Please "My Fellow Americans" do remember to vote next November 2nd. And don't forget those precious kittens...
Saturday, October 30, 2004
Monday, October 25, 2004
Darfur - Tell HIM what's PEACE ?
Aqui há uns anos atrás, ouvi o repórter Henrique Garcia, então da RTP 2, a fazer o seguinte comentário a respeito no Conflito nos Balcãs:
" O que tornou o Homem nesta besta perante a Humanidade ? "
Cada vez mais, e com o despejar de notícias sobre um ou mais um conflito no planeta, dá que pensar que a frase ou o pensamento de Hentique Garcia continua ainda hoje actual, e cada vez MAIS actual.
A questão que agora se coloca é, será que vai haver o dia em que deixamos de ter na nossa "presença" tantas BESTAS ??!!
I guess NOT !!
Sunday, October 17, 2004
Friday, October 15, 2004
Após alguns dias de afastamento do blog, praticamente por não ter nada para cá dizer, e o escrever só assim deve ser feito, quando algo de útil, aos olhos de quem escreve, existe, cá volto eu para mais um temazinho interessante.Lá dei umas voltas aos blogs do costume, e mais uns tantos que pelo caminho se vão vendo, quando dou com as notícias, comentários de opinião e afins sobre um político italiano, de seu nome Rocco Butiglione. Achei curioso porque, já havia sido tema de conversa entre amigos, que muito pertinentemente me sabem lançar estes temas, visto que lá vou "devorando" um pouco de política e políticos italianos, e que assim estavam curiosos de saber aquilo que realmente penso do indivíduo em questão.Este senhor, que havia sido indigitado pelo primeiro ministro italiano Silvio Berlusconi para a pasta dos Assuntos Europeus no Governo italiano, fora agora a escolha do Sr. Berlusconi, para ser o Comissário apontado por Itália à Comissão Europeia.Tendo já conhecido algumas das opiniões e alguns dos afazeres deste senhor, fiquei de alerta para qual a pasta que Itália ( ou Berlusconi ) pretendia, para ver o que "me" iria sair na rifa. Fiquei incrédulo quando leio que a pasta escolhida é, nem mais nem menos que a da Justiça e Assuntos Internos.Para não utilizar a expressão de que " caí de cu " ( ups... utilizei ), vou dizer antes que fiquei boquiaberto. E porquê ? Simples.... Vamos desconstruir a "pasta": . Justiça... A pasta da Justiça a um indivíduo ( ups... lá o desci de senhor para individuo.. hmmm... ) que defendia a criação de "campos de retenção" ( sim, não lhes chamemos campos de concentração porque está tão démodé ), para albergar cidadãos vindos de África e que procuram abrigo, por diversas razões, na Europa.A pasta da Justiça, a quem apela à edificação de campos de concentração... Ok... já ouvi muita coisa... porque não mais esta ? Afinal de contas, HÁ infelizmente gente para tudo !!! Para quê estranhar ??!!A segunda questão que aqui coloco, são as duas célebres frases que este senhor defendeu e que consistiram basicamente em dizer que "as mulheres eram para estar na cozinha" e que "a homossexualidade é uma aberração"... Ora vejamos... ideias ou ideais tão retrógrados como este, estão à partida a discriminar uma significativa parte da população Europeia, bem como.. além de discriminar hoje uns, que impede de o fazer a outros amanhã ? E os que não são Europeus ? Terão de alguma forma protecção contra este indivíduo ? Na minha opinião NÃO. Qual a Liberdade conferida a nós cidadãos com este senhor ? NENHUMA. Segundo ponto da questão: . Assuntos Internos... Quando foi Itália sob a liderança de Berlusconi que mais entraves colocou à questão do mandato de captura Europeu, a minha única e mais óbvia pergunta é " Que garantias teremos nós de que o Sr. Rocco Butiglione vai garantir a integridade da posição que ocupa como Comissário da Justiça e Assuntos Internos ? Será que vai manter a sua "imparcialidade" ? " Respondendo então àqueles que se questionam, o meu voto a este senhor é obrigatoriamente NEGATIVO. Esteja ele ou não nomeado e empossado como Comissário, a minha única e última esperança para com tal senhor, é que nas legislativas italianas de 2005, a vitória chegue às mãos seja de Romano Prodi, seja de Walter Veltroni, e que, conscientemente MUDEM o Comissário italiano junto da Comissão Europeia.Mais óbvio que isto meus caros, só fazendo um desenho... Como não tenho jeito para as artes, espero sinceramente que isto vou esclareça as dúvidas.
