria dos Europeus. "Four more years" (o slogan republicano para a re-eleição do Bush) pegou e ficou. E a reacção tem vindo de vários quadrantes. Hoje alguém perguntou-me: "tens a noção que vives entre atrasados mentais?" (Portugal). Outra pessoa dizia-me "I am still in denial" (EUA). Outro ainda disse que eram como viver em 2003 e perceber que o Bush fica até 2008 sem eleições (EUA).
Vivo no condado do Cuyahoga, onde fica Cleveland. Todos os olhos estavam fixados em nós ontem à noite: quem iria ganhar o Ohio? Os resultados das principais cidades saiam, mas do Cuyahoga publicavam-se poucos ou nenhums resultados. Afinal, as mesas de voto tinham fechado às 19:30 e porque raio era 23:00 e ainda só se tinha 15% das votações? O facto é que os americanos em muitos aspectos ofereceram uma lição de humildade do mundo sobre a democracia.
Não existem sistemas perfeitos de democracia. Mas ontem foram às urnas mais de 100 milhões de pessoas votar nas eleições mais importantes algumas vez na memória do país (e do mundo?). Sabia-se que muita gente iria votar pela primeira vez e que muita gente que tinha preferido ficar em casa em eleições anteriores iria votar desta vez. Nunca se pensou que tanta gente aparecesse. O resultado foram filas e horas e horas de espera. Horas e horas de espera onde as mesas não fechavam porque toda a gente contava e ninguém fica para trás. Muitas mesas do Cuyahoga não fecharam antes das 21:00 e das 22:00 (de acordo com o reportado na televisão). A corrida presidencial decorreu em feição: não houve problemas com o voto electrónico; não houve intimidação para com os eleitores; houve um vencedor claro e absoluto 24 horas depois das eleições - e um que ganhou o total nacional.
No Cuyahoga as pessoas esta tarde estavam tristes e a chuva que caía sobre Cleveland ajudava ao clima triste. Afinal cerca de 68% das pessoas votaram em Kerry, tendo ganho dentro do condado com uma margem de 220.000 votos (total só mesmo ultrapassado em Filadelphia). Ninguém no Ohio queria tanto uma vitória do Kerry como em Cleveland, mas a cidade não são os campos e as áreas suburbanas do país. Esse país distante que chamamos América escolheu o seu candidato; mas essas pessoas não vivem ao pé das antigas torres gémeas, não olham todos os dias sobre Manhatan e não sentem o medo de andar de metro todos os dias; essas pessoas não sentem as ameaças de segurança todos os dias contra os prédios do FMI ou do Banco Mundial. A "América real" escolheu o seu candidato: pelos valores conservadores, apoiados na religião e agitando os fantasmas do medo. É esta a América com que temos que lidar.
Inté a todos.
Hugo "
A única coisa que agora espero, é que continue este meu espaço europeu a ter os mesmos grandes líderes que teve nos últimos anos, que consigam dizer NÃO e fazer frente a quem nos queira lançar numa próxima loucura e corrida pelo sangue.
A única coisa que espero... é que agora mais que nunca, saiba o meu povo unir-se numa voz, para poder fazer frente aos novos desafios que nos vão sendo "impostos" ( ? ) pelas novas vontades de encontrar um novo inimigo que justifique a vontade de alguém em comandar o Mundo pela força, pela subjugação e pela opressão.
A todos desejo, uns menos maus, porque bons não chegam a ser nunca, próximos QUATRO anos, e que nos aguarde o mal menor...
Saturday, October 30, 2004
Monday, October 25, 2004
Darfur - Tell HIM what's PEACE ?
Aqui há uns anos atrás, ouvi o repórter Henrique Garcia, então da RTP 2, a fazer o seguinte comentário a respeito no Conflito nos Balcãs:
" O que tornou o Homem nesta besta perante a Humanidade ? "
Cada vez mais, e com o despejar de notícias sobre um ou mais um conflito no planeta, dá que pensar que a frase ou o pensamento de Hentique Garcia continua ainda hoje actual, e cada vez MAIS actual.
A questão que agora se coloca é, será que vai haver o dia em que deixamos de ter na nossa "presença" tantas BESTAS ??!!
I guess NOT !!
