Friday, March 04, 2005
Como Teoria de Estado... Bebo Teoria de Estado... Sonho Teoria de Estado... Leio Teoria de Estado... Vejo Teoria de Estado... Oiço Teoria de Estado.... Falo Teoria de Estado.... Teoria de Estado... Teoria de Estado... Teoria de Estado... Teoria de Estado... Teoria de Estado... Teoria de Estado... Teoria de Estado... Teoria de Estado... Teoria de Estado... Teoria de Estado... Teoria de Estado... Teoria de Estado... Teoria de Estado... And it will all end... Monday March 7th, 2005 at 6 p.m.
Sunday, February 27, 2005
Por aqui andava eu nas minhas longas horas de organizar os meus apontamentos, correspondências e a preparar-me para sair quando me chega a Otília e o Nuno cá por casa com um convite muito especial....
" Vamo-nos casar, e gostávamos que fosses ao nosso casamento ! "
" Claro que vou !!! :) "
E pronto... Como conclusão de um dia já por si bom, ainda recebo mais esta fantástica notícia :) Só me resta agora esperar pelo dia 9 de Abril e ir receber e contribuir um pouco para a alegria destes dois grandes amigos meus, que entram numa etapa importante da vida deles... Que as felicidades e os momentos grandes se multipliquem daqui para a frente ;)
E chegada mais uma cerimónia de entrega dos Oscars, não podia deixar de fazer a minha previsão sobre quem serão ( espero ) os vencedores desta cerimónia de 2005.
Como tal... Aqui vão as minhas apostas para as principais categorias:
Filme: Million Dollar Baby
Actor: Clint Eastwood ( Million Dollar Baby )
Actriz: Annette Bening ( Being Julia )
Actor Secundário: Morgan Freeman ( Million Dollar Baby )
Actriz Secundária: Cate Blanchett ( The Aviator )
Realizador: Clint Eastwood ( Million Dollar Baby )
Argumento Original: Vera Drake
Argumento Adaptado: Million Dollar Baby
Banda Sonora: A Paixão de Cristo
Fotografia: A Paixão de Cristo
Filme Estrangeiro: Mar Adentro
Direcção Artística: Finding Neverland
E como é óbvio lá vou eu deitar-me bem "cedo" ( sim, porque deve ser lá pelas 5 da manhã que termina o espectáculo ) mas também... é só uma vez por ano !! eh eh !!
Friday, February 25, 2005
Já é conhecida a minha paixão por cinema, e as enormes quantias de dinheiro de gasto para enriquecer a minha colecção de dvd, e quando numa viagem a uma qualquer loja se encontram aqueles preciosidades pelas quais já de certa forma não acreditávamos encontrar, confesso que o meu pequeno coração vibra de alegria ( que infantil que sou ).
Giuseppe Tornatore, vem desde sempre a surpreender-me, sempre pela positiva, com o seu genial talento de contador e realizador de histórias. Aquelas histórias com as quais nos revemos, com as quais sentimos, e com as quais nos emocionamos, choramos ou rimos... As histórias que nos deixam além de pensativos, surpreendidos, tocados... As histórias que, à maneira de cada um, nos fazem sentir vivos. Depois do Cinema Paraíso e Malena, chega a vez d' A Lenda de 1900. Brilhante história, brilhantes cenários, uma ainda mais brilhante banda sonora do génio Ennio Morricone que consegue de cada vez que se decide, a fazer-nos sentir a sua música, e duas fenomenais interpretações de Tim Roth e de Pruitt Taylor Vance.
A Lenda de 1900 é o exemplo perfeito de como os olhares, a música e os diálogos, secundados por belíssimos cenários conseguem fazer um estrondoso filme que foi ( apenas ) galardoado com o Globo de Ouro de Melhor Banda Sonora Original, mas que o mereceu justamente. Este, juntamente com muitos outros é dos filmes que estará na minha memória para sempre guardado.
