Saturday, July 17, 2004

E assim está quase findo mais um 17 de Julho, esse nobre e glorioso dia ( eh eh eh sim porque o é ) em que nasceu aqui esta peça... A todos os que se lembraram deste meu 24º ano de passagem por aqui agradeço, e amanhã farei a devida dedicatória. A todos os que positivamente influenciaram a minha pessoa igualmente agradeço, porque foram vocês que me tornaram naquilo de positivo e também negativo vou tendo :P
Foi um dia bom.... Foi um dia feliz.... E destes espero ter bastantes mais na companhia de todos vocês....

17 de Julho de 1980 ---- > O Grande Dia :P

Thursday, July 15, 2004

Passou mais um 14 de Julho.. Uma das datas mais importantes da nossa suposta civilização... A data que, corria o ano de 1789, deu uma nova dimensão ao fenómeno da revolta popular, da revolta contra o obscurantismo, contra o despesismo e contra a tirania daqueles que com poder e sem sentido governativo, obtinham o poder apenas porque pertenciam à família adequada. Passados 215 anos, é de questionar se a "família" não está de volta ! Não como a forma de uma família real despótica e totalmente alheia das necessidades e carências do seu povo, mas sob a forma de um regime ou um governo que com a mesma indiferença para com aqueles que partilham o seu mesmo espaço, e que se mantém impávidos e convictos de que aquilo que NÃO fazem é exactamente o correcto para satisfazer as necessidades dos que "abaixo" de si se encontram.
A meu ver uma das datas mais importantes da História, o 14 de Julho de 1789, é ainda hoje marca de uma revolta com contornos surpreendentes que abalou não só França, como teria por si só grandes repercussões a nível do nosso continente, bem como do Mundo. Daqui nasceu o ideal de Direito... dos Direitos Fundamentais... Daqueles Direitos que irónicamente se lutam para ter, e quando eles nos são entregues, rapidamente nos esquecemos da sua existência, relegando-o para algo secundário... O que de facto se torna assustador... MUITO assustador...

Liberté, Egalité, Fraternité

Serão estes os valores, os ideais, e os Direitos que queremos, para depois os esquecermos ?

Wednesday, July 14, 2004

Realmente hoje compreendo como as pessoas podem facilmente entrar numa depressão que as leve ao fundo de um posso sem fundo. Tendo visto depois de um exame de ICS o filme " As Horas " de Stephan Daldry, é de facto perturbador ver o quão fácil é chegar a esse limite sem retorno. Não me refiro ao ponto do suicídio porque estou firmemente contra essa "solução" mas que de facto é complicado gerir certas coisas da vida de cada um, disso não tenho a mais pequena dúvida.
Difícil, mais difícil ainda é gritar bem alto, e reparar que ninguém nos ouve, e que quem ouve, raramente liga. No entanto, e esta sim a parte que faz valer um dia na sua totalidade, é apercebermo-nos que aquelas pessoas que parecem conhecer-nos tão pouco, de um momento para o outro se viram para nós e: " Então, o que se passa contigo que não estás como é costume ?! "... E tudo isto, sem nós nos apercebermos que falamos de uma forma tão diferente assim, que leve a que a outra pessoa note a diferença no nosso estado de espírito. Por ter notado essa diferença, e por ter já pela segunda vez em tão pouco tempo dado tão facilmente por ela, tenho de dizer que ocupa no seio das pessoas a quem vou aprendendo a admirar, aqui no meu cantinho, o João Sweet :) Um tipo espectacular que me faz rir sempre nas alturas ideais, deixando-me mais satisfeito, e com um pouco mais de ânimo para "olhar" para o dia de amanhã.

São as pequenas coisas que nos tornam diferentes, e são as pequenas coisas que nos tornam especiais.