Sunday, October 17, 2004
Friday, October 15, 2004
Após alguns dias de afastamento do blog, praticamente por não ter nada para cá dizer, e o escrever só assim deve ser feito, quando algo de útil, aos olhos de quem escreve, existe, cá volto eu para mais um temazinho interessante.Lá dei umas voltas aos blogs do costume, e mais uns tantos que pelo caminho se vão vendo, quando dou com as notícias, comentários de opinião e afins sobre um político italiano, de seu nome Rocco Butiglione. Achei curioso porque, já havia sido tema de conversa entre amigos, que muito pertinentemente me sabem lançar estes temas, visto que lá vou "devorando" um pouco de política e políticos italianos, e que assim estavam curiosos de saber aquilo que realmente penso do indivíduo em questão.Este senhor, que havia sido indigitado pelo primeiro ministro italiano Silvio Berlusconi para a pasta dos Assuntos Europeus no Governo italiano, fora agora a escolha do Sr. Berlusconi, para ser o Comissário apontado por Itália à Comissão Europeia.Tendo já conhecido algumas das opiniões e alguns dos afazeres deste senhor, fiquei de alerta para qual a pasta que Itália ( ou Berlusconi ) pretendia, para ver o que "me" iria sair na rifa. Fiquei incrédulo quando leio que a pasta escolhida é, nem mais nem menos que a da Justiça e Assuntos Internos.Para não utilizar a expressão de que " caí de cu " ( ups... utilizei ), vou dizer antes que fiquei boquiaberto. E porquê ? Simples.... Vamos desconstruir a "pasta": . Justiça... A pasta da Justiça a um indivíduo ( ups... lá o desci de senhor para individuo.. hmmm... ) que defendia a criação de "campos de retenção" ( sim, não lhes chamemos campos de concentração porque está tão démodé ), para albergar cidadãos vindos de África e que procuram abrigo, por diversas razões, na Europa.A pasta da Justiça, a quem apela à edificação de campos de concentração... Ok... já ouvi muita coisa... porque não mais esta ? Afinal de contas, HÁ infelizmente gente para tudo !!! Para quê estranhar ??!!A segunda questão que aqui coloco, são as duas célebres frases que este senhor defendeu e que consistiram basicamente em dizer que "as mulheres eram para estar na cozinha" e que "a homossexualidade é uma aberração"... Ora vejamos... ideias ou ideais tão retrógrados como este, estão à partida a discriminar uma significativa parte da população Europeia, bem como.. além de discriminar hoje uns, que impede de o fazer a outros amanhã ? E os que não são Europeus ? Terão de alguma forma protecção contra este indivíduo ? Na minha opinião NÃO. Qual a Liberdade conferida a nós cidadãos com este senhor ? NENHUMA. Segundo ponto da questão: . Assuntos Internos... Quando foi Itália sob a liderança de Berlusconi que mais entraves colocou à questão do mandato de captura Europeu, a minha única e mais óbvia pergunta é " Que garantias teremos nós de que o Sr. Rocco Butiglione vai garantir a integridade da posição que ocupa como Comissário da Justiça e Assuntos Internos ? Será que vai manter a sua "imparcialidade" ? " Respondendo então àqueles que se questionam, o meu voto a este senhor é obrigatoriamente NEGATIVO. Esteja ele ou não nomeado e empossado como Comissário, a minha única e última esperança para com tal senhor, é que nas legislativas italianas de 2005, a vitória chegue às mãos seja de Romano Prodi, seja de Walter Veltroni, e que, conscientemente MUDEM o Comissário italiano junto da Comissão Europeia.Mais óbvio que isto meus caros, só fazendo um desenho... Como não tenho jeito para as artes, espero sinceramente que isto vou esclareça as dúvidas.
Saturday, October 09, 2004
Wednesday, October 06, 2004
Uma verdadeira " Estranha Forma de Vida " que se apagou faz hoje 5 anos. Para nós, os que gostávamos dela, ficou a imagem de uma fadista, A fadista, de uma embaixadora do nosso país, de uma Senhora, de um símbolo... A mim fica-me uma imagem de irreverência. Por isso, e por ser o meu " Barco Negro " lhe agradeço. À SUA MEMÓRIA.
Tuesday, October 05, 2004
Estava hoje a ver o Diário de Notícias, quando exactamente na última página, na secção Pessoas, deparo com a notícia de que, a Holanda, país onde se refugiou e escondeu Anne Frank e a sua família durante a agressão alemã na Europa, recusa dar a cidadania holandesa a Anne. Motivo para tal, o país não permite a cidadania a título póstumo.
Por ridículo que isto pareça, é esta a justificação. A minha única questão, além de todo o problema MORAL que isto levanta, é que, enquanto Anne Frank depois de morta deu dinheiro e divulgou uma importante parte da História daquele país tudo esteve bem, e agora que se fala no reconhecimento de cidadania, recusa-se esse direito ?
Holanda, Holanda... Para um país tão avançado em todas e mais algumas áreas da sociedade, não deixes que seja este o "tópico" que vai manchar o teu imaculado curriculum. Ainda para mais, no que diz respeito ao Direito de Cidadania, algo que está expresso na Declaração Universal dos Direitos Humanos, artigo XV para ser mais concreto.
Medo de criar precedentes ? Se se criam em tantos aspectos... Não será este que irá criar um problema de ordem maior. E pela dignidade, e especialmente pela correcção do passado, não será mais do que um dever reconhecer-lhe a nacionalidade.