Thursday, February 24, 2005
Através de uma das mailings lists que subscrevo, neste caso a da Greenpeace, achei muito curioso um dos projectos que esta organização tem, ou seja o Mayors for Peace, onde, temos uma listagem sem fim de Câmaras Municipais pelo mundo fora que já aderiu a este programa. Claro que a minha curiosidade levou-me logo a investigar o que se passava no que dizia respeito à participação portuguesa neste programa, e qual não é o meu espanto quando vejo que SIM, temos três cidades que participam neste programa, sendo elas Lisboa, Porto e Amadora.
Tendo sido este projecto de iniciativa japonesa, ou pelo menos com grande intervenção por parte deste país, dado que um dos seus objectivos é a luta contra o nuclear, e tendo sido este país a vítima de duas bombas atómicas em 1945 sobre Hiroxima e Nagasaki, e sendo Sintra a zona que os japoneses primeiro visitaram na Europa há alguns séculos atrás, estando hoje geminada com outra cidade japonesa, acho extremamente curioso como não é esta nossa "pequena" terriola uma das participantes neste mesmo programa !
Já não é mau termos lá três cidades, sendo duas aqui de bem perto, mas... Falta Sintra... Digam lá o que disserem, a sua presença deveria lá estar referenciada. Talvez lá mais na altura das Autárquicas ! Afinal de contas já nem falta assim tanto tempo para que comece campanha elitoral ( mais uma ) para as ditas, e esse é um bom projecto para caçar o voto do "Zé"...
Tantas iniciativas que até são jeitositas e parece que nós nunca lá estamos em cima delas, literalmente, e que na minha opinião acabamos por perder bastante pois, de um conjunto de iniciativas que poderiam ser tomadas, levando à dinamização e divulgação deste concelho, acabamos por não participar em nada, e perder oportunidades que nos estão assim vedadas.
Fernando Seara, ou outro qualquer.... ABRAM AS PESTANAS !
Sunday, February 20, 2005
Eu já votei. E TU ??!!
Hoje foi vê-los.... Todos penteadinhos, com roupa nova e perfumados... Os verdadeiros "cavalos de estado" estavam todos aqui para poder votar... Tias que são tias, tias que não o são.. Betos e betinhas, mas todos a reluzir, espelhando a mais nobre loja de roupa de marca... Quiçá Armani... quiçá quiçá !
Sim, foi hoje... Foi dia de eleições ! Olhando para os demais poderia pensar que estava num enorme casamento, onde todas as pessoas deste "pikena" Sintra tinham sido convidados... Cheguei a ver um os dois TT's.... Faltou o Jaguar...
Sabendo que esta zona vai votar massivamente ( quase ) no PSD, nada de novo se espera, a não ser os boletins informativos que nos vão inundar mais logo pela noite TODA a nossa "santa" televisão, e esperar por males menores, porque falar em BEM é quase impossível, para este "nosso" querido Portugal.
Saturday, February 19, 2005
Estava eu a dar uma ronda pelos blogs quando vejo no Just a Girl esta música fantástica que ouvi pela primeira vez no Mulholland Drive do David Lynch. A música está, a meu ver, algo do mais brilhante e mais bem conseguido tanto no filme, que pessoalmente não aprecio, bem como no cinema em geral. Um take de mestre, que deixa a desejar a muitos que o são.
" Llorando "
" Yo estaba bien por un tiempo
Volviendo a sonrire
Luego a noche te vi
Tu mano me tuco
Y el saludo de tu voz
Te hable muy bien y tu
Sin saber
Que estado llorando por tu amor
Llorando por tu amor
Llorando por tu amor
Luego de tu adiós
Senti todo mi dolor
Sola y llorando llorando llorando
No es facil d'entender
Que al verte otra vez
Yo este llorando
Yo que pensé que te olvide
Pero es verdad, es la verdad
Que te quiero aun más
Mucho más que ayer
Dime tu qué puedo hacer
No me quieres ya
Y siempre estaré
Llorando por tu amor
Llorando por tu amor
Tu amor
Se llevo
Todo mi corazón
Y quedo llorando
Llorando
Llorando
Llorando
Llorando
Llorando
Por tu amor "
( letra e música de Roy Orbison & Joe Melson, cantada por Rebekah del Rio )
Monday, February 14, 2005
Isto há coisas que me deixam estupefacto, para não dizer verdadeiramente estúpido... Há frases ou expressões que vão adquirindo um significado mais ou menos negativo, infelizmente são mais as de sentido negativo que outra coisa. Dentro dessas, há as que nos deixam, de certa forma, marcados.