Saturday, October 09, 2004
Wednesday, October 06, 2004
Uma verdadeira " Estranha Forma de Vida " que se apagou faz hoje 5 anos. Para nós, os que gostávamos dela, ficou a imagem de uma fadista, A fadista, de uma embaixadora do nosso país, de uma Senhora, de um símbolo... A mim fica-me uma imagem de irreverência. Por isso, e por ser o meu " Barco Negro " lhe agradeço. À SUA MEMÓRIA.
Tuesday, October 05, 2004
Estava hoje a ver o Diário de Notícias, quando exactamente na última página, na secção Pessoas, deparo com a notícia de que, a Holanda, país onde se refugiou e escondeu Anne Frank e a sua família durante a agressão alemã na Europa, recusa dar a cidadania holandesa a Anne. Motivo para tal, o país não permite a cidadania a título póstumo.
Por ridículo que isto pareça, é esta a justificação. A minha única questão, além de todo o problema MORAL que isto levanta, é que, enquanto Anne Frank depois de morta deu dinheiro e divulgou uma importante parte da História daquele país tudo esteve bem, e agora que se fala no reconhecimento de cidadania, recusa-se esse direito ?
Holanda, Holanda... Para um país tão avançado em todas e mais algumas áreas da sociedade, não deixes que seja este o "tópico" que vai manchar o teu imaculado curriculum. Ainda para mais, no que diz respeito ao Direito de Cidadania, algo que está expresso na Declaração Universal dos Direitos Humanos, artigo XV para ser mais concreto.
Medo de criar precedentes ? Se se criam em tantos aspectos... Não será este que irá criar um problema de ordem maior. E pela dignidade, e especialmente pela correcção do passado, não será mais do que um dever reconhecer-lhe a nacionalidade.
Monday, October 04, 2004
O Homem Elefante, mais uma incursão pelo cinema. Sempre ouvi falar bem deste filme, mas foi apenas este ano que me deparei com o mesmo. Através das minhas pesquisas, sempre constantes por dvd's interessantes e a preços mais acessíveis, deparei com um exemplar deste filme num caixote, literalmente falando, e espantou-me o seu preço relativamente baixo, ao que pensei " Hey, tá barato, se não prestar, também não perco muito ! "
Pois, e como felizmente me enganei ! O filme está simplesmente uma pérola. Um argumento fantástico, magnificamente representado por Anthony Hopkins, John Hurt e Anne Bancroft, acompanhado com uma das mais belas bandas sonoras que ouvi até hoje. Este é sem dúvida um filme digno. Foi o retirar de uma preciosidade que estava, literalmente falando abandonada. Um filme marcante.
Pensando na deformação que John Merrick ( o Homem Elefante ) tinha, e toda a vida degradante que era obrigado a levar, sendo obrigado a exibir-se numa feira de "aberrações", de pessoas que, como ele, possuíam deformações, e que todos os outros pagavam para ver, esquecendo que por detrás de um rosto deformado estava sim, um magnífico e inteligente ser humano, dotado de uma enorme sensibilidade. Sensibilidade esta que fazia esquecer qualquer deformação que à primeira vista poderia chocar a mente dos demais. Sensibilidade esta que alguém conseguiu ver, sentir e apreciar, tendo o privilégio de conhecer o Homem para além do rosto.
Pode parecer muito "banal" falar disto assim, mas aconselho a quem tiver a oportunidade de VER este filme, porque garanto; quem fôr apreciador de cinema, decerto não se irá arrepender.
Tudo isto leva-me ao real sentido do meu post de hoje, mais um que espero que leiam com a devida atenção, pois este sim, é dos de maior importância. Há cerca de 3 anos tomei conhecimento de um senhor, que confesso não saber o nome, que vive aqui pela área de Lisboa ( pois já o vi em mais do que uma localidade, logo não sei onde habita ) que tem o rosto tal como tinha John Merrick. Só que neste caso, tem o rosto com uma deformação ainda maior, não podendo à primeira vista reconhecer-lhe nem sequer os olhos.