Esta pequena passagem pelo Blog hoje é dedicada a esse GRANDE Senhor Sweet ;) Um abraço bem FORTE para ti :)

Monday, July 12, 2004

Quebrar barreiras e vencer desafios. Cabeça erguida e ultrapassar os obstáculos que nos enfrentam todos os dias, uns mais gravosos que outros...
Ainda gostava de perceber porque é que neste país e com este povo que só vibra, infelizmente, à custa de futebol, é tão complicado que alguém se mostre sempre de cabeça levantada !!! Ou será que quando há um problema, as pessoas têm de se enfiar na lama para poderem mostrar aos outros que estão ou que se sentem mal ? Será que não existe a capacidade de compreensão que apesar de mal, pode haver quem queira cair de pé ? Como diria a grande senhora do nosso teatro, Palmira Bastos..... " Morrer de pé.. de pé como as árvores " ? E mesmo que não se possa fazer isso como humano, será que pelo menos se pode ter a ousadia de tentar ? É isso que pergunto....... não peço, apenas pergunto... É que havendo pelo menos a hipótese.... a OPORTUNIDADE de poder escolher fazê-lo, já é uma grande vantagem que "nós", aqueles que ainda são humanos ( estranha palavra ) pedem e gostariam de ver concretizado esse tão ínfimo desejo... o DIREITO DE ESCOLHA

Monday, June 07, 2004

Com uma frase de Winston Churchill assinalo a passagem do sexagésimo aniversário do Dia D a 6 de Junho de 2004:

" This is not the end. The is not the begining of the end. This is the end of the begining "

Aos que corajosamente lutaram pela Liberdade. Aos que ainda LUTAM por ela.

Sunday, May 09, 2004

Maio 2004, um mês importante para a Europa... após a entrada de 10 novos países na União Europeia ( Chipre, Eslováquia, Eslovénia, Estónia, Hungria, Letónia, Lituânia, Malta, Polónia e República Checa ) no passado dia 1, tornando assim o espaço comum de 15 para 25 países, e pondo um final às velhas barreiras e divisões que os nossos países sentiram, quer através do último conflito Mundial, quer através da Cortina de Ferro que durante mais de 40 anos separou o Velho Continente em dois blocos. Estamos finalmente numa Europa, vulgo União Europeia, que do Atlântico até ao Leste Europeu se estende por vários países, por várias culturas, por várias religiões, por várias línguas e por vários povos. Será agora de esperar a aposta nisso mesmo ? No povo ? Pelo menos é aquilo que eu espero. Começar a ver a NOSSA dedicação àqueles que connosco partilham o mesmo espaço, o desaparecer de velhas indiferenças e ódios. Se existe algo que os nossos políticos nos vão "ensinando" é que estes ódios podem ser ultrapassados. Independentemente de para eles ser apenas para uma foto, muitas vezes sem significado, para nós deveria tê-lo e muito, e "olharmos" para os outros 450 milhões de pessoas, que a partir deste mês partilham este espaço connosco, como sendo o NOSSO POVO, e em vez de olharmos constantemente para outros lados, começarmos a olhar com mais atenção para aquele espaço onde nos situamos, e SEMPRE situámos, a velha Europa. Deixemo-nos de medos, deixemo-nos de hipocrisia e olhemos para a Europa como o nosso espaço, que pode ser desafiante, confuso por vezes, mas é o nosso espaço.
Finalmente neste dia que hoje passa, o 9 de Maio, não esqueçamos que é o Dia da Europa. O dia em que o nosso continente e o nosso povo se libertou da agressão que nos assolou entre 1939 e 1945. Um dia que devia ser celebrado e homenageado como sendo o da nossa libertação. Se bem que modesta aqui fica a minha homenagem a este grande dia e que ele se possa celebrar durante muitos mais anos em LIBERDADE.

Um excelente dia para todos

Peralta

Tuesday, May 04, 2004

Apesar das inúmeras brutalidades com que nos deparamos diariamente, por vezes surgem-nos coisas interessantes a registar e a guardar... Recebi este mail através do Henriqueta, e sem dúvida este é digno de ficar na História... Se este discurso teve, de facto, lugar, acho que é dos mais brilhantes algumas vez proferidos por alguém, e aqui partilho, esperando não ser o único a admirá-lo.

