MADRID
Friday, March 11, 2005
Wednesday, March 09, 2005
E mais um filme para descomprimir das diárias insanidades mentais... De preferência um BOM filme. Comprei este Luta Cega por engano, pois pensei que era um outro que em tempos vi. Mas em nada me desiludi com a escolhe que tive, pois trata-se de um filme excelente, centrado na época do conflito civil no Líbano em que muitos ocidentais eram raptados como forma de mostrar ao Mundo, o que de facto se passava no Médio Oriente.
Além de ser um filme com uma história que, por motivos menos felizes, está sempre presente, Luta Cega é ainda um excelente exemplo de como dois homens que, à partida, poderiam ser rivais, sendo que um deles é britânico e o outro irlandês de Belfast, conseguem juntos travar uma boa amizade apesar das suas previsiveis "distâncias". Muito boa "gente" poderia ver este filme, que apesar do seu importante contributo histórico, tem ainda um contributo que força maior... A Humanidade existente em cada um de nós, e por outro lado o lado mais animal e selvagem a que podemos chegar. É sem dúvida um filme que por um acaso me chegou às mãos, mas daqueles que sem dúvida alguma ficam na memória.
Monday, March 07, 2005
Parabéns !
Felice Anniversario !
Joyeux Anniversaire !
Compleaños Felices !
Happy Birthday !
Pois é.... e já lá vai um ano, feito neste dia 7 de Março, que me estreei por estas andanças do blog. Agradeço a todos os que têm mostrado interesse pelas coisas que escrevo e também àqueles que não se ralam minimamente... Agradeço ao Papá, à Mamã, ao Amiguinho e à Amiguinha.... à Família, aos Vizinhos, ao Canário... e especialmente a MIM que tenho estes vipes momentâneos de por aqui ir deixando aquilo que me vai nesta minha mente já algo perturbada, aquilo que gosto, desgosto, vou gostando ou nem por isso.... E vamos lá ver se daqui a um ano estou a celebrando o SEGUNDO :P
Beijinhos, abraços e muitos palhaços, ao gosto da clientela que por aqui vai passando ! C'est tout ! ;)
Como conclusão deste último texto que enviei... Aqui fica o cartaz de um GRANDE filme Mar Adentro, de Alejandro Amenabar, e com o excelente Javier Bardem no papel principal que lhe valeu o Goya de Melhor Actor, a Coppa Volpi em Veneza e uma nomeação ao Globo de Ouro de Melhor Actor em Drama.
Hoje em dia falamos muitas vezes no aborto, ou na interrupção voluntária da gravidez ( IVG ) como lhe quiserem chamar, por ser uma tema da moda, importante é verdade, mas porque é da moda... Calha bem em tempos eleitorais falar na IVG como um tema a defender para a sua consequente, e correcta, legalização em Portugal.
Muitas são as opiniões.... Umas amadas por uns, outras amadas pelos outros, cada um com o seu ponto de vista, mais ou menos correcto, no entanto, e sem ser preciso inundar a televisão e todo o tipo de comunicação social com argumentos mais ou menos brilhantes, em discussão numa das minhas aulas entre alunos e professora, ela disse algo que "cala" todo o tipo de argumentos que possam ou não existir por aí:
" No meu corpo além de mim, ninguém manda "
E é de facto aqui que toda a discussão termina. Nós como indivíduos temos a superioridade para com o nosso próprio corpo, em relação aos demais que julgam sobre ele mandar. Passando a comparação, que admito à partida não ser a mais brilhante, eu se quero fazer um piercing ou uma tatuagem... Cortar o cabelo de forma x ou y, não há ninguém além de mim que tem de opinar sobre essa medida.
O que está em causa, é como é que outrém pode achar que decide melhor e em qualidade sobre aquilo que ao meu corpo, mental e físico, me é melhor ou mais aconselhado ? É impossível o meu " vizinho do lado " saber mais sobre mim do que eu próprio. É impossível ! Eu sei de mim e sobre as escolhas e opções que tomo, e sobre a forma como elas se poderão refletir sobre mim próprio.
Com isto tudo quero chegar à reportagem que acabou à minutos de passar no Jornal da Noite da TVI, onde o tema é outros dos proibídos ( ainda mais que a IVG ) que é a eutanásia. Sobre o mesmo ponto de vista, ninguém além de mim, manda no meu corpo. Sou "eu" que afectado por uma doença em estado terminal devo opinar sobre o "meu" fim. Sou eu que devo optar pelo momento exacto para colocar um término ao "meu" sofrimento, e em que condições deverá ser efectuado. Sou "EU" que decido ! "EU" tenho a última e a mais importante, decidiva, palavra, e não o "meu vizinho do lado". Sou "eu" que sei aquilo que passo, ou poderei passar, e não os outros que se limitam a opinar à distância, legislar sem sentimento e sem conhecer aquilo pelo que os reais indivíduos passam; os seus problemas, as suas angústias e o seu sofrimento. Não só o seu sofrimento físico, mas acima desse o seu sofrimento psicológico que corrompe a mente, corrompe a memória, corrompe o espírito e acima de tudo corrompe a liberdade própria de poder decidir sobre o que queremos fazer.