Monday, October 04, 2004
O Homem Elefante, mais uma incursão pelo cinema. Sempre ouvi falar bem deste filme, mas foi apenas este ano que me deparei com o mesmo. Através das minhas pesquisas, sempre constantes por dvd's interessantes e a preços mais acessíveis, deparei com um exemplar deste filme num caixote, literalmente falando, e espantou-me o seu preço relativamente baixo, ao que pensei " Hey, tá barato, se não prestar, também não perco muito ! "
Pois, e como felizmente me enganei ! O filme está simplesmente uma pérola. Um argumento fantástico, magnificamente representado por Anthony Hopkins, John Hurt e Anne Bancroft, acompanhado com uma das mais belas bandas sonoras que ouvi até hoje. Este é sem dúvida um filme digno. Foi o retirar de uma preciosidade que estava, literalmente falando abandonada. Um filme marcante.
Pensando na deformação que John Merrick ( o Homem Elefante ) tinha, e toda a vida degradante que era obrigado a levar, sendo obrigado a exibir-se numa feira de "aberrações", de pessoas que, como ele, possuíam deformações, e que todos os outros pagavam para ver, esquecendo que por detrás de um rosto deformado estava sim, um magnífico e inteligente ser humano, dotado de uma enorme sensibilidade. Sensibilidade esta que fazia esquecer qualquer deformação que à primeira vista poderia chocar a mente dos demais. Sensibilidade esta que alguém conseguiu ver, sentir e apreciar, tendo o privilégio de conhecer o Homem para além do rosto.
Pode parecer muito "banal" falar disto assim, mas aconselho a quem tiver a oportunidade de VER este filme, porque garanto; quem fôr apreciador de cinema, decerto não se irá arrepender.
Tudo isto leva-me ao real sentido do meu post de hoje, mais um que espero que leiam com a devida atenção, pois este sim, é dos de maior importância. Há cerca de 3 anos tomei conhecimento de um senhor, que confesso não saber o nome, que vive aqui pela área de Lisboa ( pois já o vi em mais do que uma localidade, logo não sei onde habita ) que tem o rosto tal como tinha John Merrick. Só que neste caso, tem o rosto com uma deformação ainda maior, não podendo à primeira vista reconhecer-lhe nem sequer os olhos.
Não sei se se trata do mesmo problema, sei apenas que meses mais tarde, passou uma reportagem no Telejornal, onde este senhor se queixava de não poder ter um trabalho, de não poder ter uma vida normal, e de não poder sequer ter um bilhete de identidade que mostrasse o seu rosto, e não um infeliz problema que tem. Dedica-se assim, a uma vida de pedir esmola, muitos se calhar já o viram no Largo do Rossio em Lisboa a pedir esmola junto à livraria do Diário de Notícias, onde mostra curiosamente o seu BI. Escusado será de dizer que, muito poucas ou quase nenhuma pessoa sequer cruzam o seu mesmo caminho.
O que me leva a escrever este post... Além do evidente alertar para uma situação que deveria receber os cuidados so "nosso" Governo de forma a poderem solucionar uma vida mais digna a este cidadão também ele português como qualquer um de nós, onde poderia quiçá ser alvo de operações plásticas que soluccionassem o seu problema, sou também obrigado a pedir-lhe desculpas. O MEU pedido de desculpas por devido a estupidez de jovem ter um dia dito aquilo que não devia. Ter proferido palavras que não deveria, e ter sido o exemplo daquilo que condeno. Um péssimo exemplo. Sei que palavras "bonitas" agora não solucionam o mal que foi feito, mas, é uma tentativa de pedir desculpas. Mesmo sabendo que muito provavelmente não irá ler NUNCA isto, haverá quem o irá ler, e estas sim, são as minhas mais sentidas palavras de desculpa, e para que talvez ( TALVEZ ! ) sirva como alerta para o seu problema. Acredite que está em MIM alguém que o deseja.
Passando a "cópia" do que diz no próprio cartaz do filme que anteriormente mencionei, e com todos os meus erros, " Sou um Ser Humano ". Um ser humano que errou !
Sunday, October 03, 2004
The Misfits
Estava eu na minha habitual leitura nocturna dos blogs, quando de repente me lembrei de um filme, The Misfits - Os Inadaptados. O mais curioso é que nunca vi este filme, e sem mais nem menos me lembrei dele. Estranho... ou talvez não. Este filme conta com a participação de três das grandes estrelas de Hollywood, Clark Gable, Marilyn Monroe e Montgomery Clift.
De facto, o nome Inadaptados assenta-lhes que nem uma luva. Pelo menos a Monroe e a Clift, que, em vida foram assaltados por inúmeros problemas amorosos e no caso de Monroe, dependência de droga.
O que me fez lembrar disto ?... Talvez terem sido vidas céleres.. Ou pessoas que levaram uma vida rápida demais... Que entraram num expoente máximo da sua glória tão depressa como a rapidez com que tudo se desmoronou. Como tiveram o Mundo na mão, e tão rapidamente ele desapareceu, tendo depressa caído no caos.
Foram eles que não souberam aproveitar as oportunidades que tiveram, ou, e agora recorrendo a uma frase feita " terá sido o Mundo que não os aproveitou ? ". Se pensarmos bem, quantos " inadaptados " temos nós a andar por aí ? Pelas ruas, ao nosso lado no metro, no comboio, no autocarro, na porta ao lado ? À nossa frente no café.. No banco da escola... Um colega de trabalho ?