Abraços e beijinhos a quem os quiser

Peralta


" Discurso do Ministro Brasileiro da Educação nos EUA

Durante um debate numa universidade nos Estados Unidos, o ex-governador do Dfe, o actual Ministro da Educação Cristóvão Buarque, foi questionado sobre o que pensava da internacionalização da Amazônia. O jovem americano introduziu sua pergunta dizendo que esperava a resposta de um Humanista e não de um Brasileiro. Esta foi a resposta do Sr.Cristovão Buarque:

' De facto, como brasileiro eu simplesmente falaria contra a internacionalização da Amazônia. Por mais que os nossos governos não tenham o devido cuidado com esse patrimônio, ele é nosso.
Como humanista, sentindo o risco da degradação ambiental que sofre a Amazónia, posso imaginar a sua internacionalização, como também de tudo o mais que tem importância para a humanidade.
Se a Amazônia, sob uma ética humanista, deve ser internacionalizada, internacionalizemos também as reservas de petróleo do mundo inteiro...
O petróleo é tão importante para o bem-estar da humanidade quanto a Amazónia para o nosso futuro. Apesar disso, os donos das reservas sentem-se no direito de aumentar ou diminuir a extracção de petróleo e subir ou não o seu preço.
Da mesma forma, o capital financeiro dos países ricos deveria ser internacionalizado. Se a Amazónia é uma reserva para todos os seres humanos, ela não pode ser queimada pela vontade de um dono, ou de um país. Queimar a Amazónia é tão grave quanto o desemprego provocado pelas decisões arbitrárias dos especuladores globais. Não podemos deixar que as reservas financeiras sirvam para queimar países inteiros na volúpia da especulação.
Antes mesmo da Amazônia, eu gostaria de ver a internacionalização de todos os grandes museus do mundo. O Louvre não deve pertencer apenas a França.
Cada museu do mundo é guardião das mais belas peças produzidas pelo génio humano. Não se pode deixar esse patrimônio cultural, como o património natural Amazónico, seja manipulado e destruído pelo gosto de um proprietário ou de um país.
Não faz muito tempo, um milionário japonês, decidiu enterrar com ele, um quadro de um grande mestre. Antes disso, aquele quadro deveria ter sido internacionalizado.
Durante este encontro, as Nações Unidas estão realizando o Fórum do Milénio, mas alguns presidentes de países tiveram dificuldades em comparecer por constrangimentos na fronteira dos EUA. Por isso, eu acho que Nova York, como sede das Nações Unidas, deve ser internacionalizada. Pelo menos Manhatan deveria pertencer a toda a humanidade. Assim como Paris, Veneza, Roma, Londres, Rio de Janeiro, Brasília, Recife, cada cidade, com sua beleza específica, sua historia do mundo, deveria pertencer ao mundo inteiro.
Se os EUA querem internacionalizar a Amazónia, pelo risco de deixá-la nas mãos de brasileiros, internacionalizemos todos os arsenais nucleares dos EUA. Até porque eles já demonstraram que são capazes de usar essas armas, provocando uma destruição milhares de vezes maior do que as lamentáveis queimadas feitas nas florestas do Brasil.
Nos seus debates, os actuais candidatos à presidência dos EUA têm defendido a ideia de internacionalizar as reservas florestais do mundo em troca da dívida. Comecemos usando essa dívida para garantir que cada criança do Mundo tenha possibilidade de COMER e de ir à escola. Internacionalizemos as crianças tratando-as, todas elas, não importando o país onde nasceram, como património que merece cuidados do mundo inteiro.
Ainda mais do que merece a Amazónia. Quando os dirigentes tratarem as crianças pobres do mundo como um património da Humanidade, eles não deixarão que elas trabalhem quando deveriam estudar, que morram quando deveriam viver.
Como humanista, aceito defender a internacionalização do mundo. Mas, enquanto o mundo me tratar como brasileiro, lutarei para que a Amazónia seja nossa. Só nossa! '

Monday, April 26, 2004

1998...

Ano 0 das grandes transformações e das grandes mudanças. O ano em que começo a vir à net... O primeiro modem, obtido através das drásticas circunstâncias que foram... Obtido à custa da minha maior perda até hoje... Será que teria valido a pena ?

