Sunday, November 28, 2004

To Kill my Inner Voice.... Qual será o objectivo de se eliminar a voz dos outros ? Desconforto... Má vontade... Ou o simples puro gozo ? As três unidas dizem-me ! Pois... Pessoalmente também alinho muito por esta última corrente. O único problema é saber qual a verdadeira motivação por detrás destes 3 pilares fundamentais. Desconforto talvez porque é incómodo ter uma ideia ou um pensamento... De facto pensar, algo que mais ninguém controla a não sermos nós próprios, é para a grande maioria das pessoas um problema.... Talvez por isso mesmo não o façam cerca de 70 % do tempo ( só ? ) que passam durante uma vida.. Daí compreendo como se torna desconfortável.A isto associado está a Má vontade, ou seja, para quê deixar o outro pensar, quando eu próprio não o consigo fazer ? É tão mais simples e confortável poder agir de má fé para contra terceiros, e assim tentar fazer com que os outros tenham " rédeas curtas ".Com isto tudo, resume-se a puro gozo... " Como eu não consigo, então mais ninguém conseguirá " a velha táctica do " eu quero, posso e mando ". E não somos nós portugueses tão acérrimos defensores desta boa e velha teoria que tem moldado a nossa maneira de ser nos últimos quê ?.... 800 anos ? E depois espantam-se quando eu falo mais do que aquilo que devo... Mas afinal, o que é de facto aquilo que devo ? Há limites... barreiras... fronteiras ? Hmm..... censura... pois... outro velho hábito português... a censura.... Enfim... MAIS palavras para quê ?Há limites para o que se deve dizer ou haverá modos de dizer tudo ? A meu ver, há modos de dizer tudo... Podemos chamar a atenção aos berros, o que irá suscitar um conflito, ou então mais simples será chamar a atenção de alguém com um pequeno reparo sobre uma determinada atitude do seu comportamento. Inibir no entanto, não será a melhor forma.Começo a ficar seriamente afectado sobre os propósitos das pessoas... Afectado repare-se, não diz respeito a que mude os meus hábitos sobre aquilo que faça.. Aliás, posso até mudá-los, mas nunca abandoná-los ou retraí-los. A mudança torna-se saudável desde que feita racionalmente e de consciência, e não de uma forma abrupta e inconstante. Não pode ser é, no entanto, provocado por outra pessoa que não seja, o próprio.Enfim.. Desabafos das 4 da manhã... o mais certo é isto nem ter o impacto que "supostamente" deveria ter.... ou não.... por isso por hoje páro... Já regressei do meu exílio bloguista que mais um pouco se dava por um mês, por isso, apesar de tudo já não foi mau... Aproveitem meus caros leitores, se é que ainda existem, porque infelizmente eu não duro sempre para os presentear com estas minhas pequenas " histerias de altas horas "... :D

Tuesday, November 09, 2004


Mais uma foto daquilo que restou do Muro da Vergonha Posted by Hello


Passam hoje 15 anos sobre o dia que mudou o rosto do minha Europa. O dia em que se acabaram as divisões entre o lado Ocidental e Oriental do mesmo povo. Um dia que me marcou, bem como transformou a minha maneira de olhar para o Mundo. Ainda me lembro de muitas coisas deste dia. Pela LIBERDADE que é tão constantemente esquecida Posted by Hello

Friday, November 05, 2004

E assim passam mais umas eleições Presidenciais Americanas... Tendo em conta que acreditava piamente que os eleitores desta dita "Great Nation" ansiavam pela mudança daquilo que TODOS, ou quase, apelidavam como o "pior Presidente que os Estados Unidos alguma vez viram", deixei-me estar até tarde, BEM TARDE, a ver os relatos destas Presidenciais, quer através da SIC Notícias quer da CNN, quando depois de uma pequena pausa para dar descanso ao cérebro, vejo que Bush estava à frente, e prestes a alcançar a Presidência.
Fui dormir...
Qual não foi o meu espanto, ou talvez já nenhum, ao saber no dia seguinte que Bush tinha vencido as eleições. Surpresa ?! Bem... analisando lá bem no fundo, não é de facto surpresa nenhuma. As pessoas não anseiam pela mudança. As pessoas desejam manter tudo igual. Tudo inalterável. Tudo pelo MAL... Tudo pelo retrógrado, pelo imutável. A estagnação ? O retrocesso ? Tudo...
Foi com profundo desagrado que constatei no passado dia 3 de Novembro, que o fosso que separa os dois lados do Atlântico, estava de facto em risco de se abrir ainda mais. Resta saber agora quantas pessoas irá ele "engolir" desta vez, e a propósito de que nova vaga de invasões justificadas ( ? ou não ? ).
No mesmo dia recebi um mail fantástico de um amigo português que se encontra neste momento a viver nos Estados Unidos, e que vou transmitir, para que sábias palavras possam, espero, ter algum eco na mente de quem as lê, pois espelham muito bem aquilo que vai também na minha mente, e não ser capaz de o pôr nas melhores palavras.
" Olá a todos,