Quem e quantos serão de facto os " inadaptados " que co-habitam connosco neste planeta ? Quais as tarefas, ou melhor, qual seria o contributo deles para a nossa comunidade, se as suas capacidades fossem exaltadas e aproveitadas de modo a poderem mostrar-nos o seu contributo ?
Pessoalmente, e perdoe-me, ou não, quem ler isto, mas prefiro acreditar na hipótese de que o Mundo é que é pequeno demais para os inadaptados, relegando-os à partida para um lugar muito pequeno na sociedade, para que, mesmo que triunfem numa qualquer área, sejam " obrigados " a cair rapidamente de modo a que nada ou ninguém os consiga seguir. Que ninguém consiga ouvir aquele pequeno ( ou grande ) berro que estas pessoas deram para se poderem afirmar na grande ( ou pequena !! ) sociedade que os rodeia.
Pelo pouco que valha a minha opinião, dou já à partida um voto de confiança a todos os " inadaptados " que por aí andam :)
Saturday, October 02, 2004
Achei piada a este link sobre as Eleições Americanas de 2004 e não fui capaz de resistir a ir lá deixar o meu pequeno e modesto voto. Experimentei e vejam os resultados de alguns países. Tem a sua piada ver as tendências, ou pelo menos algumas delas.
Estava eu a caminhar pela visita nocturna aos blogs habituais quando me deparo com este teste da Bússola Política, que encontrei no Despachos lá me resolvi a fazer o teste:
Moi de esquerda ??!! Onde é que já se ouviu falar de tamanha "barbaridade" ? ( Leiam por favor os menos conhecedores como uma piada brutalmente sarcástica !!! ). Vi através do blog do fishkid a posição de algumas personalidades políticas a nível mundial, e fiquei extremamente feliz de ver que o meu resultado se aproxima imenso de alguém que admiro bastante, o Sr. Nelson Mandela ( e até fazemos anos um a seguir ao outro :P )
Quem quiser.... que se teste ;)
Wednesday, September 29, 2004
Monday, September 27, 2004
Acabei de rever agora um dos filmes mais bonitos que vi até hoje. Ok ok, tem a Monica Bellucci sim, mas na altura em que o vi pela primeira vez, ainda não tinha sequer prestado atenção à actriz que é. Era "apenas" mais um filme italiano que passaria cá por casa. Felizmente surpreendeu-me pela positiva. Do realizador Giuseppe Tornatore, que também realizou o Cinema Paraíso e A Lenda de 1900, outros dois magníficos exemplos do que de bom nos pode trazer o cinema, Malèna conta a história de uma mulher que vê o seu marido para a guerra, deixando-a sózinha numa pequena aldeia da Sicília. Sózinha, jovem e bonita em pouco tempo se torna no centro das atenções dos homens da aldeia, bem como no alvo do ódio das suas mulheres. Por se tornar sempre indiferente ao que lhe dizem, seria o alvo perfeito a "abater". Não parece isto quase como uma história dos nossos dias ? Se não os vences juntas-te a eles ? Ou será que a indiferença consegue permanecer a melhor arma de combate para com aqueles que queremos manter distantes e os quais nos são indiferentes ? Tudo neste filme está na minha opinião a um nível superior. O seu argumento, as suas interpretações, realização, fotografia... TUDO... Olhamos tanto para os grandes filmes e super-produções que muitas vezes nem de entretenimento valem, quando temos filmes feitos aqui bem perto de nós que valem como pérolas. A quem gosta de bons filmes, que tanto nos podem emocionar pela crueza dos actos que todos nós podemos cometer, bem como no momento seguinte nos fazer soltar um sorriso de orelha a orelha, recomendo vivamente este filme, que garanto ninguém fica indiferente.
Saturday, September 25, 2004
A foto de Simona Torretta, uma das italianas raptadas no Iraque, por um grupo terrorista que a tem como alvo para justificar mais um qualquer acto bárbaro a cometer. Voluntária da organização Un Ponte per Bagdad, espero que volte para junto dos seus ilesa. Ou teremos a infelicidade de receber mais um bom coração, extinto através dos cruéis hábitos e sede por sangue e desgraça de mais um grupo de terroristas ?
Todos sabem a minha próxima ligação a Itália, dado ter neste país parte das minhas origens, portanto sabem o motivo que me leva a colocar este post. Espero que como eu, tenham também vocês um pouco de tempo para dispensarem a este caso.
Friday, September 24, 2004
Thursday, September 23, 2004
YEAH RIGHT !!!
Stupid little old US.... To renounce my freedom in absolute SILENCE !!!??? Yeah right... I mean... Aren't the wars perpetrated today in the name of Freedom ? Isn't in that what's entering our houses each day throughout TV ? Isn't it that what our leadres told us for the past year and a half ? So..... Now we must decline OUR freedom so that others should have it ? Yeah RIGHT !!!
I'm a European... so noone shuts me up....