Ao mesmo tempo, entrava-se neste "Mundo" de informação, sem saber o que dele esperar, e adquire-se conhecimento da enormidade de informações e de conteúdos que se podem alcançar à distância de um click... Um simples click... Conhecem-se informações, conhcem-se pessoas... Conhece-se o pior, e com sorte, alguma sorte, conhece-se o melhor...

Foi no ano de 1998 que conheci a minha Tia Rufina ;) praticamente do outro lado do Mundo, e que em muito me ajudou a conhecer um lado importante da nossa História e as transformações que as vidas das pessoas muitas vezes podem levar, especialmente quando menos se esperam... A mudança...

Tive a felicidade extrema de na passada segunda-feira a conhecer, assim como a demais elementos da comunidade que tive o orgulho e prazer de ver crescer e solidificar-se e tornar-se num importante veículo de conhecimento e união. União das pessoas, independentemente do local em que se encontram.

Muitos mais e melhores dias

Mazel Tov
Shalom ;)

Monday, April 12, 2004

Vá lá, haja hoje pelo menos uma boa notícia.... Ter um blog ainda com tão pouca coisa escrita, e já o ter evidenciado na Greenpeace, é sem dúvida um orgulho aqui para o "menino" :P

Responsabilidades acrescidas agora.... Tenho de começar a escrever mais, tentando sempre a melhor qualidade possível, para honrar este "presente" que me foi dado :)

GO ON GREENPEACE ;)
Un més después del 11-M vosotros no están olvidados... La memoria vay a continuar con nosotros...

Por Madrid, por España, por la Iberia y por la dignidad.

Basta YA !

Sunday, April 11, 2004

Depois de no dia 10 de Abril ter sido o aniversário do meu grande amigo João :) e da minha grande amiga Mara :) dia em que infelizmente não pude aqui escrever nada, chega este também grande dia 11 de Abril, em que a Sófia faz anos :)
Por esta altura já deve ela pensar que me esqueci de lhe enviar os Parabéns... por isso ao mesmo tempo que escrevo, tou a enviar também uma sms e um postal electrónico... Sim, porque há pessoas de quem não os podemos, ou devemos nunca esquecer, e ela é daquelas pessoas que conquistou facilmente a minha admiração :)

À Sófia tudo de bom deste Mundo, um dia MUITO feliz na companhia da família e namorado, e um GRANDEEEEEEEEEEEEEEEE beijinho deste amigo que a adora :)

Só espero que se tudo tem sido relativamente bom até aqui, que continue assim, ou então que te surpreenda com muito mais e melhor :)

Saturday, April 03, 2004

Em frente a uma folha de papel ou a um pc neste caso sem saber aqui que escrever... de facto quem disse que o bloqueio existia, bem sabia do que falava... Mas também escrever sobre o quê ? Que cada vês que saímos à rua se vê uma injustiça ainda maior do que a anterior que tínhamos presenciado ? Que ao ligarmos a televisão se vê uma notícia pior ainda que a última ? Temos pena..... já evito olhar para as notícias por isso mesmo... Já cansa ver tanta coisa sem nexo nenhum, e apenas meia dúzia de demagogos que gostam de falr e falar e falar num sem fim de palavras que já foram interiorizadas pelas ditas pessoas... Ou então ouvir meia dúzia de "pessoazinhas" com palavras caras demais para o entendimento do comum, ou apenas levar este a dizer " Bem... este fala bem, por isso sabe aquilo que diz ! "... Pergunto eu... Será que sabe, ou fala apenas caro demais sem o próprio saber o que diz ? Vendo tudo aquilo que se vê pela televisão, pelos jornais... mais aposto que apenas foi escrever palavras com mais de 3 sílabas para parecer um discurso sonante e de extrema importância. Tirando isso, falar então de quê ? Falar de que nos estão constantemente a lembrar que não vamos conseguir aquilo que queremos ? Que devíamos ter objectivos mais "humildes" ? Bahhhhhhh.......... sinceramente digam-me isso e apenas me vão ver a fazer um olhar de desprezo e de indiferença... Porque carga de água será que temos de ser humildes ? Não poderemos ser antes simples ? Ter GRANDES objectivos mas alcançá-los com dignidade, com simplicidade e com força de vontade ? Temos de ser humildes e baixar a cabeça a quem aparentemente tem "mais" possibilidades do que nós ? Esta palavrinha "humildade" realmente tem ganho uma nova dimensão nos últimos tempo... É errado querermos algo.. é errado desejarmos algo... é errado ambicionarmos algo... O correcto é sim, na boca de muitos, o pensar pequenino para sermos constantemente subservientes de algo ou alguém... Por isso é que é de facto glorioso podermos ver alguém que contra a maré conquistou aquele lugar ao sol, aquele pequeno lugar aos olhos da maioria, mas onde nos sentimos bem e no NOSSO espaço.. A esses sim, sem humildade nenhuma, faço uma GRANDE vénia pela admiração que lhes tenho. Pelo respeito da qualidade daquilo que fazem, e pela capacidade de conquistarem o SEU espaço, e de o possuírem sem qualquer tipo de reservas e sem qualquer tipo de humildade. Pela simplicidade, e especialmente pela força de vontade e rebeldia com que o alcançaram merecem bem o tal espaço e estatuto que hoje têm.