Hoje parece ser um dia triste para a maioria dos Europeus. "Four more years" (o slogan republicano para a re-eleição do Bush) pegou e ficou. E a reacção tem vindo de vários quadrantes. Hoje alguém perguntou-me: "tens a noção que vives entre atrasados mentais?" (Portugal). Outra pessoa dizia-me "I am still in denial" (EUA). Outro ainda disse que eram como viver em 2003 e perceber que o Bush fica até 2008 sem eleições (EUA).

Vivo no condado do Cuyahoga, onde fica Cleveland. Todos os olhos estavam fixados em nós ontem à noite: quem iria ganhar o Ohio? Os resultados das principais cidades saiam, mas do Cuyahoga publicavam-se poucos ou nenhums resultados. Afinal, as mesas de voto tinham fechado às 19:30 e porque raio era 23:00 e ainda só se tinha 15% das votações? O facto é que os americanos em muitos aspectos ofereceram uma lição de humildade do mundo sobre a democracia.

Não existem sistemas perfeitos de democracia. Mas ontem foram às urnas mais de 100 milhões de pessoas votar nas eleições mais importantes algumas vez na memória do país (e do mundo?). Sabia-se que muita gente iria votar pela primeira vez e que muita gente que tinha preferido ficar em casa em eleições anteriores iria votar desta vez. Nunca se pensou que tanta gente aparecesse. O resultado foram filas e horas e horas de espera. Horas e horas de espera onde as mesas não fechavam porque toda a gente contava e ninguém fica para trás. Muitas mesas do Cuyahoga não fecharam antes das 21:00 e das 22:00 (de acordo com o reportado na televisão). A corrida presidencial decorreu em feição: não houve problemas com o voto electrónico; não houve intimidação para com os eleitores; houve um vencedor claro e absoluto 24 horas depois das eleições - e um que ganhou o total nacional.

No Cuyahoga as pessoas esta tarde estavam tristes e a chuva que caía sobre Cleveland ajudava ao clima triste. Afinal cerca de 68% das pessoas votaram em Kerry, tendo ganho dentro do condado com uma margem de 220.000 votos (total só mesmo ultrapassado em Filadelphia). Ninguém no Ohio queria tanto uma vitória do Kerry como em Cleveland, mas a cidade não são os campos e as áreas suburbanas do país. Esse país distante que chamamos América escolheu o seu candidato; mas essas pessoas não vivem ao pé das antigas torres gémeas, não olham todos os dias sobre Manhatan e não sentem o medo de andar de metro todos os dias; essas pessoas não sentem as ameaças de segurança todos os dias contra os prédios do FMI ou do Banco Mundial. A "América real" escolheu o seu candidato: pelos valores conservadores, apoiados na religião e agitando os fantasmas do medo. É esta a América com que temos que lidar.

Inté a todos.

Hugo "
A única coisa que agora espero, é que continue este meu espaço europeu a ter os mesmos grandes líderes que teve nos últimos anos, que consigam dizer NÃO e fazer frente a quem nos queira lançar numa próxima loucura e corrida pelo sangue.
A única coisa que espero... é que agora mais que nunca, saiba o meu povo unir-se numa voz, para poder fazer frente aos novos desafios que nos vão sendo "impostos" ( ? ) pelas novas vontades de encontrar um novo inimigo que justifique a vontade de alguém em comandar o Mundo pela força, pela subjugação e pela opressão.
A todos desejo, uns menos maus, porque bons não chegam a ser nunca, próximos QUATRO anos, e que nos aguarde o mal menor...