GOT A PROBLEM WITH THAT ???!!!
I mean... We spend our whole life listening to other people saying that 60 years ago they couldn't speak... enjoy their youth... to live in peace... NOW we are told that we should renounce our rights, and renounce them in SILENCE ??!!
Come one... Tell me another one....
And the jokes keep on coming...
" A popular bar had a new robotic bartender installed. A fellow came in for a drink and the robot asked him, "What's your IQ?" The man replied, "150." So the robot proceeded to make conversation about Quantum physics, string theory, atomic chemistry, and so on. The man listened intently and thought, "This is really cool." The man decided to test the robot. He walked out of the bar, turned around, and came back in for another drink. Again, the robot asked him, "What's your IQ?" The man responded, "100." So the robot started talking about football, baseball, and so on. The man thought to himself, "This is quite amazing." The man went out and came back in a third time. As before, the robot asked him, "What's your IQ?" The man replied, "50." The robot then said, "So, you gonna vote for Bush again?" "
It's funny how some jokes really are a mirror of today's society. And YES.. to all those who are reading this... I really am hoping that Bush looses 2004 elections for US Presidency. I'm not saying Kerry is great but.... the smallest problem is always recommended. Along these last four years the distance between the two sides of the Atlantic became bigger. The morron's that some of us elect to lead us, instead of approching us, continue to separate what was allready apart.
Would it be possible for the "Atlantic" to become a lake and not an Ocean ? However, this has to be something wanted by both sides, not just one. And with mad people leading us, nothing will make this side wanting that approach.
WE should think on that... At least for 5 minutes each day.. It doesn't take that much time...
Com uma pequena anedota se caracteriza o Mundo.... Aqui vai ela:
" A ONU resolveu fazer uma grande pesquisa mundial. A perguntaera: "Por favor, diga honestamente, qual a sua opinião sobre a escassez de alimentos no resto do mundo."O resultado foi desastroso. Foi um total fracasso. Os europeus do norte não entenderam o que era "escassez". Os africanos não sabiam o que era "alimentos". Os espanhóis não sabiam o significado de "por favor". Os norte-americanos perguntaram o significado de "o resto do mundo". Os cubanos estranharam e pediram maiores explicações sobre "opinião". E o parlamento português ainda está a debater o que significa "diga honestamente". "
Verdade.... É ou não é ? Digam lá honestamente !
Saturday, September 18, 2004
Depois da habitual vistoria de mail's que neste momento tenho às centenas para ler, leio um que a Sófia me enviou sobre a amizade. Todo o texto que circulava pelo mail era digno de se ler, no entanto, e como em tudo, há sempre uma parcela que se destaca entre o resto. Aquela parte que nos desperta imediatamente a atenção, e que, se guarda como a mais importante.
" O verdadeiro amor não se reduz ao físico nem ao romântico. O verdadeiro amor é a aceitação de tudo o que o outro é, do que foi, do que será e... Do que já não é... "
E aqui está.. O problema é que hoje já ninguém tem a capacidade de olhar para outra pessoa sem lhe apontar os defeitos da vida passada, as suas imperfeições enquanto ser humano, e tudo o que de errado poderá ter ( ou não ! ) fisicamente.
Vale mais uma embalagem com estilo e na moda, vazia e podre, do que uma mais "modesta" mas mais decente e sincera.
Enfim, mais um desabafo da realidade em que vivemos, onde tudo é tão bonito de apregoar e supostamente tomar como objectivo, do que na realidade defender e impôr como premissa. Viva a era do plástico, e das plásticas, onde se corta, recorta e abre, tira e põe para um final plástico maravilhoso, mas sem um mínimo de sensibilidade. Bom senso... onde andas ?!
" Quando me batem à porta, pergunto QUEM É, nunca QUEM FOI ! " esse é o objectivo que tenho em mente, não o quero impôr, mas tenho-o como aquilo em que acredito, e espero acreditar.
Não espero mudanças numa sociedade que à partida já está perdida de uma forma onde dificilmente terá um retorno, e onde os supostos valores que "devemos" e "temos" de defender passam pelo dinheiro, aparências e futilidades. Viva o vazio, viva o ridículo, viva o "indiferente", pois só estes vencem neste fantástico Mundo em que estamos... Só resta saber... até quando vencem.
Saturday, September 11, 2004
Depois de já aqui no blog ter referido três personalidades de distintas áreas que admiro por inúmeros factores, sendo eles Monica Bellucci, Aristides Sousa Mendes e Catherine Hamlin, comecei em pensar em eleger a personalidade do ano. Aquela figura que na opinião das diversas pessoas, foi a que mais se destacou no último ano, quer seja por factores negativos, quer sejam eles positivos.