Fica aqui o meu pequeno comentário a favor da rebeldia e liberdade de espírito que algumas pessoas ousam ter, e que sirva como a minha simples mas extremamente sentida homenagem ao espírito daqueles que ousam ir contra a maré, que ousam desafiar as mentes retrógradas e pequenas... Aqui fica a minha homenagem a esse GRANDE senhor que me faz ter vontade de seguir na vida académica que escolhi, e que me dá força para lutar por causas em que acredito, mesmo quando me dizem que são causas vãs e sem rumo.

Neste dia em que passa o 50º aniversário do desaparecimento de um dos últimos grandes Portugueses... Um dos últimos grandes Ibéricos.... Um dos últimos grandes Europeus e cidadãos do Mundo.... Neste dia que deveria por si só ser um pouco de maior reflexão.... Um bem haja ao GRANDE HOMEM, ao GRANDE SER HUMANO e a um GRANDE SENHOR...... Aristides Sousa Mendes

Por ter existido, por ter deixado um contributo ao Mundo, e por ter influenciado indivíduos como EU agradeço e homenageio-o deste simples mas sentida forma.

A todos os que como ele pensam, e que ousam desafiar a corrente, a maré e o que está estabelecido.... um voto de força...

Saturday, March 20, 2004

One year ago, due to Irak's occupation by Us and British troops I wrote this Declaration.. One year has past and once again these situations require our attention... I leave you once more with my thoughts..