Saturday, October 30, 2004


Please "My Fellow Americans" do remember to vote next November 2nd. And don't forget those precious kittens...

Monday, October 25, 2004


Darfur - Tell HIM what's PEACE ?


Aqui há uns anos atrás, ouvi o repórter Henrique Garcia, então da RTP 2, a fazer o seguinte comentário a respeito no Conflito nos Balcãs:

" O que tornou o Homem nesta besta perante a Humanidade ? "


Cada vez mais, e com o despejar de notícias sobre um ou mais um conflito no planeta, dá que pensar que a frase ou o pensamento de Hentique Garcia continua ainda hoje actual, e cada vez MAIS actual.
A questão que agora se coloca é, será que vai haver o dia em que deixamos de ter na nossa "presença" tantas BESTAS ??!!
I guess NOT !!

Sunday, October 17, 2004

Sobre um problema:

" Será que daqui a seis meses, ele ainda terá a mesma importância ? "

Obrigado.... 'Tás lá !! ;)

Friday, October 15, 2004

Após alguns dias de afastamento do blog, praticamente por não ter nada para cá dizer, e o escrever só assim deve ser feito, quando algo de útil, aos olhos de quem escreve, existe, cá volto eu para mais um temazinho interessante.Lá dei umas voltas aos blogs do costume, e mais uns tantos que pelo caminho se vão vendo, quando dou com as notícias, comentários de opinião e afins sobre um político italiano, de seu nome Rocco Butiglione. Achei curioso porque, já havia sido tema de conversa entre amigos, que muito pertinentemente me sabem lançar estes temas, visto que lá vou "devorando" um pouco de política e políticos italianos, e que assim estavam curiosos de saber aquilo que realmente penso do indivíduo em questão.Este senhor, que havia sido indigitado pelo primeiro ministro italiano Silvio Berlusconi para a pasta dos Assuntos Europeus no Governo italiano, fora agora a escolha do Sr. Berlusconi, para ser o Comissário apontado por Itália à Comissão Europeia.Tendo já conhecido algumas das opiniões e alguns dos afazeres deste senhor, fiquei de alerta para qual a pasta que Itália ( ou Berlusconi ) pretendia, para ver o que "me" iria sair na rifa. Fiquei incrédulo quando leio que a pasta escolhida é, nem mais nem menos que a da Justiça e Assuntos Internos.Para não utilizar a expressão de que " caí de cu " ( ups... utilizei ), vou dizer antes que fiquei boquiaberto. E porquê ? Simples.... Vamos desconstruir a "pasta": . Justiça... A pasta da Justiça a um indivíduo ( ups... lá o desci de senhor para individuo.. hmmm... ) que defendia a criação de "campos de retenção" ( sim, não lhes chamemos campos de concentração porque está tão démodé ), para albergar cidadãos vindos de África e que procuram abrigo, por diversas razões, na Europa.A pasta da Justiça, a quem apela à edificação de campos de concentração... Ok... já ouvi muita coisa... porque não mais esta ? Afinal de contas, HÁ infelizmente gente para tudo !!! Para quê estranhar ??!!A segunda questão que aqui coloco, são as duas célebres frases que este senhor defendeu e que consistiram basicamente em dizer que "as mulheres eram para estar na cozinha" e que "a homossexualidade é uma aberração"... Ora vejamos... ideias ou ideais tão retrógrados como este, estão à partida a discriminar uma significativa parte da população Europeia, bem como.. além de discriminar hoje uns, que impede de o fazer a outros amanhã ? E os que não são Europeus ? Terão de alguma forma protecção contra este indivíduo ? Na minha opinião NÃO. Qual a Liberdade conferida a nós cidadãos com este senhor ? NENHUMA. Segundo ponto da questão: . Assuntos Internos... Quando foi Itália sob a liderança de Berlusconi que mais entraves colocou à questão do mandato de captura Europeu, a minha única e mais óbvia pergunta é " Que garantias teremos nós de que o Sr. Rocco Butiglione vai garantir a integridade da posição que ocupa como Comissário da Justiça e Assuntos Internos ? Será que vai manter a sua "imparcialidade" ? " Respondendo então àqueles que se questionam, o meu voto a este senhor é obrigatoriamente NEGATIVO. Esteja ele ou não nomeado e empossado como Comissário, a minha única e última esperança para com tal senhor, é que nas legislativas italianas de 2005, a vitória chegue às mãos seja de Romano Prodi, seja de Walter Veltroni, e que, conscientemente MUDEM o Comissário italiano junto da Comissão Europeia.Mais óbvio que isto meus caros, só fazendo um desenho... Como não tenho jeito para as artes, espero sinceramente que isto vou esclareça as dúvidas.

