Saturday, April 30, 2005


Dov'è la justizia per Nicola Calipari ?

Friday, April 29, 2005


Como já à bastante tempo que não colocava uma foto de nenhuma actriz ou actor que admire, e depois de ter comprado hoje um com ela, Hitler A Ascenção do Mal, lá me decidi a colocar aqui a foto da magnífica Stockard Channing. Seja ela a boa ou a má da fita, a sua presença é sempre brilhante e excelente.

Thursday, April 28, 2005

Estava na conversa com o meu sobrinho Pedro, quando ele me pergunta qual o significado de:
.
" Dove le regole non esistono, esistono solo come le eccezioni "
( segundo as regras não existo, existo apenas como a excepção )
.
Excelente expressão.... Com muito significado... Se pensarmos bem, é algo subversiva, e com um fundo bem forte, e interessante... É de refletir... A meu ver...
A expressão do dia:
.
" Desobediência moral "
.
Learn it... and USE IT

Monday, April 25, 2005


Itália 25.04.1945 - Portugal 25.04.1974
.
Passam hoje 60 anos sobre o 25 de Abril de 1945, dia em que Itália se libertou da ocupação alemã e fascista, bem com os 31 anos da libertação da ditadura fascista em Portugal. Temos ( deveríamos ter ) aquilo que está na base da condição humana, a Liberdade. É importante não esquecer os acontecimentos prévios à obtenção daquilo que hoje temos, mas no entanto, sabermos também que temos que evoluir, avançar e nunca por nunca ficarmos impávidos face aos novos desafios que nos são postos / propostos, especialmente por deles termos sido privados durante várias décadas.
É pela aceitação desses desafios, bem como pela capacidade de encará-los e ultrapassá-los que mantemos a luta e um espírito de revolta, da Revolução, e de podermos manifestar-nos contra as adversidades que regularmente nos são colocadas.
.
Que o espírito de Abril se mantenha sempre VIVO

Sunday, April 24, 2005


Paris, uma das candidatas ao Jogos Olímpicos de 2012, bem como uma das mais fortes e prováveis vencedoras à realização deste evento.
Esta é sem dúvida uma das cidades que, do pouco que ainda conheço, aprecio lado a lado com a minha Lisboa.
Espantam-me por isso, alguns dos artigos que por aí surgem na nossa nobre imprensa, que colocam esta cidade entre as possíveis derrotadas por, por exemplo " já terem acolhido os Jogos Olímpicos por duas vezes no século passado ". Se por um lado até poderia deixar escapaz este comentário, aquele que me leva a ficar ainda mais incrédulo, foi o comentário que li imediatamente a seguir onde esse estimado jornalista diz que " O Comité Olímpico poderá optar por outra cidade que não Paris, visto esta estar associada a uma grande tradição libertina e de cariz revolucionário ".
Pasmei. Literalmente pasmei. Já nem vale a pena referir o facto de que o mesmo Comité Olímpico que vai no próximo Julho decidir em Singapura, qual das cidades irá acolher as Olimpíadas de 2012, entre as quais contam juntamente com Paris, Madrid, Nova York, Moscovo e Londres, ter escolhido cidades como Barcelona ( à altura considerada marginal do circuito Olímpico, e provavelmente de qualquer circuito desportivo de maior relevância ) ou Pequim ( num país de regime comunista ), sendo talvez estes actos altruístas e pelos quais ninguém esperaria, mas pasmei sim pelo facto de alguns sectores da tão estimada imprensa portuguesa considerarem que por se ser "libertino e revolucionario", se está à partida "afastado da corrida".
Quero ver quando ( e se ) Lisboa se candidatar, se não será bruscamente afastada, ou se estes mesmos jornalistas que hoje afastam um cidade libertina da corrida, não irão defender com unhas e dentes a vinda deste evento desportivo para Lisboa. Algo que, até será bom para os seus êxitos pessoais, tendo em conta que TODOS lá vão querer estar.
Espanta-me e pasma-me como se ser revolucionário, contra a corrente, subversivo quiçá, é para muito boa gente encarado não como uma qualidade, ou pelo menos uma mais valia, mas sim como um factor negativo e de exclusão !!!
Paris foi, é e sempre será a capital das liberdades, das manifestações, das revoluções, das subversões e das lutas. Paris é a cidade que me ajudou em parte, a moldar o meu pensamento, e foi nesta cidade que felizmente abri os "olhos da mente" ao Mundo. Paris, bem como as vivências que dá a muitos dos que por lá passaram, a cidade que ajudou a moldar o nosso pensamento.
Como tal, daqui a dois meses, quando em Singapura se eleger a cidade que acolherá as Olimpíadas de 2012, estarei cá no meu íntimo a torcer para que Paris seja a cidade referida. E depois...
.
Até 2012 :)
.
( Se Madrid ganhar confesso que também não ficarei minimamente aborrecido, ou mesmo Moscovo, tendo em conta que acolheu os Jogos em 1980, ano em que nasci )