*

March 18, 2003

My friends,

Some of you might allready know me, and for those who don't I will just say that I am Paulo Peralta a 22 years old student from Portugal, and it has been my desire for as long as I can remember to become a Diplomat, because I do believe that the true Peace in the World comes from the possibility of mutual understandment in order to solve problems that may exist between countries, cultures and people. It is obvious why I write these lines in English, in spite of wanting to do it on my own language, however many of you wouldn't understand it, so I ask for your understandment.
For the past days we all from Europe to Asia, America, Africa and Australia come across the news of a new and most possible war on Irak, due to the dictatorship that is rulling that country. On the moment, millions where those who all over the world came to the streets and said " Not in my name ! ". The quickest and easier response those who like war - yes I do say like because it's impossible to say they don't like it when we can see that nothing will stop them - is that those who are against this inevitable war are either in favour of Saddam Hussein or against the
American People.
At this point I must say I am against this war, and that I am neither pro-Irak's present regime, wich is in fact a dictatorship, neither I am against the American People, wich I respect as my own European People. In spite of all the problems everyone might have in this recently called " Old Europe " - being France and Germany, but just on a quick note to the person who said it wich I won't mention his name, as I do recall Benjamin Franklin wich was an American President said: " Tous les Hommes ont deux patries. La France et sa même" ( Every Men have two nations. France and it's own ), so. from me to that person: The Old Europe salutes you - the same I am a proud and honored member and with strong roots in at least four of these countries, no one with a little part of it's brain active and still functioning supports Saddam Hussein or is against the American People. I don't support Saddam Hussein, however I also don't support George W. Bush's maniac war against a country just because he wants to rule and just because he wants to put an end to Peace in this same World I live in, however some times I think that it's just a bad dream.
Many are the people to whom I am sending this e-mail or letter, and not only to people from this land I still call my own. So that you know the nationalities of all those who are receiving this e-mail I'll make a quick list of your countries: Portugal, Spain, France, Italy, Greece, Russia, United Kingdom, South-Africa, Belgium, Canada, United States, Hungary, Azerbaijan, Australia, Chile and Czech
Republic. Your religions are pretty much different as well, since some of you are Catholics, Jews, Muslims, Buddhists and Protestants. For as long as I can remember I always liked to know different cultures and different people not considering any of you as a number, as a nation or as a political or religious belief, but as a person that in one or other situation I had the pleasure of meeting, so now you are receiving these simple words that represent my own state of mind.
Let no one of you think I will feel ashame to be a proud citizen of this great nation wich is Europe, the Old Europe. Yes I wasn't wrong. I am a European citizen, born in Lisboa, wich was allready declared one of the Peace Capital Cities of the World and now she is being pushed to a war. Yes I am against this war. Not because I am pro-Saddam Hussein. Not because I am against the American People. Not because those who are against the war are marked as being members of a political group wich I don't have, but because I don't believe that war will solve anything.
My European homeland wich goes from Portugal to Russia and fron Iceland to Georgia, has allready gone through to many problems, wars and in some times starvation. We don't need another war. Addressing especially to those of you who are American, recently reading an American newspaper, I have read something like " Have the
European's forgotten what we have done for them ? ", referring to the help the United States young soldiers did helping Europe to get rid of the Nazi occupation on the 1940's, I was shocked to see what were your newspapers saying about us. NO we haven't forgotten nothing of that, and NO we aren't against your people, however don't ask me or millions of other to stand beside your President and your Administration. His ideas and ways of action are the ones we are against. I have the higgest respect for each and every one of you. Some of you are really close friends to whom I have the higgest respect and
admiration, being this one of the reasons why I send you this text, however not knowing what you might think of it, I won't stop saying that I am an European, I am against war, I am against Irak's dictatorship, and I am not against any people or culture, either it is European,
American or Muslim. However I will stand up and point my finger to all those people or situations I do believe that are against Peace. Either it is in Irak, in the United States, in Israel or in Portugal wich is the place that has seen me since the day I was born until this day.
What makes me unhappy is to see a divided Europe due to some people who are unfortunatelly rulling our countries. The thing that makes me happy is to know that these same persons can be replaced how many times we want and that the divisions that are present in our
governments are not represented on the minds of our people. There is a mutual understandment between our people that war isn't desired and once again the ones that are divided are those who are on the governmental positions. In a land that has in the past century seen so many deaths, destruction and war at the hands of the maniac dictators, there can be no place for those who want war. In a land that was now trying to construct a peacefull nation, I must condemn those who now want to
transform this land on an belicist nation.
Speaking as a Lisboa born citizen, an European, and a citizen of the World, a world that in my belief can't have a place for terror, either from dictators or from those who like to ban terror with terror, I must say that this country where I live has in some periods said NO to some kind of agressions. During Napoleon's Invasion of Europe, he asked to all the British citizens who lived here, to be deported and to their belongings to be delivered to him, our King said NO. In 1974 our troops and then our people said NO to the dictatorship and to the colonial war wich was killing our people and the people of our African colonies. We said NO to the Yugoslavian agressions in Bosnia and Kosovo, and more recently we were thousands to say NO to the Indonesian agression in East
Timor, so at this point it is my time to say NO to those who support wars for oil such as the United States Administration or dictatorship's such as the Irak's Administration.
I do really hope - strange word these days - that you brave people did took a chance to reed this long text and in some way agree with this, but as freedom supporter I am, I will understand if you don't agree with my opinion, and I assure you I won't invade your house. Those who would like and want please react to this, because it's from
dialogue we should came to an agreement and not from shooting a gun demanding an agreement. If you consider me as to be another fool that just talks... well each of us acts and reacts the way we consider to be appropriate to the time, however some of us prefer that the way to act is to point a finger and not a gun. I just believe that I live in a World with so many cultures that could be used as well as the knowledges each one has to improve life, and we just use those knowledges to be indifferent to each other, to kill one another showing how powerfull we are.
And now I will end my letter not bothering you anymore but hoping you had the courage to see this to the end...