Saturday, October 09, 2004


E mais uma vítima das cruzadas loucas dos nossos dirigentes. É pena que agora não tenham a mesma coragem para pedir perdão, como a tiveram para comprometer o futuro dos seus cidadãos. À memória de Kenneth Bigley.

Wednesday, October 06, 2004


Amália Rodrigues ( 1920 - 1999 )

Uma verdadeira " Estranha Forma de Vida " que se apagou faz hoje 5 anos. Para nós, os que gostávamos dela, ficou a imagem de uma fadista, A fadista, de uma embaixadora do nosso país, de uma Senhora, de um símbolo... A mim fica-me uma imagem de irreverência. Por isso, e por ser o meu " Barco Negro " lhe agradeço. À SUA MEMÓRIA.

Tuesday, October 05, 2004

Estava hoje a ver o Diário de Notícias, quando exactamente na última página, na secção Pessoas, deparo com a notícia de que, a Holanda, país onde se refugiou e escondeu Anne Frank e a sua família durante a agressão alemã na Europa, recusa dar a cidadania holandesa a Anne. Motivo para tal, o país não permite a cidadania a título póstumo.
Por ridículo que isto pareça, é esta a justificação. A minha única questão, além de todo o problema MORAL que isto levanta, é que, enquanto Anne Frank depois de morta deu dinheiro e divulgou uma importante parte da História daquele país tudo esteve bem, e agora que se fala no reconhecimento de cidadania, recusa-se esse direito ?
Holanda, Holanda... Para um país tão avançado em todas e mais algumas áreas da sociedade, não deixes que seja este o "tópico" que vai manchar o teu imaculado curriculum. Ainda para mais, no que diz respeito ao Direito de Cidadania, algo que está expresso na Declaração Universal dos Direitos Humanos, artigo XV para ser mais concreto.
Medo de criar precedentes ? Se se criam em tantos aspectos... Não será este que irá criar um problema de ordem maior. E pela dignidade, e especialmente pela correcção do passado, não será mais do que um dever reconhecer-lhe a nacionalidade.