Sejam pessoas de que áreas forem, nacionalidades ou idades, mais ou menos conhecidas, gostava que participassem na personalidade do ano 2004, e para tal gostava que me enviassem as vossas propostas, devidamente justificadas, sejam essas justificações os grandes testamentos tal como eu gosto de ler, ou apenas um pequeno comentário sobre os motivos da pessoa que seleccionaram para paulojsperalta@yahoo.it
Cá fico à vossa espera :)
Disorder Rating
Paranoid: Low
Schizoid: Low
Schizotypal: Low
Antisocial: Moderate
Borderline: Low
Histrionic: High
Narcissistic: Moderate
Avoidant: Low
Dependent: Moderate
Obsessive-Compulsive: Moderate
URL of the test: http://www.4degreez.com/misc/personality_disorder_test.mv
URL for more info: http://www.4degreez.com/misc/disorder_information2.html
Aqui está o resultado da minha personalidade LOL por favor.... COMENTEM !!!!!
Paranoid: Low
Schizoid: Low
Schizotypal: Low
Antisocial: Moderate
Borderline: Low
Histrionic: High
Narcissistic: Moderate
Avoidant: Low
Dependent: Moderate
Obsessive-Compulsive: Moderate
URL of the test: http://www.4degreez.com/misc/personality_disorder_test.mv
URL for more info: http://www.4degreez.com/misc/disorder_information2.html
Aqui está o resultado da minha personalidade LOL por favor.... COMENTEM !!!!!
Wednesday, September 08, 2004
A médica australiana Catherine Hamlin, deslocou-se para a Etiópia no final da décade de 50 do século passado. Nesse país africano dedicou a sua atenção e trabalho de uma vida às jovens etiopes que eram prometidas muito jovens ( entre os 10 e 12 anos de idade ) em casamento, a homens mais velhos. Estes, devido aos costumes das tribos a que pertenciam, desejavam constituir numerosas famílias, iniciando com elas uma vida sexual precoce.
Devido aos seus jovens corpos se encontrarem ainda em formação, o início da sua vida sexual ainda em crianças, provoca além da perda do seus filhos por terem corpos novos de mais para os procriar, uma chaga, chamada fístula, que consiste na ferida da bexiga, vagina e anus. esta ferida faz com que estas jovens percam o total controle sobre as suas fezes e urina, provocando que sejam ostracizadas e marginalizadas pelo seu marido, levando até ao seu abandono, bem como por parte da família e sociedade de uma forma geral. Não tendo meios para subsistir, muitos dedicam-se depois à mendicidade.
Catherine Hamlin bem como o seu marido, dedicaram-se à contrução do Fistula Hospital, onde têm vindo a desenvolver várias técnicas para restituir a essas mesmas jovens a sua dignidade, tendo em conta que isto lhes acontece antes dos 20 anos de idade, e permitindo assim uma vida digna para o seu futuro.
Dentro de uma área que vou passar a dedicar o meu blog, e na qual já destquei a presença de Monica Bellucci e Aristides Sousa Mendes, espero que, tenham curiosidade em saber mais sobre o notável trabalho de Catherine Hamlin, trabalho que a levou a ser indicada ao Prémio Nobel da Paz de 1999.
Tuesday, September 07, 2004
Hoje lembrei-me de duas situações distintas, mas que estão unidas entre si. Unidas pela dor, pela perda, e pelo sentimento de revolta que é impossível disfarçar. Não é uma revolta de raiva. Pode ser, e é, uma revolta por mudança. Uma revolta que pede uma justiça imparcial e que castigue quem quebra a ordem e a estabilidade. Uma justiça que consiga ser portadora de algo que hoje não temos; a Segurança. Segurança esta que se baseia naquilo que perdemos. O simples facto de fazermos a nossa vida diária, onde podemos entrar num estabelecimento, autocarro, escola ou centro comercial sem imaginar ou pensar e supôr que ele possa vir a explodir às mãos de magalómanos marcenários sem escrupúlos e sem moral ou ética.
Na década de 40 do século passado, o exemplo de Ser Humano que retrato num post anterior debateu-se por um lado com as ordens que tinha, e pelo outro com as ordens que lhe ditava algo superior: a sua Moral. Felizmente e pelo bem da Humanidade, Aristides Sousa Mendes optou por obedecer às ordens que lhe ditavam a sua Moral e salvar milhares e milhares de pessoas das torturas e atrocidades do Holocausto Nazi.
Passados praticamente 60 anos, o Mundo está exactamente na mesma. Não com um grande conflito a nível mundial, mas com pequenos focos que podem explodir em conflitos de escala regionais, ou então em conflitos que privam os meros cidadãos como eu e muitos de vocês que lêem este blog de dois dos mais fundamentais direitos de qualquer cidadão, ou seja, a Liberdade e a Segurança. Podemos verificar isso isso com os atentados terroristas de Nova York e Washington em 2001, Madrid no início de 2004, e agora mais recentemente neste preciso mês de Setembro na Ossétia, uma região da Rússia, onde, os maníacos do momento resolveram entrar numa escola e tomar cidadãos como reféns. Claro está que com maníacos o número de "baixas" ( que lindo nome para se dar a uma VIDA HUMANA ) era à partida, de esperar que fosse grande.