Passava o ano lectivo de 1997 - 1998, quando na escola secundária, no meu 12º ano, na disciplina de IDES ( para quem não conhece é Introdução ao Desenvolvimento Económico e Social ) em que uma da matéria dada era algo do género de " O FUTURO " onde eram debatidos vários assuntos desde a correcta utilização dos recursos naturais com vista ao uso dos mesmo pelas gerações futuras, formas de família, tecnologia, e uma das passagens dadas era exactamente a IVG e a Eutanásia, onde, nos nossos brilhantes 17 anos de idade onde o nosso próprio pensamento está na grande etapa das revoluções e das transformações, a nossa professora tem a audácia de dizer " não concebo como é que há pessoas que aprovam estas medidas " ( leia-se IVG e Eutanásia ). A minha simples pergunta é ( e foi na altura ) qual era o direito dela de questionar as opções individuais de cada um ? Quem é aquela mulher, que tem como função mostrar sempre os dois lados da moeda, para estar ali junto de uma turma de 40 pessoas dizer a pés juntos e defendendo-o como se daquilo fizesse a sua bandeira, que não compreendia a atitude das pessoas que as defendiam como medidas a serem aprovadas e legisladas. O que é que ela sabia para se tornar tão mais especialista do que os outros, utilizando apenas como seu argumento que " Todos os dias se descobrem curas e tratamentos novos " ? Ao mesmo tempo, nesse ano de 1997 - 1998, tive a minha avó no hospital, após uma vida dura cheia de doenças e enfermidades, uma quantidade de abortos ( chame-mos as coisas pelo nome ) que a deixaram com problemas de saúde durante toda a sua vida, devido às péssimas condições em que haviam sido feitos, e na clínica que esteve tinha ao seu lado uma outra senhora que tinha um cancro terminal. Tudo nela espelhava apenas uma coisa, a morte. O cheiro, a cor, o aspecto... TUDO ! Estaria esta pessoa capaz de receber um tratamento que lhe devolvesse a lucidez, depois do próprio cancro em si já lhe ter aberto feridas e chagas pelo corpo todo ? É certo que queremos ser optimistas e esperar sempre por uma cura, mas há casos e casos...
Vamos nós reclamar para nós o direito à vida de pessoas que na sua lucidez, optaram pela morte ? Por uma morte assistida, sem dor, no espaço em que se sentem à vontade, juntos dos seus entes queridos, onde possam perecer de uma forma calma, tranquila e harmoniosa ?
O único argumento que posso utilizar como conclusão deste meu desabafo é este " No meu corpo, além de mim, ninguém manda ".
Por muito que queiram passar a ideia de que tanto a IVG como a Eutanásia são actos irresponsáveis pois retiram a vida a um ser, a minha questão é só esta; não é retirar a dignidade e a liberdade a pessoas que podem estar a morrer sem dignidade ou a seres que se nascerem serão para sempre indesejados por quem os teve ? É esse tipo de pessoas que queremos ter na nossa sociedade ?
Já que na nossa última campanha eleitoral de 20 de Fevereiro se fez "prato forte" destes temas, pode ser que se lembrem agora de levar estes temas de novo à praça pública e que deixem tanto num caso como no outro, a população decidir, depois de uma séria e rigorosa campanha de esclarecimento público. Sem fantasmas nem ameaças. Apenas pelo esclarecimento !
Friday, March 04, 2005
Para uma pequena descontracção de estudo... Nada melhor que um filme de comédia onde reina a distracção e os bons momentos cheios de gargalhadas :) Nada melhor que um filme com o Joe Pesci no seu melhor... O Meu Primo Vinny que deu o Oscar de Melhor Actriz Secundária a Marisa Tomei ( uma pérola do filme ) conta a história de um advogado que vai defender um primo e um amigo deste num caso de homicídio no estado norte-americano do Alabama... Confesso que me diverti bastante a ver este filme, e sempre deixa com uma disposição fora do normal depois de um momento mais pesado... A quem tiver oportunidade de o (re)ver... força nisso :)
Como Teoria de Estado... Bebo Teoria de Estado... Sonho Teoria de Estado... Leio Teoria de Estado... Vejo Teoria de Estado... Oiço Teoria de Estado.... Falo Teoria de Estado.... Teoria de Estado... Teoria de Estado... Teoria de Estado... Teoria de Estado... Teoria de Estado... Teoria de Estado... Teoria de Estado... Teoria de Estado... Teoria de Estado... Teoria de Estado... Teoria de Estado... Teoria de Estado... Teoria de Estado... And it will all end... Monday March 7th, 2005 at 6 p.m.