Monday, October 04, 2004

O Homem Elefante, mais uma incursão pelo cinema. Sempre ouvi falar bem deste filme, mas foi apenas este ano que me deparei com o mesmo. Através das minhas pesquisas, sempre constantes por dvd's interessantes e a preços mais acessíveis, deparei com um exemplar deste filme num caixote, literalmente falando, e espantou-me o seu preço relativamente baixo, ao que pensei " Hey, tá barato, se não prestar, também não perco muito ! "
Pois, e como felizmente me enganei ! O filme está simplesmente uma pérola. Um argumento fantástico, magnificamente representado por Anthony Hopkins, John Hurt e Anne Bancroft, acompanhado com uma das mais belas bandas sonoras que ouvi até hoje. Este é sem dúvida um filme digno. Foi o retirar de uma preciosidade que estava, literalmente falando abandonada. Um filme marcante.
Pensando na deformação que John Merrick ( o Homem Elefante ) tinha, e toda a vida degradante que era obrigado a levar, sendo obrigado a exibir-se numa feira de "aberrações", de pessoas que, como ele, possuíam deformações, e que todos os outros pagavam para ver, esquecendo que por detrás de um rosto deformado estava sim, um magnífico e inteligente ser humano, dotado de uma enorme sensibilidade. Sensibilidade esta que fazia esquecer qualquer deformação que à primeira vista poderia chocar a mente dos demais. Sensibilidade esta que alguém conseguiu ver, sentir e apreciar, tendo o privilégio de conhecer o Homem para além do rosto.
Pode parecer muito "banal" falar disto assim, mas aconselho a quem tiver a oportunidade de VER este filme, porque garanto; quem fôr apreciador de cinema, decerto não se irá arrepender.
Tudo isto leva-me ao real sentido do meu post de hoje, mais um que espero que leiam com a devida atenção, pois este sim, é dos de maior importância. Há cerca de 3 anos tomei conhecimento de um senhor, que confesso não saber o nome, que vive aqui pela área de Lisboa ( pois já o vi em mais do que uma localidade, logo não sei onde habita ) que tem o rosto tal como tinha John Merrick. Só que neste caso, tem o rosto com uma deformação ainda maior, não podendo à primeira vista reconhecer-lhe nem sequer os olhos.
Não sei se se trata do mesmo problema, sei apenas que meses mais tarde, passou uma reportagem no Telejornal, onde este senhor se queixava de não poder ter um trabalho, de não poder ter uma vida normal, e de não poder sequer ter um bilhete de identidade que mostrasse o seu rosto, e não um infeliz problema que tem. Dedica-se assim, a uma vida de pedir esmola, muitos se calhar já o viram no Largo do Rossio em Lisboa a pedir esmola junto à livraria do Diário de Notícias, onde mostra curiosamente o seu BI. Escusado será de dizer que, muito poucas ou quase nenhuma pessoa sequer cruzam o seu mesmo caminho.
O que me leva a escrever este post... Além do evidente alertar para uma situação que deveria receber os cuidados so "nosso" Governo de forma a poderem solucionar uma vida mais digna a este cidadão também ele português como qualquer um de nós, onde poderia quiçá ser alvo de operações plásticas que soluccionassem o seu problema, sou também obrigado a pedir-lhe desculpas. O MEU pedido de desculpas por devido a estupidez de jovem ter um dia dito aquilo que não devia. Ter proferido palavras que não deveria, e ter sido o exemplo daquilo que condeno. Um péssimo exemplo. Sei que palavras "bonitas" agora não solucionam o mal que foi feito, mas, é uma tentativa de pedir desculpas. Mesmo sabendo que muito provavelmente não irá ler NUNCA isto, haverá quem o irá ler, e estas sim, são as minhas mais sentidas palavras de desculpa, e para que talvez ( TALVEZ ! ) sirva como alerta para o seu problema. Acredite que está em MIM alguém que o deseja.
Passando a "cópia" do que diz no próprio cartaz do filme que anteriormente mencionei, e com todos os meus erros, " Sou um Ser Humano ". Um ser humano que errou !

Sunday, October 03, 2004


The Misfits

Estava eu na minha habitual leitura nocturna dos blogs, quando de repente me lembrei de um filme, The Misfits - Os Inadaptados. O mais curioso é que nunca vi este filme, e sem mais nem menos me lembrei dele. Estranho... ou talvez não. Este filme conta com a participação de três das grandes estrelas de Hollywood, Clark Gable, Marilyn Monroe e Montgomery Clift.
De facto, o nome Inadaptados assenta-lhes que nem uma luva. Pelo menos a Monroe e a Clift, que, em vida foram assaltados por inúmeros problemas amorosos e no caso de Monroe, dependência de droga.
O que me fez lembrar disto ?... Talvez terem sido vidas céleres.. Ou pessoas que levaram uma vida rápida demais... Que entraram num expoente máximo da sua glória tão depressa como a rapidez com que tudo se desmoronou. Como tiveram o Mundo na mão, e tão rapidamente ele desapareceu, tendo depressa caído no caos.
Foram eles que não souberam aproveitar as oportunidades que tiveram, ou, e agora recorrendo a uma frase feita " terá sido o Mundo que não os aproveitou ? ". Se pensarmos bem, quantos " inadaptados " temos nós a andar por aí ? Pelas ruas, ao nosso lado no metro, no comboio, no autocarro, na porta ao lado ? À nossa frente no café.. No banco da escola... Um colega de trabalho ?
Quem e quantos serão de facto os " inadaptados " que co-habitam connosco neste planeta ? Quais as tarefas, ou melhor, qual seria o contributo deles para a nossa comunidade, se as suas capacidades fossem exaltadas e aproveitadas de modo a poderem mostrar-nos o seu contributo ?
Pessoalmente, e perdoe-me, ou não, quem ler isto, mas prefiro acreditar na hipótese de que o Mundo é que é pequeno demais para os inadaptados, relegando-os à partida para um lugar muito pequeno na sociedade, para que, mesmo que triunfem numa qualquer área, sejam " obrigados " a cair rapidamente de modo a que nada ou ninguém os consiga seguir. Que ninguém consiga ouvir aquele pequeno ( ou grande ) berro que estas pessoas deram para se poderem afirmar na grande ( ou pequena !! ) sociedade que os rodeia.
Pelo pouco que valha a minha opinião, dou já à partida um voto de confiança a todos os " inadaptados " que por aí andam :)