Sem dúvida pergunto, será que existem Grandes Esperanças para este Mundo Louco ? Ou estamos apenas cá para assistir à próxima barbaridade que, pelo passar das inúmeras já sucedidas se espera igualmente terrível ou ainda mais ( se é que isso pode existir ) ?
O meu pesar vai para aqueles que sobrevivem à tragédia, e ficam neste Mundo a pensar na mais absurda das questões.... " Porquê ? "
Cada vez mais vivemos num mundo ridículo... Gostava que me explicassem como é que invadir uma escola e matar crianças, e simples civis que fazem a sua vida diária tão normalmente, é uma "boa" forma de reinvindicar independências baseadas em fundamentalismos ridículos !! Expliquem-me, mas expliquem-me como se eu tivesse 5 anos... A idade de muitos daqueles que morreram nesta última parvoíce da ignorante mente humana sedenta apenas e só de mortes e de conflitos.
Numa era em que imperava o obscurantismo, um Homem teve a coragem de dizer Não e desafiar uma ordem. Graças a ele, milhares foram as pessoas que sobreviveram aos horrores do Holocausto Nazi. Tive o imenso prazer de conhecer cedo a sua "obra" e a ele devo o meu interesse pela carreira que escolhi, tornando o meu futuro trabalho num pequeno tributo à sua GRANDE memória.
Foi por desafiar e rumar contra a maré que hoje o seu nome é conhecido. Foi por ter uma alma GRANDE que lhe devemos tanto.... Aristides Sousa Mendes.
Monday, September 06, 2004
Saturday, September 04, 2004
Finalmente já o tenho. Um dos muito BONS filmes que vi até hoje. Não me desiludiu em nada. Apenas maravilhou. Hoje estive lá, e já tenho a minha cópia. A quem não o viu, recomendo. A quem já teve esse prazer cinematográfico.... REVEJA. Tudo neste filme está de facto excelente, mas o desempenho de Caviezel, encontra-se nos melhores que vi, juntamente com a fabulosa banda sonora... Enfim, tudo de facto no filme está bom. E que tal umas largas nomeações aos Oscars ? E revertidas claro em prémios !!! Ou vamos deixar este filme " de fora " apenas porque foi "polémico " ?

Thursday, September 02, 2004
Depois do Carlinhos Spaghetti me ter enviado uma música cantada pelo Carlos do Carmo, lembrei-me de um pensamento que este havia dito numa entrevista na tv:
" Como é bom ser pequenino, ter pai, mãe e avós... Alguém que goste de nós "
Sim, é de facto muito bom saber que temos alguém que goste de nós... Pelo menos nessa altura, na idade da infância tudo é tão simples... Tudo á azul.... Nada que nos preocupe ou que nos aborreça...
Wednesday, September 01, 2004
A hipócrisia e o falso moralismo estendem-se pelo nosso país a olhos vistos. Nos últimos anos, tem sido impressionante a quantidade de disparates que correm pelas bocas das pessoazinhas. Desde " tipas " que estão no governo e que dizem que " o catolicismo é a religião oficial de Portugal " até aos " tipos " que também estão no governo ( torna-se vicioso isto ) que afirmam ter sido " a Nossa Sra. de Fátima a desviar o crude do Prestige de Portugal ", sim o que é uma proeza não nos poluir a nós e ir poluir França ( o meu coração relaxa ), as bestialidades ( leia-se de besta e não de bestial como sendo fantástico ) surgem a ritmos alucinantes.
A mais recente é a sempre presente polémica do aborto, ou interrupção voluntária da gravidez, onde estamos ainda numa Nação ( ? ) que prefere julgar e punir os seus por medidas que, até o próprio Parlamento Europeu já recomendou tornarem-se legais. " Sim.... " - gritam eles - " queimem-nas, porque elas mataram o Zézinho ".... ora.... POUPEM-ME.... Vamos lá a ser honestos... Qual é a mulher neste santo Mundo, que vai abortar sem ter um devido e válido motivo ? Será que há algum atrasado que julga que uma mulher vai engravidar para ter o " prazer " ( ? ) de ir abortar ? Ou será que quem o faz, é apenas por ser o último recurso, e o único que tem disponível, mesmo correndo o risco de ser julgada e punida pela sociedade ? Aliás... sociedade não, antes pelos governantes de extrema-direita que além de manterem um governo de um país refém, conseguem ao mesmo tempo manter toda uma população bem como os seus direitos reféns de interesses falsos moralistas que só faziam sentido ( e será que faziam ? ) no tempo da " outra senhora " ?
A questão fundamental aqui, é a meu ver, o direito à escolha. É isso que eu comento sempre nas muito produtivas " conversas de café " que tenho. É esse um dos direitos fundamentais que, neste momento, está em falta para com aquelas que se debatem com este enorme problema. Uma interrupção de gravidez. Um aborto.
É o direito à escolha que deve ser facultado às pessoas. O direito de poderem optar por uma decisão, por um momento que, na sua vida é extremamente importante e decisivo.