Sunday, February 27, 2005
Por aqui andava eu nas minhas longas horas de organizar os meus apontamentos, correspondências e a preparar-me para sair quando me chega a Otília e o Nuno cá por casa com um convite muito especial....
" Vamo-nos casar, e gostávamos que fosses ao nosso casamento ! "
" Claro que vou !!! :) "
E pronto... Como conclusão de um dia já por si bom, ainda recebo mais esta fantástica notícia :) Só me resta agora esperar pelo dia 9 de Abril e ir receber e contribuir um pouco para a alegria destes dois grandes amigos meus, que entram numa etapa importante da vida deles... Que as felicidades e os momentos grandes se multipliquem daqui para a frente ;)
E chegada mais uma cerimónia de entrega dos Oscars, não podia deixar de fazer a minha previsão sobre quem serão ( espero ) os vencedores desta cerimónia de 2005.
Como tal... Aqui vão as minhas apostas para as principais categorias:
Filme: Million Dollar Baby
Actor: Clint Eastwood ( Million Dollar Baby )
Actriz: Annette Bening ( Being Julia )
Actor Secundário: Morgan Freeman ( Million Dollar Baby )
Actriz Secundária: Cate Blanchett ( The Aviator )
Realizador: Clint Eastwood ( Million Dollar Baby )
Argumento Original: Vera Drake
Argumento Adaptado: Million Dollar Baby
Banda Sonora: A Paixão de Cristo
Fotografia: A Paixão de Cristo
Filme Estrangeiro: Mar Adentro
Direcção Artística: Finding Neverland
E como é óbvio lá vou eu deitar-me bem "cedo" ( sim, porque deve ser lá pelas 5 da manhã que termina o espectáculo ) mas também... é só uma vez por ano !! eh eh !!
Friday, February 25, 2005
Já é conhecida a minha paixão por cinema, e as enormes quantias de dinheiro de gasto para enriquecer a minha colecção de dvd, e quando numa viagem a uma qualquer loja se encontram aqueles preciosidades pelas quais já de certa forma não acreditávamos encontrar, confesso que o meu pequeno coração vibra de alegria ( que infantil que sou ).
Giuseppe Tornatore, vem desde sempre a surpreender-me, sempre pela positiva, com o seu genial talento de contador e realizador de histórias. Aquelas histórias com as quais nos revemos, com as quais sentimos, e com as quais nos emocionamos, choramos ou rimos... As histórias que nos deixam além de pensativos, surpreendidos, tocados... As histórias que, à maneira de cada um, nos fazem sentir vivos. Depois do Cinema Paraíso e Malena, chega a vez d' A Lenda de 1900. Brilhante história, brilhantes cenários, uma ainda mais brilhante banda sonora do génio Ennio Morricone que consegue de cada vez que se decide, a fazer-nos sentir a sua música, e duas fenomenais interpretações de Tim Roth e de Pruitt Taylor Vance.
A Lenda de 1900 é o exemplo perfeito de como os olhares, a música e os diálogos, secundados por belíssimos cenários conseguem fazer um estrondoso filme que foi ( apenas ) galardoado com o Globo de Ouro de Melhor Banda Sonora Original, mas que o mereceu justamente. Este, juntamente com muitos outros é dos filmes que estará na minha memória para sempre guardado.
Thursday, February 24, 2005
Através de uma das mailings lists que subscrevo, neste caso a da Greenpeace, achei muito curioso um dos projectos que esta organização tem, ou seja o Mayors for Peace, onde, temos uma listagem sem fim de Câmaras Municipais pelo mundo fora que já aderiu a este programa. Claro que a minha curiosidade levou-me logo a investigar o que se passava no que dizia respeito à participação portuguesa neste programa, e qual não é o meu espanto quando vejo que SIM, temos três cidades que participam neste programa, sendo elas Lisboa, Porto e Amadora.
Tendo sido este projecto de iniciativa japonesa, ou pelo menos com grande intervenção por parte deste país, dado que um dos seus objectivos é a luta contra o nuclear, e tendo sido este país a vítima de duas bombas atómicas em 1945 sobre Hiroxima e Nagasaki, e sendo Sintra a zona que os japoneses primeiro visitaram na Europa há alguns séculos atrás, estando hoje geminada com outra cidade japonesa, acho extremamente curioso como não é esta nossa "pequena" terriola uma das participantes neste mesmo programa !
Já não é mau termos lá três cidades, sendo duas aqui de bem perto, mas... Falta Sintra... Digam lá o que disserem, a sua presença deveria lá estar referenciada. Talvez lá mais na altura das Autárquicas ! Afinal de contas já nem falta assim tanto tempo para que comece campanha elitoral ( mais uma ) para as ditas, e esse é um bom projecto para caçar o voto do "Zé"...