Não sei se se trata do mesmo problema, sei apenas que meses mais tarde, passou uma reportagem no Telejornal, onde este senhor se queixava de não poder ter um trabalho, de não poder ter uma vida normal, e de não poder sequer ter um bilhete de identidade que mostrasse o seu rosto, e não um infeliz problema que tem. Dedica-se assim, a uma vida de pedir esmola, muitos se calhar já o viram no Largo do Rossio em Lisboa a pedir esmola junto à livraria do Diário de Notícias, onde mostra curiosamente o seu BI. Escusado será de dizer que, muito poucas ou quase nenhuma pessoa sequer cruzam o seu mesmo caminho.
O que me leva a escrever este post... Além do evidente alertar para uma situação que deveria receber os cuidados so "nosso" Governo de forma a poderem solucionar uma vida mais digna a este cidadão também ele português como qualquer um de nós, onde poderia quiçá ser alvo de operações plásticas que soluccionassem o seu problema, sou também obrigado a pedir-lhe desculpas. O MEU pedido de desculpas por devido a estupidez de jovem ter um dia dito aquilo que não devia. Ter proferido palavras que não deveria, e ter sido o exemplo daquilo que condeno. Um péssimo exemplo. Sei que palavras "bonitas" agora não solucionam o mal que foi feito, mas, é uma tentativa de pedir desculpas. Mesmo sabendo que muito provavelmente não irá ler NUNCA isto, haverá quem o irá ler, e estas sim, são as minhas mais sentidas palavras de desculpa, e para que talvez ( TALVEZ ! ) sirva como alerta para o seu problema. Acredite que está em MIM alguém que o deseja.
Passando a "cópia" do que diz no próprio cartaz do filme que anteriormente mencionei, e com todos os meus erros, " Sou um Ser Humano ". Um ser humano que errou !
Sunday, October 03, 2004
The Misfits
Estava eu na minha habitual leitura nocturna dos blogs, quando de repente me lembrei de um filme, The Misfits - Os Inadaptados. O mais curioso é que nunca vi este filme, e sem mais nem menos me lembrei dele. Estranho... ou talvez não. Este filme conta com a participação de três das grandes estrelas de Hollywood, Clark Gable, Marilyn Monroe e Montgomery Clift.
De facto, o nome Inadaptados assenta-lhes que nem uma luva. Pelo menos a Monroe e a Clift, que, em vida foram assaltados por inúmeros problemas amorosos e no caso de Monroe, dependência de droga.
O que me fez lembrar disto ?... Talvez terem sido vidas céleres.. Ou pessoas que levaram uma vida rápida demais... Que entraram num expoente máximo da sua glória tão depressa como a rapidez com que tudo se desmoronou. Como tiveram o Mundo na mão, e tão rapidamente ele desapareceu, tendo depressa caído no caos.
Foram eles que não souberam aproveitar as oportunidades que tiveram, ou, e agora recorrendo a uma frase feita " terá sido o Mundo que não os aproveitou ? ". Se pensarmos bem, quantos " inadaptados " temos nós a andar por aí ? Pelas ruas, ao nosso lado no metro, no comboio, no autocarro, na porta ao lado ? À nossa frente no café.. No banco da escola... Um colega de trabalho ?
Quem e quantos serão de facto os " inadaptados " que co-habitam connosco neste planeta ? Quais as tarefas, ou melhor, qual seria o contributo deles para a nossa comunidade, se as suas capacidades fossem exaltadas e aproveitadas de modo a poderem mostrar-nos o seu contributo ?
Pessoalmente, e perdoe-me, ou não, quem ler isto, mas prefiro acreditar na hipótese de que o Mundo é que é pequeno demais para os inadaptados, relegando-os à partida para um lugar muito pequeno na sociedade, para que, mesmo que triunfem numa qualquer área, sejam " obrigados " a cair rapidamente de modo a que nada ou ninguém os consiga seguir. Que ninguém consiga ouvir aquele pequeno ( ou grande ) berro que estas pessoas deram para se poderem afirmar na grande ( ou pequena !! ) sociedade que os rodeia.