With my deepest regards and respect to all of you who are my friends...

Paulo Peralta

Thursday, March 11, 2004

Realmente, cada vez mais dá vontade de questionar o que raio andamos cá a fazer... Acordar ou ser acordado por notícias de atentados e de vítimas é algo que acontece cada vez mais frequentemente... A violência pelo "prazer" doentio que esta tráz é cada vez mais consistente na mente das pessoas... Já é uma necessidade para alguns matar e ver sangue é já uma necessidade. O constante desrespeito pela vida humana está num ponto sem retorno. Matar e matar mais são palavras de ordem para que se consiga ter um dia de atenção nos jornais mundiais e fazer ouvir um "nome" de modo a que meta "medo" aos nossos ouvidos. Mostro o meu repúdio por tudo e todos os que defendem estas medidas para fazer ouvir uma ideia ou conquistar um objectivo. É além de indecente, imoral, desumano e selvático, uma afronta aos que querem viver em dignidade, em liberdade e em paz. Não me interessa saber um nome ou um grupo, interessa-me sim saber que os actos praticados são do mais bárbaro e desumano que se pode fazer.
Sinto-me especialmente tocado pelos desenvolvimentos de hoje... Foi por Espanha que os meus entes passaram, é por Espanha que ainda hoje tenho bastante admiração e é em muitos aspectos com os espanhóis que me identifico. É com eles que hoje está a minha solidariedade e o meu pensamento. Não tenho muitas palavras de conforto, apenas a referência à minha solidariedade para com um povo, e em especial para com as famílias daqueles que hoje faleceram vítimas de mais um ataque brutal e desumano.

Para quem quiser expressar as suas condolências disponibilizo aqui o mail da Embaixada de Espanha:

embesppt@correo.mae.es

A todos um dia melhor

Wednesday, March 10, 2004

Entre os meus papéis e a minha sempre frustrada tentativa de arrumar alguma coisa, porque parece-me MESMO que gosto é de ter isto desarrumado e tudo a monte ( ao menos assim sei onde tenho as coisas....... ) lembrei-me de uma coisa que disse aqui à uns tempos.....

" Um povo "pequenino" faz um país pequenino, e um país pequenino nunca há-de ter um povo "grande" "

De facto é complicado tentarmos fazer seja o que fôr quando ao termos ideias novas, ou quando nos dá vontade de fazer algo, existe sempre alguém por perto a dizer " Acalma-te e não penses nisso, porque não o vais conseguir ". É tão animador saber que se fôr pelo e com o apoio dos outros, não havemos de avançar nem muito, nem muito longe... Pois a esses..... estico com muito vigor o meu dedo médio, e que se lembrem SEMPRE o quão sentida é a minha indiferença àqueles que gostam de "castrar" a mente, a criatividade e a inovação dos outros...

Bem... quero ver se me lembro de algo mais para vir para aqui escrever, mas se não o conseguir pelo menos sempre fica o meu "estado de alma" face a algumas coisas, situações e pessoas...