Tantas iniciativas que até são jeitositas e parece que nós nunca lá estamos em cima delas, literalmente, e que na minha opinião acabamos por perder bastante pois, de um conjunto de iniciativas que poderiam ser tomadas, levando à dinamização e divulgação deste concelho, acabamos por não participar em nada, e perder oportunidades que nos estão assim vedadas.
Fernando Seara, ou outro qualquer.... ABRAM AS PESTANAS !
Sunday, February 20, 2005
Eu já votei. E TU ??!!
Hoje foi vê-los.... Todos penteadinhos, com roupa nova e perfumados... Os verdadeiros "cavalos de estado" estavam todos aqui para poder votar... Tias que são tias, tias que não o são.. Betos e betinhas, mas todos a reluzir, espelhando a mais nobre loja de roupa de marca... Quiçá Armani... quiçá quiçá !
Sim, foi hoje... Foi dia de eleições ! Olhando para os demais poderia pensar que estava num enorme casamento, onde todas as pessoas deste "pikena" Sintra tinham sido convidados... Cheguei a ver um os dois TT's.... Faltou o Jaguar...
Sabendo que esta zona vai votar massivamente ( quase ) no PSD, nada de novo se espera, a não ser os boletins informativos que nos vão inundar mais logo pela noite TODA a nossa "santa" televisão, e esperar por males menores, porque falar em BEM é quase impossível, para este "nosso" querido Portugal.
Saturday, February 19, 2005
Estava eu a dar uma ronda pelos blogs quando vejo no Just a Girl esta música fantástica que ouvi pela primeira vez no Mulholland Drive do David Lynch. A música está, a meu ver, algo do mais brilhante e mais bem conseguido tanto no filme, que pessoalmente não aprecio, bem como no cinema em geral. Um take de mestre, que deixa a desejar a muitos que o são.
" Llorando "
" Yo estaba bien por un tiempo
Volviendo a sonrire
Luego a noche te vi
Tu mano me tuco
Y el saludo de tu voz
Te hable muy bien y tu
Sin saber
Que estado llorando por tu amor
Llorando por tu amor
Llorando por tu amor
Luego de tu adiós
Senti todo mi dolor
Sola y llorando llorando llorando
No es facil d'entender
Que al verte otra vez
Yo este llorando
Yo que pensé que te olvide
Pero es verdad, es la verdad
Que te quiero aun más
Mucho más que ayer
Dime tu qué puedo hacer
No me quieres ya
Y siempre estaré
Llorando por tu amor
Llorando por tu amor
Tu amor
Se llevo
Todo mi corazón
Y quedo llorando
Llorando
Llorando
Llorando
Llorando
Llorando
Por tu amor "
( letra e música de Roy Orbison & Joe Melson, cantada por Rebekah del Rio )
Monday, February 14, 2005
Isto há coisas que me deixam estupefacto, para não dizer verdadeiramente estúpido... Há frases ou expressões que vão adquirindo um significado mais ou menos negativo, infelizmente são mais as de sentido negativo que outra coisa. Dentro dessas, há as que nos deixam, de certa forma, marcados.
Qual não é o meu espanto, quando, numa aula de Teoria de Estado onde falávamos sobre as liberdades, auto-determinação e soberania, surge o termo " O Trabalho Liberta " como exemplo do que hoje se aplica como mote de algumas das mais belas e bem sucedidas empresas deste "nosso" belo Portugal.
Aquilo que mais me espanta, não é tanto a frase em si, pois à partida não causaria espanto nenhum, visto que, num sentido inocente do assunto poderia pensar que, ao trabalhar tenho um rendimento, e, rendimento esse que me permite adquirir os bens essenciais ou não que contribuem para o meu bem estar social. O que me assusta de facto é que esta frase foi decaldada de algo que, nunca teve intuito ou fim feliz... " Arbeit Macht Frei " era a frase que se encontrava no portão de Auschwitz, e as últimas palavras escritas que milhões de pessoas leram antes de darem entrada no campo de morte, onde milhões de pessoas morreram às mãos dos nazis. Isso sim, é aquilo que me assusta e preocupa profundamente.
Como é que passados 60 anos de liberdade do jugo nazi, empresários e patrões portuguesas usam essa frase como mote de incentivo para com os seus empregados ?!!
Já não falo de valores, porque esses estão perdidos à muito, MAS... Gostava de saber onde está o pingo de moralidade que à partida deveria estar inerente a todo o ser humano, ou até mesmo a boa e velha moral que os portugueses tanto apregoam ter dentro de si.
Subscribe to:
Posts (Atom)