Wednesday, April 20, 2005

Pronto... e aconteceu o inevitável.... Prova oral de Teoria do Estado.... aquele cadeirão imenso que até metia medo:
.
TEORIA DO ESTADO 11 VALORES ( APROVADO )
.
Sinto-me feliz... Sem dúvida alguma, a EXCELENTE notícia que esperava... Até porque à custa disto, sou a partir de hoje FINALISTA :) Por isso meus caros... preparem-se que daqui a uns meses, lá vão ter de começar a assinar-me as fitas :)

Tuesday, April 19, 2005


Josef Ratzinger, cardeal alemão e braço direito do último Papa João Paulo II, agora renomeado Bento XVI, é o novo Papa, líder do Vaticano e líder da Igreja Católica.
Não me vou desdobrar em comentários sobre as " possíveis beneces que poderiam haver com um Papa mais liberal e moderno " nem sobre " os malefícios de um Papa conservador ". Afinal de contas, basta lermos as crónicas da eleição de João XXIII que falavam num " Papa transitório e sem expressão ", e que na realidade se tornou no mais representativo, logo a seguir a João Paulo II, de todo o século XX.
Preocupa-me, no entanto, um aspecto mais pequeno, e que se calhar pode até ser só mania minha, ou mesmo a boa e velha teoria da conspiração, MAS... Vamos lá pensar na nacionalidade deste Papa. Alemão....
Um dos últimos grandes problemas que este nosso espaço tem atravessado ( referindo-me à Europa, e como já se sabe, é o primeiro local com o qual me identifico ), temos de tomar em atenção a polémica que atravessou a elaboração do projecto de Constituíção Europeia, e como foi separado de dito texto, que dentro de meses iremos aprovar ( ou não ) as referências à "Cristandade da Europa". Sendo o novo Papa alemão pergunto-me que repercussões terá este facto junto do referendum que será realizado junto dos eleitores, e que influência terá isso para a sua aprovação, ou não, devido à "omissão" que o texto teve às raízes cristãs. Já temos este grave problema com o não a superar o sim nas sondagens realizadas em França... Teremos agora este problema junto da Alemanha ? É de ter cuidado. Muito cuidado !
Não é para ter ilusões, se o Policarpo fosse escolhido, estavamos lixados com o referendum para a liberalização do aborto.. É alemão, teremos problemas com a aprovação da Constituíção Europeia na Alemanha (?), se fosse daqui ou dali, teríamos certamente um ou outro problema.
.
Te(re)mos assim um Papa que luta contra a modernidade ! Que bom ! Estou radiante ( not ! )
.
Alegra-me apenas o facto de ter sido escolhido um Papa Europeu, no entanto Battista-Re, lamento que não tenhas sido tu... De resto.. o que desejaram ao João XXIII digo eu agora ao Ratzinger:
.
" Amori... que sejas apenas mais um de transição "
.
Mas de uma transição sossegadita... sem muitos alaridos... impávido e sereno....