Tuesday, March 09, 2004

Depois de ter publicado o mail com a carta a propósito da Leni Riefenstahl, a qual agradeço a todos os que a reenviaram, ou pelo menos se deram ao trabalho de ler, chega a altura de fazer um agradecimento MUITO especial à Gabriele Silten... Conheci esta GRANDE senhora através de um mailing list da yahoo, e aqui está a prova como se conhecem pessoas nobres de carácter através deste meio. Uma senhora que em muito me apoiou nas minhas pesquisas e estudos sobre o Holocausto e da vida em campos de concentração, através da sua própria vivência e experiência pessoal. Conhecimentos estes que nunca me teriam sido possíveis adquirir, e que em muito contribuíram para a minha formação como indivíduo. Agradeço todo o seu apoio, compreensão e paciência para dúvidas que muitas vezes nos assolam no nosso caminho.

To Gabriele a special thank you note with my deepest respect and honored to be a friend. Thank you for having the time to share some attention and your knowlodge, your books and your personal experiences :)

Peralta

Monday, March 08, 2004

This was the letter I've sent to the AMPAS and to all my friends and contacts about Leni Riefenstahl.

********************************************

For those who know me well, you know my love and obsession for the movies and know that I akways keep in touch with pretty much EVERYTHING about cinema.
For that reason it would be important if you read the following text I send you, understand the reason's why I write these lines and if you do agree with them, I ask you to forward the text to AMPAS ( Academy of Motion Picture Arts and Sciences ) at the e-mail ampas@oscars.org who every year takes part of it's Oscar Broadcasting as a small recognition to all those who contributed to the film industry and died in the past year.
It is important that if you agree, to copy the following text, and on top of it you write " I agree with this text " and also to sign your name and location ( city, country ), and with the subject line saying " Leni Riefenstahl ".
Thank you for your attention

*

To the distinguished members of the Academy of Motion Pictures Arts and Sciences

During the past year, many were those who contributed to the film industry and to some of the best and memorable moments at movie theaters, who died. One of those persons was the former German actress and directeur Leni Riefenstahl.
For those who don't know the name, Leni Riefenstahl was an actress during the 1920's who was admired by Adolf Hitler, who saw in her the perfect example of a "true German", capable of glorifying the Nazi ideas.
All of us know what the Nazi ideas made during the 1930's and 1940's all over the world: war, destruction, death, genocide and starvation due to the search of power and control, ignoring people and the respect, every human being deserves to have and live a noble life.
As an European citizen, although not having family who suffered directly from World War II horrors, it is my moral obligation to write this letter asking the AMPAS direction, distinguished members and representatives to be aware that noone involved in any way with such horrors may be honored in any occasion, and in this case Oscars night, wich is broadcasted to all the world.
In the name of human dignity and most importantly in the name of all those who died, killed by the Nazi regime, it is important that the name of Leni Riefenstahl should NOT have international recognition. NOT in the name of art, and NOT in the name of an academy of awards and promotes the best in the industry each year.
It is important that Leni Riefenstahl's name won't be mentioned in every year's section " In Memoriam " of the Oscars.
Art is supposed to give importance to Man's great actions, developments and courageous acts, not to those who promote and colaborated with dictatorships ans fascist regimes.
I sincerely ask that this letter won't be ignored and that no special mention be made to this person.

With my best regards

Sintra, Portugal, Europe

********************************************

For my satisfaction I know that many people from Portugal, Spain, France, Italy, Germany, The Netherlands, Canada, United States, Israel and Peru have forwarded this letter. The negative aspect was that this person had her 5 seconds ( too much time in my opinion ) at the Oscars... but... that's just ME !!!

Sunday, March 07, 2004

Olá aos leitores, amigos ou não, próximos ou mais distantes que tiverem a ousadia de por aqui aparecer e coragem para irem lendo o que eventualmente por aqui comece a escrever.
Seguindo o conselho de alguns de vocês, que curiosamente dizem que tenho jeitinho para a escrita, e vendo o caso de outros tantos que já criaram o vosso próprio blog... Cá ganhei coragem para me aventurar nestas lides... Espero não desiludir, e começar de facto a ganhar mais motivação para vos ir surpreendendo com as minhas ideias e pensamentos, que como muitos já estão habituados às vezes são um pouco extremistas, mas.... como eu próprio disse... já estão habituados por isso.... get over it !!!

Abraços a quem é de abraços e beijinhos a quem é de beijinhos

Voltem sempre

Peralta ;)