Saturday, October 02, 2004

Achei piada a este link sobre as Eleições Americanas de 2004 e não fui capaz de resistir a ir lá deixar o meu pequeno e modesto voto. Experimentei e vejam os resultados de alguns países. Tem a sua piada ver as tendências, ou pelo menos algumas delas.
Estava eu a caminhar pela visita nocturna aos blogs habituais quando me deparo com este teste da Bússola Política, que encontrei no Despachos lá me resolvi a fazer o teste:



Moi de esquerda ??!! Onde é que já se ouviu falar de tamanha "barbaridade" ? ( Leiam por favor os menos conhecedores como uma piada brutalmente sarcástica !!! ). Vi através do blog do fishkid a posição de algumas personalidades políticas a nível mundial, e fiquei extremamente feliz de ver que o meu resultado se aproxima imenso de alguém que admiro bastante, o Sr. Nelson Mandela ( e até fazemos anos um a seguir ao outro :P )

Quem quiser.... que se teste ;)

Wednesday, September 29, 2004


Quando mais precisamos.... Lá está.... uma imagem bonita... simbólica... e com aquilo que ME dá energia... No dia de um elogio... Uma homenagem :) Spaghetti ;)

Monday, September 27, 2004


Acabei de rever agora um dos filmes mais bonitos que vi até hoje. Ok ok, tem a Monica Bellucci sim, mas na altura em que o vi pela primeira vez, ainda não tinha sequer prestado atenção à actriz que é. Era "apenas" mais um filme italiano que passaria cá por casa. Felizmente surpreendeu-me pela positiva. Do realizador Giuseppe Tornatore, que também realizou o Cinema Paraíso e A Lenda de 1900, outros dois magníficos exemplos do que de bom nos pode trazer o cinema, Malèna conta a história de uma mulher que vê o seu marido para a guerra, deixando-a sózinha numa pequena aldeia da Sicília. Sózinha, jovem e bonita em pouco tempo se torna no centro das atenções dos homens da aldeia, bem como no alvo do ódio das suas mulheres. Por se tornar sempre indiferente ao que lhe dizem, seria o alvo perfeito a "abater". Não parece isto quase como uma história dos nossos dias ? Se não os vences juntas-te a eles ? Ou será que a indiferença consegue permanecer a melhor arma de combate para com aqueles que queremos manter distantes e os quais nos são indiferentes ? Tudo neste filme está na minha opinião a um nível superior. O seu argumento, as suas interpretações, realização, fotografia... TUDO... Olhamos tanto para os grandes filmes e super-produções que muitas vezes nem de entretenimento valem, quando temos filmes feitos aqui bem perto de nós que valem como pérolas. A quem gosta de bons filmes, que tanto nos podem emocionar pela crueza dos actos que todos nós podemos cometer, bem como no momento seguinte nos fazer soltar um sorriso de orelha a orelha, recomendo vivamente este filme, que garanto ninguém fica indiferente.

Saturday, September 25, 2004


A foto de Simona Torretta, uma das italianas raptadas no Iraque, por um grupo terrorista que a tem como alvo para justificar mais um qualquer acto bárbaro a cometer. Voluntária da organização Un Ponte per Bagdad, espero que volte para junto dos seus ilesa. Ou teremos a infelicidade de receber mais um bom coração, extinto através dos cruéis hábitos e sede por sangue e desgraça de mais um grupo de terroristas ?
Todos sabem a minha próxima ligação a Itália, dado ter neste país parte das minhas origens, portanto sabem o motivo que me leva a colocar este post. Espero que como eu, tenham também vocês um pouco de tempo para dispensarem a este caso.

Friday, September 24, 2004


Starting to get the idea ?

Thursday, September 23, 2004


And here it goes..... NOW you want freedom.... MAKE UP YOUR MIND !!! Posted by Hello