Monday, April 18, 2005

Acabo de ver a cerimónia dos Globos de Ouro atribuídos pela Revista Caras na SIC. Confesso que apesar de me sentir satisfeito com algumas das categorias, Cinema e Teatro, fico ao mesmo tempo algo "desiludido".
Não posso discutir a qualidade do trabalho de Nicolau Breyner, nem tão pouco da Beatriz Batarda, que além de dar cartas no nosso panorama cinematográfico, os dá também no estrangeiro, nomeadamente em Inglaterra, mas ao mesmo tempo, não posso deixar de me sentir desiludido por não ter ganho nas suas respectivas categoria o Filipe Duarte e a Mónica Calle. É certo que os prémios dizem respeito a trabalhos específicos, MAS... ainda assim tinha gostado de os ver ganhar.
Por sua vez, nas categorias de Teatro, fiquei bastante satisfeito pela vitória da magnífica actriz Cucha Carvalheiro no seu brilhante papel em A Cabra ou quem é Sílvia ?. Sem dúvida uma das grandes senhoras do nosso teatro, e que justamente merece este prémio. E destaque também para Miguel Seabra e o seu emocionado discurso de agradecimento, que recebeu o Globo de Ouro de Melhor Actor na peça Endgame, peça que venceu também como a melhor do ano.

Sunday, April 17, 2005

Hoje recebi uma EXCELENTE notícia. O maior cineasta português, na minha óptica claro TEM UM BLOG. Pois é, o Edgar Pêra, que realizou os geniais Maryalva Mix e Oito Oito, é já ( deste à largos meses ) um membro da dita blogosfera. E ainda BEM. Visitem o blog dele, e deliciem-se com o génio do mais irreverente realizador de cinema que este país, quiçá Mundo tem, e para quem oportunidade, recomendo sem dúvida alguma o magnífico Maryalva Mix :)

Saturday, April 16, 2005

Away beyond the blue, in every breath I take

Thursday, April 14, 2005

Eu e as minhas aulas quase que davam uma crónica diária, e sempre ( ou quase ) um relato cómico da nossa "pikena" sociedade portuguesa. E hoje, assaltado por uma imagem aterradora na aula, pensei:
.
" Quão pode entrar a língua de um aluno no cu de um professor ? "
.
E pronto... Já fiz o relato do que se passou hoje na dita... E como para bons entendedores que são as pessoas que passam por este blog, SIM, porque eu não tolero cá "analfabetos mentais", meia palavra bastou para entenderem a mensagem de hoje !
Reflitam sobre o meu pensamento-pergunta ( estou tão moralista hoje que acho que preciso de tomar a medicação ).

Wednesday, April 13, 2005

Depois de uma tarde muito bem passada a enriquecer a minha "pequena" colecção de dvd's, eis que me deparo com mais uma das minhas aulas preferidas de Regimes Políticos. Portugal, invasões napoleónicas, revolução liberal, constituíção e independência do Brasil.
Pelo meio, longas conversas sobre a possível corrupção e possíveis corrompidos da actualidade, acusações e insinuações vários sobre Fulano A e Fulano B, e quando falamos na altura de D. João VI e nas susas vivências libertinas de mulheres e fornicação, eis que me saio com um:
.
" Andou a espalhar a semente real "
.
Instala-se o escândalo....
.
" Como é que és capaz de dizer isso numa aula " e ainda
.
" Onde é que nós já chegámos "
.
Ora... Se se pode falar na "corruptividade" da alminha de cada um, muitas das vezes apenas levantando falsos testemunhos contra Fulano A ou B, e que não passam na sua maioria de piadas infundadas com base exclusiva na cor política de cada um, não poderei eu dizer que o outro andou lá na fornicação desenfreada com as escravas, e a fazer filhos a torto e a direito ?
Algo se passa no " Reino Português " !! Sinceramente, certas mentes e mentalidades pseudo-conservadores que se vão instalando a um ritmo acelerado, são de facto preocupantes. É que depois de um escândalo tão grande, acabam por rir-se e repetir o "dito", logo... Deixou de existir a moralidade anterior ?!