Pelo pouco que valha a minha opinião, dou já à partida um voto de confiança a todos os " inadaptados " que por aí andam :)
Saturday, October 02, 2004
Achei piada a este link sobre as Eleições Americanas de 2004 e não fui capaz de resistir a ir lá deixar o meu pequeno e modesto voto. Experimentei e vejam os resultados de alguns países. Tem a sua piada ver as tendências, ou pelo menos algumas delas.
Estava eu a caminhar pela visita nocturna aos blogs habituais quando me deparo com este teste da Bússola Política, que encontrei no Despachos lá me resolvi a fazer o teste:
Moi de esquerda ??!! Onde é que já se ouviu falar de tamanha "barbaridade" ? ( Leiam por favor os menos conhecedores como uma piada brutalmente sarcástica !!! ). Vi através do blog do fishkid a posição de algumas personalidades políticas a nível mundial, e fiquei extremamente feliz de ver que o meu resultado se aproxima imenso de alguém que admiro bastante, o Sr. Nelson Mandela ( e até fazemos anos um a seguir ao outro :P )
Quem quiser.... que se teste ;)
Wednesday, September 29, 2004
Monday, September 27, 2004
Acabei de rever agora um dos filmes mais bonitos que vi até hoje. Ok ok, tem a Monica Bellucci sim, mas na altura em que o vi pela primeira vez, ainda não tinha sequer prestado atenção à actriz que é. Era "apenas" mais um filme italiano que passaria cá por casa. Felizmente surpreendeu-me pela positiva. Do realizador Giuseppe Tornatore, que também realizou o Cinema Paraíso e A Lenda de 1900, outros dois magníficos exemplos do que de bom nos pode trazer o cinema, Malèna conta a história de uma mulher que vê o seu marido para a guerra, deixando-a sózinha numa pequena aldeia da Sicília. Sózinha, jovem e bonita em pouco tempo se torna no centro das atenções dos homens da aldeia, bem como no alvo do ódio das suas mulheres. Por se tornar sempre indiferente ao que lhe dizem, seria o alvo perfeito a "abater". Não parece isto quase como uma história dos nossos dias ? Se não os vences juntas-te a eles ? Ou será que a indiferença consegue permanecer a melhor arma de combate para com aqueles que queremos manter distantes e os quais nos são indiferentes ? Tudo neste filme está na minha opinião a um nível superior. O seu argumento, as suas interpretações, realização, fotografia... TUDO... Olhamos tanto para os grandes filmes e super-produções que muitas vezes nem de entretenimento valem, quando temos filmes feitos aqui bem perto de nós que valem como pérolas. A quem gosta de bons filmes, que tanto nos podem emocionar pela crueza dos actos que todos nós podemos cometer, bem como no momento seguinte nos fazer soltar um sorriso de orelha a orelha, recomendo vivamente este filme, que garanto ninguém fica indiferente.
Saturday, September 25, 2004
A foto de Simona Torretta, uma das italianas raptadas no Iraque, por um grupo terrorista que a tem como alvo para justificar mais um qualquer acto bárbaro a cometer. Voluntária da organização Un Ponte per Bagdad, espero que volte para junto dos seus ilesa. Ou teremos a infelicidade de receber mais um bom coração, extinto através dos cruéis hábitos e sede por sangue e desgraça de mais um grupo de terroristas ?
Todos sabem a minha próxima ligação a Itália, dado ter neste país parte das minhas origens, portanto sabem o motivo que me leva a colocar este post. Espero que como eu, tenham também vocês um pouco de tempo para dispensarem a este caso.
Friday, September 24, 2004
Thursday, September 23, 2004
YEAH RIGHT !!!
Stupid little old US.... To renounce my freedom in absolute SILENCE !!!??? Yeah right... I mean... Aren't the wars perpetrated today in the name of Freedom ? Isn't in that what's entering our houses each day throughout TV ? Isn't it that what our leadres told us for the past year and a half ? So..... Now we must decline OUR freedom so that others should have it ? Yeah RIGHT !!!
I'm a European... so noone shuts me up....
GOT A PROBLEM WITH THAT ???!!!