Qual não é o meu espanto, quando, numa aula de Teoria de Estado onde falávamos sobre as liberdades, auto-determinação e soberania, surge o termo " O Trabalho Liberta " como exemplo do que hoje se aplica como mote de algumas das mais belas e bem sucedidas empresas deste "nosso" belo Portugal.
Aquilo que mais me espanta, não é tanto a frase em si, pois à partida não causaria espanto nenhum, visto que, num sentido inocente do assunto poderia pensar que, ao trabalhar tenho um rendimento, e, rendimento esse que me permite adquirir os bens essenciais ou não que contribuem para o meu bem estar social. O que me assusta de facto é que esta frase foi decaldada de algo que, nunca teve intuito ou fim feliz... " Arbeit Macht Frei " era a frase que se encontrava no portão de Auschwitz, e as últimas palavras escritas que milhões de pessoas leram antes de darem entrada no campo de morte, onde milhões de pessoas morreram às mãos dos nazis. Isso sim, é aquilo que me assusta e preocupa profundamente.
Como é que passados 60 anos de liberdade do jugo nazi, empresários e patrões portuguesas usam essa frase como mote de incentivo para com os seus empregados ?!!
Já não falo de valores, porque esses estão perdidos à muito, MAS... Gostava de saber onde está o pingo de moralidade que à partida deveria estar inerente a todo o ser humano, ou até mesmo a boa e velha moral que os portugueses tanto apregoam ter dentro de si.
Saturday, February 12, 2005
Friday, February 11, 2005
Thursday, February 10, 2005
Inicia-se hoje um dos mais importantes festivais de cinema do Mundo, a Berlinale. Serão exibidos mais de 300 filmes até ao próximo dia 20 na capital alemã. Apesar de em 2005 haver um separação desta cerimónia da dos Oscars, alguns dos nomeados aos prémios da Academia norte-americana estão aqui presentes, nomeadamente Hotel Rwanda, que pelas recentes críticas está um filme excelente e que não devemos perder das salas de cinema. No entanto, e até dia 20, Berlim é a capital do cinema.
Wednesday, February 09, 2005
Continuando com mais um grande figura do cinema... No Forum Económico em Davos, Suíça, e durante uma conferência que se realizava onde o Presidente da Tanzânia se manifestou pelo envolvimento dos Estados na ajuda ao seu país no combate à malária, onde se queixava da inexistência de, por exemplo, redes para as camas contra os mosquitos, sendo estes os maiores transmissores do virus da malária, a actriz Sharon Stone tomou a palavra dizendo " Gostaria de o ajudar, e espero que aceite o meu donativo de 10 mil dolares ". Após a sua interpelação, onde ainda apelou à contribuíção por parte dos demais presentes, as quantias doadas para esta campanha espontânea atingiram o milhão de dolares. De pequenas acções, se atingem grandes objectivos.. Esperemos que pelo menos este pequeno grande problema consiga a partir daqui, uma mais rápida resolução, e que isto tenha servido como um exemplo que querendo, se pode prolongar.
Uma pequena reflexão sobre esta campanha eleitoral, e vai ser mesmo pequena porque isto nem merece o esforço.... Será impressão minha, ou isto parecem as antigas campanhas para as legislativas em Itália ? É que se me aparece uma Cicciolina a pôr as suas enormes mamocas à mostra para o povão, eu acho que regredimos uns anitos e estamos mesmo em Itália !!! Ok, já desabafei !
Subscribe to:
Posts (Atom)