Claro que além deste direito à escolha, seria deveras útil se o nosso governo e quem nele está a liderar, implementasse medidas de aconselhamento e planeamento familiar que pudessem de certa forma evitar que existissem um elevado números de interrupções de gravidez. No entanto, é sempre, SEMPRE, importante poder usufruir de um direito de escolha. É esse, segundo me parece, aquele factor que nos diferencia dos animais irracionais... E passando o exemplo religioso... não foi o livre arbítrio um dos " dons " que Deus nos deu para podermos decidir entre dois caminhos distintos ? Então como é que alguém nos pode retirar o livre arbítrio ? Não é isso uma medida contra uma vontade de Deus ?
Tendo na minha família um conjunto de mulheres que passaram por estes enormes " duelos ", e apesar d enão ter presenciado nunca os efeitos menos agradáveis a que infelizmente estiveram sujeitas, sei pelo que me contaram que sofreram, e sofreram bastante tanto com a dor psicológica que tiveram por ter tomado esta atitude, bem como a dor física provocado pelo péssimo acompanhamento que tiveram por parte de quem as tratou. Tive uma avó que teve toda uma vida de problemas de saúde, por ter sido constantemente negligenciada, e ter passado anos e anos fechada em casa devido aos problemas de saúde que NUNCA a largaram durante todo o resto da sua vida. Guardo na minha memória as suas lágrimas, os seus desabafos e as suas histórias que em muito marcaram a posição e a opinião que tenho hoje. Não só neste assunto como em muitos outros, e espero que a mentalidade deste povo, que ainda digo meu, mude rapidamente, não para todos concordarem com um mesmo caminho, mas pelo menos para que exista a hipótese de puderem optar por dois ou mais.
Escusado será dizer que apoio a iniciativa da organização Women on Waves, mais que não seja pelo despertar mediático que trazem ao nosso país, sobre este assunto que em pleno século XXI é ainda um assunto fechado. Um assunto tabu que muitos querem ver pelas costas. Pela coragem de enfrentarem a adversidade, tiro-lhes o meu " chapéu ".
Eu assinei:
Dear Paulo Peralta,
This email message is sent to you from PetitionOnline.com to confirm your signature as "Paulo Peralta" on the online petition: "Protesto contra a proibição da entrada em Portugal do barco
da Women on Waves"hosted on the web by our free online petition service, at:
http://www.PetitionOnline.com/19592c11/
Your signature on the petition is already complete, and there is no needto reply to this message. Your signature number for this petition is 1056.
Monday, August 30, 2004
Apenas mais uma curiosidade quanto à Grécia, e ao que diz respeito aos supostos "pequenos países"... É curioso reparar como com boa vontade e empenho das pessoas se realizam grandes eventos... Pena é que sejam sempre enormemente criticados até estarem bem sucedidos no FINAL !!!
Será que há sempre uma vã necessidade de criticar e rebaixar o bom trabalho dos outros ?
Sunday, August 29, 2004
E lá chegam ao fim os Jogos Olímpicos de Atenas 2004. A primeira vez em 108 anos que os Olímpicos voltam à sua terra natal. Depois dos habituais medos que rodeiam os grandes eventos e acontecimentos mundiais, tudo correu bem nestes Olímpicos, e o medo do terrorismo nunca foi focado.
A nossa melhor prestação em Olímpicos, tendo conseguido 3 medalhas para os atletas Sérgio Paulinho, Francis Obikwelu e Rui Silva, e 10 diplomas de mérito, fizeram ao que parece elevar o espírito português mais um pouco.
Adeus Atenas 2004, Olá Pequim 2008
Adeus ? Ainda não.... tenham calma... A festa, espero, ainda não terminou !!! Iniciam-se brevemente os Jogos Paralímpicos em Atenas. Aqueles em que os atletas além de serem indivíduos com algum tipo de deficiência, e supostamente mais incapazes e com menos "qualidades", são ao mesmo tempo aqueles que mais brilham o espírito português, e que, ao mesmo tempo, passam mais despercebidos e completamente ignorados pelo nosso olhar. Tendo em conta que na última edição no ano 2000 em Sydney fomos dos países mais medalhados, à frente de muitas das grandes nações mundiais, seria se calhar de prestar mais atenção à prestação destes nossos compatriotas que habitualmente brindam o nosso país com glória. Pena é que seja glória esquecida ou ignorada.
Pena é também que estes atletas tenham de pôr anúncios na imprensa a pedir dinheiro para poderem viajar e brincar-nos com os seus feitos, e em pouco ou nada serem apoiados por Portugal, que por acaso, só por acaso, é o país que representam e o que vê a sua bandeira subir no mastro e ouve tocar o seu hino vezes a fim. Pena é que alguns dos cidadãos deste país só o sejam depois de serem reconhecidos pelos outros e no estrangeiro.
Força à delegação portuguesa nos Jogos Paralímpicos de Atenas 2004, e que tragam muitas medalhas, acima de tudo para a SUA glória e consagração.
Subscribe to:
Posts (Atom)









