Wednesday, April 06, 2005

Sobre a Guerra Nuclear e os seus desperdícios ver
.
.
e depois façam os vossos comentários.

Saturday, April 02, 2005


Não sou católico praticante, temente e crente em "deus", nem tão pouco acredito em teorias de divindades e actos gloriosos e que devem ser temidos, unidos a uma mão superior e coordenadora de toda a actividade humana.
Dito isto, e quem me conhece sabe bem, acredito sim em pessoas. Homens e mulheres que aplicam um pouco de si numa prática pelo bem. Pelo seu próximo. Pelo seu semelhante. Por si próprios. Aplicarem aquilo que sabem e têm consciência que podem usar, numa tentativa de reconciliar, amar, ajudar, abraçar, rir, chorar, sofrer, acarinhar aquele que junte de si carece dessas mesmas acções e reacções.
Acredito no bem e no mal que eu, tu e os outros podemos fazer. Acredito nas escolhas que cada um de nós toma, e que vão constantemente influenciar todos aqueles que se encontram perto de nós. Acredito na escolha.
Afastando o catolicismo como inicialmente referi, falta-me então falar na característica humana que reconheço nas pessoas. Numa pessoa: João Paulo II... O Karol.
A sua dimensão humana passa aquilo que à partida está exposto às câmaras de televisão e demais comunicação social. Ultrapassa limites de muitos de nós, da maioria. A sua vida como resistente polaco à ocupação Nazi na sua mãe Polónia, país que foi dilacerado pelas loucuras e insanidades humanas. A sua consequente ocupação pelos mesmos bárbaros desta vez revestidos com a capa do Comunismo. Uma vida atribulada dedicada ao seu próximo.
A sua chegada ao Vaticano. O Papa vermelho.. o Papa comunista. Simplesmente não vêem o Homem. O Homem que contribuiu para a queda do Muro da Vergonha de Berlim. O Homem que contribuiu para a proximidade dos povos Europeus, afastados durante anos devido ao jugo ocidente / oriente. O Homem que apontou o dedo à insanidade Balcânica. Que apontou o dedo a W. Bush e à sua sede pelo poder descontrolado. Que apontou o dedo a todos nós pela nossa inércia face a problemas e conflitos que poderíamos também nós contribuir para resolver. Que a si próprio apontou o dedo, pelos enormes silêncios ao Holocausto, Inquisição e Esclavagismo.
Como todos os Homens, que o é, teve os seus defeitos, grandes. Mas como todos os Homens, não merece também ele o nosso perdão ? Não perdoamos a um amigo que nos ofendeu ? Não perdoamos a um pai que nos bateu ? Não perdoamos ao nosso filho pelo seu maior acto criminoso, porque afinal somos os seus pais ? Não perdoamos uma traição ? Não olhamos para o lado quando passamos por um mendigo ? Não mudamos de canal na TV quando vimos um massacre na Bósnia ? Em Timor ? Na Somália ? Não perdoamos quando o nosso melhor amigo fala mal do povo vizinho ?
.
Perdoar !
.
Aquilo que queremos para nós, e raramente, quase nunca, o fazemos para o outro; ter a capacidade de perdoar.
.
Correndo o risco deste post receber o maior número de críticas, ou não, resta-me dizer que sinto o vazio, ME sinto vazio, por uma pessoa que admiro pelas suas intervenções, posições e ditos, pela sua capacidade e dimensão humana, se ter agora perdido.
.

João Paulo II / Karol Wojtyla
18.Maio.1920 - 02.Abril.2005
" Há pessoas que querem ser bonitas para chamar atenção, outras desejam a inteligência para serem admiradas... Mas há algumas que procuram cultivar a alma e os sentimentos; essas alcançam o carinho de todos, porque além de belas e inteligentes, tornam-se realmente pessoas "