I mean... We spend our whole life listening to other people saying that 60 years ago they couldn't speak... enjoy their youth... to live in peace... NOW we are told that we should renounce our rights, and renounce them in SILENCE ??!!
Come one... Tell me another one....
And the jokes keep on coming...
" A popular bar had a new robotic bartender installed. A fellow came in for a drink and the robot asked him, "What's your IQ?" The man replied, "150." So the robot proceeded to make conversation about Quantum physics, string theory, atomic chemistry, and so on. The man listened intently and thought, "This is really cool." The man decided to test the robot. He walked out of the bar, turned around, and came back in for another drink. Again, the robot asked him, "What's your IQ?" The man responded, "100." So the robot started talking about football, baseball, and so on. The man thought to himself, "This is quite amazing." The man went out and came back in a third time. As before, the robot asked him, "What's your IQ?" The man replied, "50." The robot then said, "So, you gonna vote for Bush again?" "
It's funny how some jokes really are a mirror of today's society. And YES.. to all those who are reading this... I really am hoping that Bush looses 2004 elections for US Presidency. I'm not saying Kerry is great but.... the smallest problem is always recommended. Along these last four years the distance between the two sides of the Atlantic became bigger. The morron's that some of us elect to lead us, instead of approching us, continue to separate what was allready apart.
Would it be possible for the "Atlantic" to become a lake and not an Ocean ? However, this has to be something wanted by both sides, not just one. And with mad people leading us, nothing will make this side wanting that approach.
WE should think on that... At least for 5 minutes each day.. It doesn't take that much time...
Com uma pequena anedota se caracteriza o Mundo.... Aqui vai ela:
" A ONU resolveu fazer uma grande pesquisa mundial. A perguntaera: "Por favor, diga honestamente, qual a sua opinião sobre a escassez de alimentos no resto do mundo."O resultado foi desastroso. Foi um total fracasso. Os europeus do norte não entenderam o que era "escassez". Os africanos não sabiam o que era "alimentos". Os espanhóis não sabiam o significado de "por favor". Os norte-americanos perguntaram o significado de "o resto do mundo". Os cubanos estranharam e pediram maiores explicações sobre "opinião". E o parlamento português ainda está a debater o que significa "diga honestamente". "
Verdade.... É ou não é ? Digam lá honestamente !
Saturday, September 18, 2004
Depois da habitual vistoria de mail's que neste momento tenho às centenas para ler, leio um que a Sófia me enviou sobre a amizade. Todo o texto que circulava pelo mail era digno de se ler, no entanto, e como em tudo, há sempre uma parcela que se destaca entre o resto. Aquela parte que nos desperta imediatamente a atenção, e que, se guarda como a mais importante.
" O verdadeiro amor não se reduz ao físico nem ao romântico. O verdadeiro amor é a aceitação de tudo o que o outro é, do que foi, do que será e... Do que já não é... "
E aqui está.. O problema é que hoje já ninguém tem a capacidade de olhar para outra pessoa sem lhe apontar os defeitos da vida passada, as suas imperfeições enquanto ser humano, e tudo o que de errado poderá ter ( ou não ! ) fisicamente.
Vale mais uma embalagem com estilo e na moda, vazia e podre, do que uma mais "modesta" mas mais decente e sincera.
Enfim, mais um desabafo da realidade em que vivemos, onde tudo é tão bonito de apregoar e supostamente tomar como objectivo, do que na realidade defender e impôr como premissa. Viva a era do plástico, e das plásticas, onde se corta, recorta e abre, tira e põe para um final plástico maravilhoso, mas sem um mínimo de sensibilidade. Bom senso... onde andas ?!
" Quando me batem à porta, pergunto QUEM É, nunca QUEM FOI ! " esse é o objectivo que tenho em mente, não o quero impôr, mas tenho-o como aquilo em que acredito, e espero acreditar.
Não espero mudanças numa sociedade que à partida já está perdida de uma forma onde dificilmente terá um retorno, e onde os supostos valores que "devemos" e "temos" de defender passam pelo dinheiro, aparências e futilidades. Viva o vazio, viva o ridículo, viva o "indiferente", pois só estes vencem neste fantástico Mundo em que estamos... Só resta saber... até quando vencem.
Subscribe to:
Posts (Atom)














